Estado

Operação mira organização criminosa e cumpre mandados judiciais contra investigados por estelionato em 6 Estados

Estão em cumprimento cinco prisões preventivas, oito prisões temporárias, 15 mandados de buscas e apreensões e ainda o sequestro de bens móveis e bloqueio de contas

Fonte:Secom Mato Grosso
07 de Outubro de 2021 as 08h 45min

Polícia Civil deflagra Operação Resarcire - Foto por: Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou nesta quinta-feira (07.10), a Operação Resarcire para cumprimento de 28 mandados judiciais contra alvos de uma organização criminosa voltada à prática de crimes de estelionato. As ordens de prisões, buscas e apreensões, sequestros de bens e bloqueios de contas bancárias são cumpridas em Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina, e contam com apoio das polícias civis dos respectivos estados.

As equipes da GCCO, com apoio das Polícias Civis dos demais estados alvos da operação, estão nas ruas para o cumprimento de cinco prisões preventivas, oito prisões temporárias, 15 mandados de buscas e apreensões e ainda o sequestro de bens móveis e bloqueio de contas. A Justiça decretou ainda a indisponibilidade de bens imóveis dos investigados, sendo um deles uma casa, em um condomínio de luxo em Cuiabá, avaliada em meio milhão de reais.

As investigações efetuadas pela GCCO identificaram uma organização criminosa que se especializou em golpes de estelionato utilizando um site de compra e venda e também por meio da clonagem de anúncios. O prejuízo financeiro das vítimas é estimado em, aproximadamente, R$ 400 mil em um período de apenas três meses e atingiram vítimas em seis estados - Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A Polícia Civil de Mato Grosso apura os crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Além de cessar a atividade do grupo criminoso e impedi-los de fazer novas vítimas, o objetivo da operação é também apreender a maior quantidade de bens e valores em posse dos investigados, para o ressarcimento do prejuízo causado. Daí o nome Resarcire, que significa ressarcir em latim.

De acordo com o delegado titular da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, os líderes da organização criminosa são de Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. O trabalho investigativo apurou que esse grupo, composto por cinco pessoas, aplicava os golpes, criava os anúncios falsos e cooptava novos integrantes-correntistas. Além disso, os líderes da quadrilha praticavam a lavagem de dinheiro aplicando os recursos financeiros obtidos com as fraudes no mercado imobiliário e também acompanhavam os correntistas aos bancos para fiscalizar o saque dos valores recebidos.

Já os integrantes da organização que agiam como correntistas recebiam em suas contas bancárias os valores dos golpes aplicados, que eram transferidos pelas vítimas. Em contrapartida ficavam com 5% do valor sacado. “Esses investigados eram a base da estrutura da pirâmide da organização criminosa, dando sustentação para a Orcrim e exercendo papel fundamental e indispensável para o sucesso nas empreitadas criminosas, sem as quais as aplicações dos golpes não se concretizariam”, explicou o delegado Vitor Hugo.

Noventa policiais civis da GCCO e das demais unidades da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso estão envolvidos no cumprimento dos mandados na Operação Resarcire, com apoio de equiipes das Polícias Civis em São José do Rio Preto (SP) e Balneário Camboriú (SC). 

Coletiva de imprensa

O delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato, e o delegado de São José do Rio Preto, Luciano Biroli, falarão com a imprensa nesta quinta-feira, às 9h30, na sede da GCCO (Rua Santiago, 115 – Bairro Jardim das Américas, Cuiabá). 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual

Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro

Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Isaias de Faria tinha 66 anos

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais vão apresentar programação especial

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo

Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças

Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil

18 de Maio de 2022 as 16h00

Estado

Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT

O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino

18 de Maio de 2022 as 15h30

Estado

Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias

Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

18 de Maio de 2022 as 14h45

Estado

Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade

Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar

18 de Maio de 2022 as 14h15

Estado

Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso

Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado

Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá

Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos

18 de Maio de 2022 as 11h30

Estado

Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua

Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada

18 de Maio de 2022 as 11h00

Estado

Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC

Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C

18 de Maio de 2022 as 10h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO