SES avança em ações de enfrentamento à hanseníase em Mato Grosso
Equipes técnicas trabalham em um Manual Orientativo para os Cuidados em Hanseníase e contam com a assessoria técnica do Instituto Aliança Contra a Hanseníase
Fonte:Secom Mato Grosso
06 de Dezembro de 2021 as 16h 15min
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) avança no combate à hanseníase em Mato Grosso. Em parceria com o Instituto Aliança Contra a Hanseníase, o Estado recebe duas novas oficinas de adaptação de calçados e elabora um Manual Orientativo para os Cuidados em Hanseníase.
O balanço positivo foi feito pela Dra. Laila de Laguiche, hansenologista e presidente do Instituto, que oferta suporte científico, educacional e filantrópico na medida em que auxilia as ações de enfrentamento à doença em Mato Grosso.
De acordo com a especialista, as oficinas de adaptação de calçados serão instaladas em municípios que contam com uma Unidade de Atenção Especializada para o compartilhamento de cuidados voltados às pessoas acometidas pela hanseníase.
“Nós da Aliança Contra a Hanseníase estamos muito contentes com essa parceria público-privada. Estamos avançando, não necessariamente com a velocidade que gostaríamos pois tivemos a pandemia neste meio tempo, mas estamos entregando duas oficinas de adaptação de calçados – uma em Tangará da Serra e outra em Alta Floresta. E também promoveremos a capacitação dos profissionais para poder calçar melhor os pacientes atingidos pela hanseníase”, explicou.
Além das entregas e capacitações já realizadas por meio da parceria, a hansenologista explica que a associação AAL também desenvolveu o projeto TechHansen, que disponibiliza aos profissionais do Estado uma série de materiais voltados para a qualidade de vida de pacientes com sequelas da hanseníase.
“Nós oferecemos a possibilidade de os profissionais de saúde prescreverem e solicitarem, pelo nosso site, objetos de tecnologia assistiva que ajudam na qualidade de vida dos pacientes. Esses materiais não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como luvas térmicas de proteção, tiras especializadas, pinças, lubrificantes ocular e nasal. São objetos simples, mas que mudam a vida do paciente”, disse a doutora, ao pontuar que os itens são importantes para pacientes que perdem a sensibilidade da pele ou passam por amputação.
Hanseníase em Mato Grosso
Mato Grosso apresenta níveis considerados hiperendêmicos para a hanseníase há muitos anos. Considerando os últimos cinco anos, 2018 destacou-se pelo maior número de casos novos e pela maior taxa de detecção da doença, com 4.678 casos, representando 138,30 casos novos por 100.000 habitantes. O ano de 2019 seguiu a mesma tendência, com leve decréscimo.
Contudo, em 2020, foram diagnosticados 2.517 casos novos de hanseníase no estado, um decréscimo abrupto e não esperado pela tendência estatística e comportamental da doença. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a diminuição do número de casos pode ser reflexo da pandemia da Covid-19, que trouxe dificuldades no acesso da população aos serviços de saúde.
Comparando a curva epidemiológica da hanseníase entre 2019 e 2020, estima-se que mais de 50% de casos novos deixaram de ser diagnosticados em todo o mundo – o que também pode ser observado no Brasil e em Mato Grosso.
Neste contexto, o Estado trabalha no sentido de capacitar os profissionais para a detecção precoce da hanseníase e para o melhor atendimento dos pacientes. A SES-MT tem um projeto robusto denominado “Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase”, que integra o plano de ações da saúde.
“No que se refere ao combate à hanseníase, de 2016 a 2019, a SES qualificou cerca de 2 mil profissionais que atuam em Mato Grosso. Neste cenário, Mato Grosso faz um grande esforço junto à Atenção Primária, com um trabalho efetivo de qualificação das equipes de saúde”, ponderou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Algumas das vertentes de trabalho perpassam as áreas da educação e comunicação e saúde, que precisam ser efetivadas como suporte às ações assistenciais. Desta forma, o objetivo é dinamizar a participação da sociedade no enfrentamento da hanseníase no estado.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Governo federal reconhece emergência em cidades de Mato Grosso do Sul
Incêndios e estiagem afetaram 14 municípios do estado
12 de Agosto de 2022 as 14h15RJ: chegada de ciclone extratropical causa ventos fortes e estragos
Ressaca provoca ondas de até 4m. Tempo melhora no final de semana.
12 de Agosto de 2022 as 13h45PF faz operação contra fraudes no auxílio emergencial no estado de SP
Ação é realizada nas cidades de Penápolis e Turiúba
12 de Agosto de 2022 as 13h45Ação contra fraude notifica cinco postos de combustível no DF
Mais 60 postos devem ser fiscalizados até amanhã, diz MJSP
12 de Agosto de 2022 as 13h45Operação policial na Maré apreende cerca de uma tonelada de drogas
Houve confronto na operação e um suspeito morreu
12 de Agosto de 2022 as 13h45Rádio MEC lança versões de produções televisivas de música clássica
Emissora traz temporada do Partituras e estreia o programa Harmonia
12 de Agosto de 2022 as 13h45SP: ato pela democracia reúne intelectuais, empresários e políticos
Organização da carta não está vinculada com partidos políticos
12 de Agosto de 2022 as 13h45Superlua pode ser novamente vista nesta quinta-feira
Aproximação ocorre por causa de variações na órbita lunar
12 de Agosto de 2022 as 13h45São Paulo registra recordes de baixa temperatura
Defesa Civil mantém o estado de alerta
12 de Agosto de 2022 as 13h45Governo de SP poderá multar quem passar trote para PM e Bombeiros
O valor da multa será de R$ 2.148,70
12 de Agosto de 2022 as 13h45Coluna de Cinema traz dicas para o final de semana do Dia dos Pais
Festival de Cinema de Gramado retorna hoje ao formato presencial
12 de Agosto de 2022 as 13h45PF apreende caminhão com 180 kg de cocaína no Rio de Janeiro
Ação ocorreu no bairro da Penha, zona norte da capital
10 de Agosto de 2022 as 20h15Quase metade dos brasileiros fazem bico para completar renda
A maior parte dos bicos está relacionada com serviços
10 de Agosto de 2022 as 18h30Frente fria pode trazer ventania e ressaca à cidade do Rio de Janeiro
Marinha e sistemas de previsão alertam sobre riscos até sexta-feira
10 de Agosto de 2022 as 18h15Julho registra temperatura média mais alta da história
Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC
10 de Agosto de 2022 as 12h00