Estado

Seduc realiza em Cuiabá 1º Fórum Estadual de Educação Indígena

O evento deliberou sobre políticas públicas, infraestrutura, tecnologia, questão pedagógica e valorização do profissional da educação indígena

Fonte:Secom Mato Grosso
30 de Junho de 2022 as 15h 00min

Wesley Rodrigues Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, nos dias 28 e 29 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o 1º Fórum de Educação Escolar Indígena. Organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Superintendência de Diversidades (SUDI) e Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (COEI), teve o propósito de deliberar, junto à comunidade, as necessidades relacionadas a Educação Indígena em Mato Grosso.

O evento contou com representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), Conselheiros de Educação e diretores escolares da gestão administrativa e pedagógica das escolas indígenas. No encontro, foram deliberadas as ações de Políticas Públicas para a Educação Indígena, que atenda as especificidades das etnias e os seus mais de 12 mil alunos que frequentam as 70 escolas de educação indígena no estado.

Em um dos principais painéis, foi realizada a apresentação e análise de Avaliação Diagnóstica referente a 2021, pelo coordenador de Educação Escolar Indígena, Lucas de Albuquerque Oliveira, e pelo técnico pedagógico da Seduc, Samuel Chaves. Eles debateram os Modelos de Atendimento Educativo para Educação Escolar Indígena e o papel das DREs na Gestão Administrativa e Pedagógica das Escolas Indígenas.

Para Lucas de Oliveira, este é o momento de proposituras da Educação Escolar Indígena. “O Fórum Estadual é um momento ímpar para as nossas escolas, por meio das lideranças e diretores em todo o estado. Eles vieram de longe para trazer a realidade e aperfeiçoar o atendimento da Educação Escolar Indígena’’, pontuou.

O presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI), Filadelfo de Oliveira Neto, da etnia Umutina, do município de Barra do Bugres, falou sobre a importância do Fórum e dos temas a serem pautados em prol da comunidade. “Buscamos dialogar sobre a formação continuada para nossa comunidade escolar e precisamos que nossas crianças tenham acesso a um conhecimento de qualidade. Entendemos que a realização do Fórum é fundamental para o avanço na Educação Escolar Indígena no nosso Estado’’, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a realização do evento é um ato importante para Educação Pública em Mato Grosso, diante da grande comunidade educacional que engloba. “Estamos realizando o 1º Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena para discutir políticas públicas, infraestrutura, tecnologia e, principalmente, a questão pedagógica e a valorização do profissional da Educação’’.

Segundo o secretário, o balanço das ações e investimentos tem sido substancial em relação aos últimos 10 anos, tendo em vista o aumento de mais de 10% em investimentos na qualidade, infraestrutura, tecnologia, materiais e valorização do profissional na comunidade. Além disso, outros valores importantes, e destacados na gestão, são o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos, pontos fundamentais para o desenvolvimento.

Para Alan Porto, é importante ouvir cada um dos presentes e permanecer à disposição, respeitando a cultura e o contexto histórico. ‘’Esta gestão trata a Educação Escolar Indígena de forma responsável, com o objetivo de ouvir cada um dos representantes e fazer com que essas políticas tenham representatividade’’, completou. 

O diretor da Escola Estadual Indígena Tapirapé, Rael Xakoiapari, disse que o encontro é o momento propício para falar sobre o destino da Educação Indígena, a fim de fortalecer o ensino de acordo com a constituição e todo o amparo necessário. ‘’O momento é ideal para colocar o nosso anseio, dialogar, debater e levar um retorno positivo para nossa comunidade’’, disse em um gesto positivo de apoio.

O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Agnaldo Santos, ponderou sobre o quão essencial é participar dos debates e escutar a comunidade indígena. “É importante dizer que temos um governador como Mauro Mendes e uma primeira-dama como Virginia Mendes, que realmente têm se dedicado às causas indígenas em Mato Grosso’’, finalizou.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Julho registra temperatura média mais alta da história 

Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC

10 de Agosto de 2022 as 12h00

Estado

PF identifica plano para resgate de líderes criminosos em presídios

Operação Anjos da Guarda foi deflagrada em três estados e no DF

10 de Agosto de 2022 as 10h00

Estado

Censo 2022 começa em territórios indígenas

Todas as comunidades e aldeias vão ser visitadas até 31 de outubro

10 de Agosto de 2022 as 08h30

Estado

Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e ventania em São Paulo

Litoral está mais suscetível a ventos fortes

10 de Agosto de 2022 as 08h30

Estado

Ônibus urbano perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021

Dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

09 de Agosto de 2022 as 14h45

Estado

Prefeitura do Rio demoliu 1313 construções irregulares desde 2021

Prejuízo para o crime organizado chegou a R$ 646 milhões

09 de Agosto de 2022 as 14h15

Estado

Ministro vistoria embarque por biometria em Congonhas

Ponte aérea é a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in

09 de Agosto de 2022 as 12h15

Estado

Polícia Federal combate fraudes praticadas em lotéricas

Dois mandados de apreensão são cumpridos em Campo Grande

09 de Agosto de 2022 as 10h45

Estado

PF e Receita fazem operação contra importação irregular de eletrônicos

Criminosos atuavam no Paraná e lavaram mais de R$ 420 milhões

09 de Agosto de 2022 as 08h45

Estado

Força Nacional vai apoiar a Funai em terra indígena no Amazonas

Os policiais militares trabalharão por 30 dias, a contar de hoje

09 de Agosto de 2022 as 07h45

Estado

Cresce população de antas na natureza, no estado do Rio de Janeiro

Projeto registra filhote de anta livre na natureza

08 de Agosto de 2022 as 16h15

Estado

Rio de Janeiro cria dia para celebrar fim das restrições contra covid

Decreto definiu o dia 2 de setembro para as comemorações

08 de Agosto de 2022 as 14h30

Estado

Temperaturas devem cair nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Volume de chuva pode ultrapassar 100 milímetros em SC, diz Inmet

08 de Agosto de 2022 as 10h30

Estado

Tony Kanaan é o entrevistado do Sem Censura de hoje

Programa vai ao ar na TV Brasil, às 21h

08 de Agosto de 2022 as 09h00

Estado

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

Mesmo com voto facultativo, há 87,4 mil eleitoras com mais de 100 anos

07 de Agosto de 2022 as 15h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO