Estado

Técnicos da Empaer participam de treinamento para auxiliar produtores de piscicultura

Foram três dias de treinamento divididos entre teoria com noções de manejo e comercialização e na prática com exemplos de tipos de produtores

Fonte:Secom Mato Grosso
20 de Outubro de 2021 as 15h 00min

- Foto por: Empaer

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) encerraram, nesta quarta-feira (20.10), o treinamento sobre manejo em piscicultura para acompanhar e orientar produtores do Consórcio Nascentes do Pantanal. Desde segunda-feira (18.10), a programação foi dividida com aulas teóricas na Câmara de Vereadores de Conquista D´ Oeste e práticas em três propriedades na zona rural da cidade.

A qualificação é resultado da parceria entre a Empaer e a Prefeitura de Conquista D´Oeste devido o crescimento da piscicultura que vem ganhando cada vez mais espaço na economia local e, em toda região.

O veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Flávio Carlos do Nascimento foi um dos instrutores e destacou a importância da iniciativa. “Foram três dias de muita troca de experiência. Passei noções de estudo de mercado, necessidade de projeto, recurso financeiro público e privado, manejo, sanidade, tipos de tanque, além das visitas guiadas que os participantes puderam conhecer o perfil de cada produtor”.

Segundo Flávio, com o conhecimento os técnicos estão aptos a orientar e auxiliar o produtor. “Foi uma experiência rica porque a interação foi a principal característica. Sugiram muitas dúvidas que no transcorrer do treinamento foram sendo sanadas. Tive a oportunidade de ensinar, mas aprendi também”, pontua o veterinário.

A analista ambiental da unidade descentralizada da Sema, Eliane Aparecida de Freitas, explica que um dos assuntos apresentados foi sobre a descentralização que facilitou o acesso e a aproximação de toda pessoa interessada nos serviços da Sema na região.

“Queremos orientar e auxiliar, por isso, atendemos o convite. O produtor é um empreendedor. Ele investe e precisa conhecer a legislação que rege o meio ambiente. Para os que já estavam antes é importante se regularizar e muitos têm nos procurado”.

Eliane explica que além de todo procedimento para regulamentar a prática precisa estar associada à liberação para poder comercializar o peixe, caso haja qualquer empecilho prejudica toda uma cadeia de investimento. “Os técnicos da Empaer são porta-vozes e nos auxiliam a propagar a importância de seguir toda legislação. Na qualificação deixei bem claro a importância da iniciativa”.

O técnico da Empaer de Curvelândia, Valmir Garcia explica a cadeia produtiva da piscicultura no município conta com aproximadamente 180 hectare de tanque escavado. Ele destacou a importância do perfil da propriedade e do produtor na atividade, conforme o clima, a genética, nutrição, o manejo, a sanidade e o mercado.

“É importante escolher a espécie de peixe conforme o mercado consumidor a ser alcançado, além da aptidão da região. Observamos que no município de Conquista D'Oeste tem sido utilizado o matrinxã, jatuarana e tabatinga".

Segundo Valmir, durante o treinamento ficou evidenciado por exemplo, que a construção de tanques de 1,3 hectares tem trazido melhores resultados, devido ao desenvolvimento dos peixes e a facilidade de fechar uma carga de transporte por tanque. O que facilita o manejo, diminuindo o estresse dos animais. “É mais um desafio que vamos levar para o produtor”, destaca o técnico.

Já Cleiciany Miranda, técnica da Empaer de Cáceres, destacou que ficou surpresa que na piscicultura, a alimentação é um dos pontos de maior preocupação, pois representa cerca de 70% dos investimentos nesta área. Por isso, o cuidado diário precisa ser considerado pelo produtor.

“Vamos qualificando para poder auxiliar os produtores da agricultura familiar e fomentar cada vez mais o nosso trabalho que é levar comida de qualidade na mesa do cidadão”.

Participaram também do treinamento técnicos da Empaer de Pontes e Lacerda, Comodoro, Conquista D´Oeste, Vale de São Domingos, Porto Esperidião, Salto do Céu, Jauru, Nova Lacerda, Reserva do Cabaçau e São José dos Quatro Marcos.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual

Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro

Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Isaias de Faria tinha 66 anos

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais vão apresentar programação especial

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo

Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças

Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil

18 de Maio de 2022 as 16h00

Estado

Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT

O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino

18 de Maio de 2022 as 15h30

Estado

Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias

Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

18 de Maio de 2022 as 14h45

Estado

Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade

Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar

18 de Maio de 2022 as 14h15

Estado

Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso

Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado

Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá

Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos

18 de Maio de 2022 as 11h30

Estado

Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua

Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada

18 de Maio de 2022 as 11h00

Estado

Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC

Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C

18 de Maio de 2022 as 10h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO