Pnad Contínua pesquisará percepção do brasileiro sobre segurança
Pesquisa inclui módulo sobre furtos e roubos não comunicados à polícia
Fonte:EBC
15 de Outubro de 2021 as 16h 15min
A nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) vai ouvir os brasileiros sobre dados de furtos e roubos que não foram comunicados aos órgãos oficiais de polícia. O objetivo da pesquisa é medir a sensação da população que vive no país. As respostas coletadas vão auxiliar na elaboração de políticas públicas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A inserção dessa categoria na Pnad Contínua foi possível após parceria do ministério e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza a pesquisa. A Pnad Contínua acompanha as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho no curto, médio e longo prazos, e traz outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A coleta dos dados começou no dia 10 deste mês, e os resultados devem ser publicados em setembro de 2022.
Ao final da pesquisa, será produzido um relatório que subsidiará o MJSP na promoção de políticas públicas de prevenção e repressão aos temas abordados durante o levantamento. Para tanto, foi inserido um novo caderno no rol de perguntas da Pnad Contínua, a Pesquisa Nacional de Vitimização, com módulos sobre Furtos e Roubos e Sensação de Segurança.
“A inclusão dos módulos Furtos e Roubos e Sensação de Segurança têm como principais objetivos captar diretamente com o cidadão os dados desses tipos de crimes que não foram comunicados aos órgãos oficiais de polícia e a produção de informações quanto à percepção sobre a sensação de segurança, exposição ao risco e interação da população com as forças de segurança pública”, informou hoje (15) à Agência Brasil a assessoria do Ministério da Justiça.
A expectativa é que os dados coletados sobre furtos e roubos mostrem uma “taxa obscura”, com a diferença entre o número de crimes relatados e os não relatados à polícia. Também será possível traçar um perfil socioeconômico das vítimas de crimes como furtos e roubos nos últimos 12 meses no Brasil, e identificar o que os moradores têm feito em suas casas para se proteger da violência e da criminalidade.
Segundo o ministério, com o módulo Sensação de Segurança, será possível medir o grau de confiança da população em relação às instituições encarregadas, direta ou indiretamente, da segurança pública.
Além disso, as informações coletadas permitirão a criação de indicadores abrangentes, que possam identificar serviços existentes, tais como iluminação pública, parques ou quadras de esportes, transporte público, policiamento, grau de segurança em lugares e horários diversos e as mudanças de rotina por conta da insegurança.
Devem participar do levantamento de informações cerca de 2 mil agentes de coleta do IBGE, que realizarão entrevistas em 210 mil lares em todo o país.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual
Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade
18 de Maio de 2022 as 18h15Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro
Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia
18 de Maio de 2022 as 18h15Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo
Isaias de Faria tinha 66 anos
18 de Maio de 2022 as 18h15Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus
Equipamentos culturais vão apresentar programação especial
18 de Maio de 2022 as 17h45Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo
Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado
18 de Maio de 2022 as 17h45Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças
Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil
18 de Maio de 2022 as 16h00Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT
O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino
18 de Maio de 2022 as 15h30Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias
Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya
18 de Maio de 2022 as 14h45Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade
Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar
18 de Maio de 2022 as 14h15Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso
Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira
18 de Maio de 2022 as 12h15Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado
Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito
18 de Maio de 2022 as 12h15Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá
Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)
18 de Maio de 2022 as 12h15Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos
18 de Maio de 2022 as 11h30Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua
Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada
18 de Maio de 2022 as 11h00Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC
Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C
18 de Maio de 2022 as 10h45