Estado

Mais de mil casais oficializam união em cerimônia de muita emoção

Cada detalhe da primeira edição do Casamento Abençoado foi coordenado diretamente pela primeira-dama Virginia Mendes

Fonte:Secom Mato Grosso
10 de Outubro de 2021 as 20h 15min

- Foto por: Mayke Toscano

A expectativa era grande antes do tão esperado “sim” para os mais de 1.200 casais que se uniram em matrimônio no Casamento Abençoado, na tarde deste domingo (10.10). O evento, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, deu oportunidade para que muitos conseguissem a segurança jurídica por meio da regularização civil matrimonial efortalecimento da união familiar.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes foram os padrinhos da cerimônia. O Corpo Musical da Polícia Militar foi responsável pelas músicas durante a cerimônia.

“É uma alegria grande ver que mais de mil casais estão se unindo hoje pelo casamento. Para nós [eu e Virginia], que estamos há 26 anos casados, sabemos o quanto isso é importante na vida das pessoas - além de uma oportunidade para que possam realizar um sonho. Quero agradecer também aos parceiros que trabalharam junto com a primeira-dama e as secretarias para realizar esta grande festa”, destacou o governador Mauro Mendes.

Cada detalhe do casamento foi coordenado diretamente pela primeira-dama, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), e execução direta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Estou muito feliz por realizar o sonho de muitas mulheres, homens e casais homoafetivos que estão participando da primeira edição do Casamento Abençoado. Aqui há muitas pessoas que moram juntas há muito tempo, mas não tinham condições de oficializar o matrimônio. Estou emocionada por poder compartilhar de um momento tão especial na vida de cada um deles”, afirmou a primeira-dama, Virginia Mendes.

Orlando Leite Cabral e Jacira dos Anjos Cabral estão entre noivos que a partir de agora começam uma nova jornada e comemoraram por estarem oficialmente casados. Eles se conheceram há sete meses.

“É um momento muito especial e a realização de um sonho que tenho desde menina. Éramos vizinhos e nem imaginava que poderia estar me casando hoje”, relatou Jacira.                                                                 

Mais de 30 cenários para fotos foram montados dentro do ginásio. As imagens ficarão disponíveis virtualmente por um período de três meses. Um camarim para a preparação de maquiagem, unha e cabelo também foi disponibilizado para os casais. Muitas flores e tapete vermelho enfeitaram o Ginásio Aecim Tocantins.

“Quero parabenizar o governador e a primeira-dama Virginia Mendes por esse trabalho importantíssimo e por atender a todos esses casais. Que Deus possa abençoá-los não só neste momento, mas ao longo das vossas vidas. A palavra de Deus diz sobre o casamento: É como se o próprio Deus estivesse compartilhando conosco o projeto dele sobre a família”, afirmou o pastor Silas de Souza, responsável por conduzir a cerimônia.

 

A juíza de paz do Terceiro Ofício, Rita de Cássia também reforçou a importância da oficialização dos casamentos realizados no formato comunitário.

 

“Para mim é honroso participar deste evento. Gostaria de salientar que eu tinha um sonho de me casar e me casei em 2007, também em um casamento comunitário como esse, e hoje, justamente eu, que nunca imaginei estar aqui acompanho a realização do sonho de tantas outras pessoas”, disse.

 

Os noivos ainda receberam um kit com álcool em gel, máscara de proteção e um leque.  Assim, como em todo casamento, foram distribuídos doces e bem-casados. Ao final do casamento, os casais participaram de um grande brinde e receberam uma chuva de papel picado para selar a união e o amor.

 

Foram beneficiados casaiscom renda total de até três salários mínimos e que são cadastrados no CADÚnico.Todo o processo cartorial para a oficialização da união civil dos inscritos foi custeado pelo Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça, Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg), Defensoria Pública e Ministério Público. Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, acompanhado da esposa Andreia Wagner.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia, TBO, TV Cidade Verde e Facebook do Governo de Mato Grosso.

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual

Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro

Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Isaias de Faria tinha 66 anos

18 de Maio de 2022 as 18h15

Estado

Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais vão apresentar programação especial

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo

Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado

18 de Maio de 2022 as 17h45

Estado

Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças

Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil

18 de Maio de 2022 as 16h00

Estado

Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT

O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino

18 de Maio de 2022 as 15h30

Estado

Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias

Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

18 de Maio de 2022 as 14h45

Estado

Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade

Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar

18 de Maio de 2022 as 14h15

Estado

Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso

Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado

Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá

Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)

18 de Maio de 2022 as 12h15

Estado

Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos

18 de Maio de 2022 as 11h30

Estado

Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua

Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada

18 de Maio de 2022 as 11h00

Estado

Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC

Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C

18 de Maio de 2022 as 10h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO