Rio tem aumento de Influenza A e chama população para se vacinar
Eduardo Paes, prefeito da cidade, está gripado
Fonte:EBC
25 de Novembro de 2021 as 14h 45min
Nos últimos sete dias, o Rio de Janeiro registrou 6,5 mil casos da Influenza A. Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, isso indica que a cidade enfrenta um surto da doença. Ele disse que, entre os casos anotados, 23 crianças estão internadas atualmente na rede pública da cidade com sintomas da gripe A H3N2.
“É uma quantidade expressiva, por isso a gente está convocando toda a população para se vacinar o quanto antes”, afirmou o secretário em entrevista à Agência Brasil.
Hoje, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, cancelou a agenda porque também está com a doença. Ele afirmou que seguirá trabalhando de forma remota.
O aumento de resultados positivos para Influenza A foi constatado nas amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas. “A gente tem aumento [de casos] em alguns locais. A gente está tendo aumento na Rocinha, na Vila Kennedy e também alguns casos na região central da cidade. A gripe é uma doença imunoprevenível. Ela pode ser contida com vacinação e precisamos que os cariocas venham se vacinar. A nossa expectativa é que, com o aumento da cobertura vacinal para a gripe, haja uma redução dos casos”, disse o secretário.
A atual cobertura vacinal do público-alvo da campanha de imunização contra a gripe é de 55,7%. Soranz afirmou, também, que não há uma região específica que preocupe mais neste momento.
“Todas as regiões preocupam. É importante que as pessoas se vacinem em todas as regiões da cidade. A cobertura precisa crescer. É fundamental que, principalmente as crianças de seis meses a seis anos, os idosos acima de 60 anos e as gestantes, se vacinem. Eles são os grupos que têm maior risco de adoecer gravemente. A gente já teve 23 crianças que tiveram que ser internadas por Influenza A H3N2 no Rio e é muito importante que todos procurem um posto para se vacinar o quanto antes”, explicou o secretário de Saúde.
Contaminação
As cepas da Influenza se modificam a cada ano e conforme o secretário, a H3N2 é a que tem contaminado as pessoas atualmente. “Muda, por isso é que é importante se vacinar todos os anos com aquela cepa que está em ação”, detalhou.
Como os sintomas da influenza coincidem com alguns da covid-19, antes da entrada do inverno no Rio, a secretaria intensificou a campanha de vacinação contra a gripe para evitar o surgimento de casos e também fazer diferença entre as duas doenças. Agora, embora os registros de covid-19 tenham caído na capital, a preocupação é com o avanço da Influenza A.
“A gente precisa que as campanhas se intensifiquem o tempo todo e agora, com o baixíssimo número de casos de covid no Rio de Janeiro, com a queda muito grande nos casos de covid, o vírus da Influenza ocupou este espaço. É importante que a gente vacine para evitar a disseminação da Influenza A no Rio”, afirmou.
O secretário de Saúde observou que qualquer pessoa pode se dirigir aos postos para se vacinar contra a gripe. Os postos também estão fazendo testes de covid-19 para quem chega com sintomas semelhantes entre as duas doenças. A vacina está disponível nas unidades de Atenção Primária do Município do Rio, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Dose de reforço
Com relação ao reforço contra a covid-19, o Rio continua fazendo a imunização com a terceira dose, no sistema de vacina heteróloga, diferente da aplicada nas duas doses anteriores.
“A vacina heteróloga é segura e aumenta os níveis de imunidade. O Rio de Janeiro já aplicou mais de 1,2 milhão de doses de vacinas para reforço, a grande maioria dela com vacinação heteróloga. A vacina heteróloga para idosos no Rio quase zerou o número de internados por covid-19 na cidade”, revelou, acrescentando que o município tem mantido a vacinação contra a covid-19 conforme orientações do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde salientou que “a pessoa que estiver com sintomas de gripe ou de covid-19 não deve tomar a vacina”.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Ciência e Saúde
Anvisa abre consulta para revisar regulamentação de fitoterápico
Objetivo é atualizar texto sobre espinheira-santa
14 de Maio de 2022 as 13h15Saúde cria sala de situação para monitorar hepatite aguda em crianças
Brasil tem 41 casos notificados da doença em nove estados
14 de Maio de 2022 as 12h45Ministério da Saúde lança no Rio ação de incentivo à atividade física
Evento visa estimular alimentação saudável e prevenção de doenças
14 de Maio de 2022 as 12h45Distrito Federal retoma vacinação em escolas
Doses contra diferentes infecções seguem até junho em duas unidades
14 de Maio de 2022 as 12h30Pesquisa da UFMG mostra subnotificação de casos de covid-19 em 2020
Estudo analisou dados em Belo Horizonte, Salvador e Natal
13 de Maio de 2022 as 19h45Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 25,6 mil novos casos e 125 mortes
Número de pacientes recuperados da doença passa de 29,7 milhões
13 de Maio de 2022 as 19h15Anvisa e Butantan se reúnem para tratar da CoronaVac para crianças
Encontro faz parte do processo para ampliação do uso da vacina
13 de Maio de 2022 as 18h15Começam hoje inscrições da 2ª etapa do Revalida 2022
Inscrição deve ser feita até dia 17 e pagamento da taxa até 20 de maio
13 de Maio de 2022 as 09h00Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19
Nesse prazo, empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo
12 de Maio de 2022 as 19h30Comprovante de vacinação agora pode ser acessado offline
Atualização do Conecte SUS permite salvar documento no smartphone
12 de Maio de 2022 as 16h15Programa Farmácia Popular ganha novo sistema para combater fraudes
Objetivo é aumentar rigor da fiscalização
12 de Maio de 2022 as 12h45Em São Paulo, Fundação Pró-Sangue pede doações com urgência
Estoque de sangue com RH negativo está baixo
12 de Maio de 2022 as 11h00Doação de sangue em Rondonópolis passa a ser realizada no Hospital Regional
Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) passará por melhorias estruturais previstas para serem concluídas em 45 dias
12 de Maio de 2022 as 09h45Sancionada lei que regulamenta bula de remédio digital
Laboratórios deverão inserir um QR Code nas embalagens
12 de Maio de 2022 as 09h15Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 26 mortes
Paciente recuperados da doença passam de 29,6 milhões
11 de Maio de 2022 as 19h30