Cepesca discute pesca esportiva no Parque Nacional do Juruena
Atividade do Projeto de Turismo de Base Comunitária tem o intuito de proteger e conservar os recursos naturais
Fonte:Secom Mato Grosso
22 de Outubro de 2021 as 09h 15min
O Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) discutiu o projeto de Turismo de Base Comunitária, executado pela Associação Indígena Apiaká Tapijô do Norte de Mato Grosso, que desenvolve atividade de pesca esportiva em uma Unidade de Conservação no Parque Nacional do Juruena. A reunião ocorreu no dia 14 de outubro e está disponível nocanal do YouTube da Secretaria de Estado de Meio Ambiente(Sema-MT).
Na localidade, a pesca esportiva, na modalidade em que o peixe é devolvido ao rio, é uma ação turística comunitária, com o intuito de proteger e conservar os recursos naturais. "Uma das demandas do povo Apiaká, que está residindo em seu território tradicional e em processo de reocupação, é o desenvolvimento de turismo e pesca esportiva em seu território tradicional”, explica o conselheiro da Organização Operação Amazônia Nativa (OPAN), Ricardo da Costa Carvalho.
O programa é localizado na área de sobreposição entre a Terra Indígena Apiaká do Pontal/Isolados e a região do Parque Nacional do Juruena. Contribui para a valorização e preservação da cultura. Atua como ferramenta de conscientização das questões indígenas e também é uma alternativa de geração e distribuição de renda para a comunidade.
Durante a reunião foi esclarecido que o seu plano de visitação e termo de compromisso ainda está em fase de construção, passando por um processo de readequação para avaliar a capacidade de suporte, ou seja, quantas pessoas a atividade comporta na região. E também passa por uma avaliação, de quais as áreas serão específicas para a realização da pesca esportiva.
O projeto é acompanhado por indígenas da região e pelas principais instituições ambientais nas esferas federal e estadual: a Fundação Nacional do índio (FUNAI), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Possui também uma equipe técnica e experiente em desenvolver pesca esportiva em outras regiões do estado, que atua considerando todas as especificidades na área do parque, cultura, história, fauna e flora.
Pesca esportiva no Parque Nacional do Juruena
O parque Nacional do Juruena está em uma área tradicional indígena e é uma unidade de conservação ambiental, localizada entre o norte do estado de Mato Grosso e o sul de Amazonas, que tem como objetivo proteger a diversidade biológica da região do baixo Juruena, Teles Pires e Alto Tapajós. Em 2006 foi publicado o seu decreto de criação e desde então tem se desenvolvido propostas e projetos para que os direitos ambientais e indígenas da região trabalhem em conjunto.
Dentre os projetos destaca-se a alternativa de pesca esportiva no parque, regulamentada em portaria, é uma atividade que de acordo com o projeto da Associação Indígena Apiaká, pode trazer protagonismo turístico em terras indígenas, geração de renda para a comunidade e conhecimento sobre as lutas e culturas indígenas da região. Tem também o objetivo de trabalhar com a preservação ambiental e conservação dos recursos naturais, além de trazer melhoria para as condições de vida das populações indígenas envolvidas nesta atividade.
Dentro desta atividade a unidade responsável trabalha indicando e organizando qual época do ano serão permitidas as atividades de pesca e em quais áreas do parque, além de definir quais apetrechos serão autorizados e utilizados. Uma forma de desenvolver um turismo consciente, planejado e preocupado com as necessidades ambientais.
Cepesca
O Cepesca é um órgão deliberativo, responsável pelo assessoramento do Poder Executivo na formulação da política estadual da pesca, composto por 18 representantes de diversas instituições, entre elas: secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema); Ibama; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat); Ministério Público Estadual (MPE); representantes das colônias de pescadores e do setor empresarial de turismo de pesca de cada uma das três bacias hidrográficas e de organizações ambientalistas.
Com orientação de Lorena Bruschi.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual
Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade
18 de Maio de 2022 as 18h15Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro
Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia
18 de Maio de 2022 as 18h15Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo
Isaias de Faria tinha 66 anos
18 de Maio de 2022 as 18h15Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus
Equipamentos culturais vão apresentar programação especial
18 de Maio de 2022 as 17h45Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo
Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado
18 de Maio de 2022 as 17h45Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças
Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil
18 de Maio de 2022 as 16h00Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT
O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino
18 de Maio de 2022 as 15h30Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias
Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya
18 de Maio de 2022 as 14h45Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade
Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar
18 de Maio de 2022 as 14h15Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso
Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira
18 de Maio de 2022 as 12h15Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado
Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito
18 de Maio de 2022 as 12h15Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá
Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)
18 de Maio de 2022 as 12h15Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos
18 de Maio de 2022 as 11h30Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua
Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada
18 de Maio de 2022 as 11h00Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC
Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C
18 de Maio de 2022 as 10h45