Saúde

Esporte melhora saúde e autoestima de transplantados

Iniciativas também ajudam a incentivar a doação de órgãos

Fonte:Agência Brasil
22 de Maio de 2022 as 10h 30min


“Foi um período bem complicado, de muitos medos, muitos receios em relação ao futuro, se eu conseguiria ver as minhas filhas crescerem”. Os momentos ruins nos mais de 10 anos lidando com uma insuficiência renal não assustam mais o professor de educação física Ramon Lima, 40 anos.

Em 2020, ele recebeu um órgão compatível e, hoje, encontrou no esporte um modo de incentivar a doação de órgãos e “mostrar para a sociedade que transplantados não são um público que tem inúmeras restrições, que não podem fazer nada”. 

Ramon é fundador da recém-criada Liga de Atletas Transplantados do Brasil e se prepara para disputar o World Transplant Games 2023, na Austrália.

Ele conta que a prática esportiva, além de todos os benefícios para a saúde, contribui para a autoestima de transplantados.

“Pude perceber que existe, sim, possibilidade de a gente ter uma vida normal. O esporte me deu uma motivação, me tirou essa angústia, esse medo. A gente se joga, a gente vai treinar e a gente pode mostrar para os outros, e para a gente mesmo, que é possível”, aponta. 

O médico nefrologista Alexandre Tortoza Bignelli concorda, mas ressalta que é preciso atenção nos esportes de contato, como artes marciais.

“Não há uma limitação plena para esses pacientes transplantados. Eles podem executar praticamente todas as tarefas. Eu tenho pacientes que jogam tênis, futebol, praticam corrida, natação, então, de forma geral, eles conseguem ter uma atividade próxima de uma pessoa que não é transplantada”, explica o médico que é coordenador do Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, e tem acompanhado Ramon durante todo o tratamento. 

Bignelli lembra que, mesmo em pessoas “ditas saudáveis”, é importante fazer uma avaliação prévia para a prática de atividades físicas. “Pode ser que um exercício bom para uma pessoa não seja adequado para outra. E você tem que ter pelo menos uma noção da condição cardiovascular desses pacientes para indicar a quantidade correta da atividade física”, orienta. Ele destaca ainda que eles têm acompanhamento regular, o que garante um maior controle. “Esses pacientes, de forma geral, já são avaliados com recorrência porque o transplantado tem uma necessidade de tomar medicamentos para reduzir sua defesa, para não ter rejeição.”

A Liga de Atletas Transplantados do Brasil está em processo de formalização para se tornar uma associação. “Nós temos 20 atletas, neste momento, já pensando no Mundial”, enumera Ramon. Ele acrescenta que outros atletas também estão mobilizados em conseguir patrocínio para a participação nos jogos, elevando a delegação brasileira para cerca de 30 competidores. “O principal objetivo [da federação dos jogos mundiais de transplantados] é ser reconhecido, daqui alguns anos, como mais uma olimpíada, assim como foi com as paraolimpíadas”, relata o professor.

Conscientização

Ramon, que pratica o atletismo, destaca que o esporte é um aliado importante para a saúde física e mental dos transplantados. “A gente continua tendo a imunidade mais baixa, mas a atividade física proporciona uma melhoria dessa imunidade e, consequentemente, menos doenças e menos internações e tudo mais”, aponta.

Ele acrescenta, no entanto, que essas iniciativas dão visibilidade à importância da doação de órgãos. “Muita gente não sabe que você precisa dizer para sua família que você quer ser doador, caso aconteça alguma coisa”, reforça.

Bignelli explica que a doação no Brasil não é presumida. “Significa que, quando a pessoa é um candidato a doar órgãos, ela estará em morte cerebral e a decisão de doação cabe aos familiares. Então, se uma pessoa quer doar órgãos, ela tem que se manifestar em vida para os seus familiares dessa possibilidade”, orienta. Sobre essa decisão, ele lembra que “nós temos muito mais chance na vida que alguém nos doe um órgão do que a gente propriamente doar”.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Saúde

UTIs de MT voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina

Dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs de Mato Grosso, 92 não tomaram todas as doses da vacina

28 de Junho de 2022 as 09h00

Saúde

Brasil registra 51,6 mil casos de covid e 127 óbitos em 24 horas

País acumula 32,1 milhões de casos confirmados da doença

27 de Junho de 2022 as 22h15

Saúde

ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde

Proibição vale a partir desta quinta-feira

27 de Junho de 2022 as 21h45

Saúde

Com baixa cobertura, vacinação contra gripe segue em São Paulo

Capital paulista quer chegar a 90% do público imunizado

27 de Junho de 2022 as 21h30

Saúde

São Paulo vacina pessoas com mais de 40 anos contra covid-19

Secretaria de Saúde ampliou também vacinação contra influenza

27 de Junho de 2022 as 11h45

Saúde

Ministério quer ampliar atendimento psicossocial de crianças e jovens

Governo vai oferecer incentivo financeiro a estados e municípios

27 de Junho de 2022 as 11h30

Saúde

Covid-19: população ainda não tomou segunda dose de reforço

Faixa dos 40 anos começou a ser atendida na semana passada

27 de Junho de 2022 as 08h45

Saúde

Covid-19: Brasil tem 16,6 mil novos casos e 36 óbitos em 24 horas

País já aplicou 449,9 milhões de doses de vacinas contra covid-19

26 de Junho de 2022 as 18h30

Saúde

Dia Nacional do Diabetes: pacientes buscam qualidade de vida

Controle da doença exige alimentação saudável e acompanhamento médico

26 de Junho de 2022 as 12h45

Saúde

Covid-19: cerca de 2 milhões de pessoas no Rio não tomaram 1ª dose

Secretário de saúde reafirmou importância da vacinação

25 de Junho de 2022 as 19h00

Saúde

Covid-19: Brasil tem 38,7 mil novos casos e 140 óbitos em 24 horas

Já foram aplicadas 449,3 milhões de doses de vacinas no país

25 de Junho de 2022 as 18h45

Saúde

Ministro entrega unidade da primeira Maternidade Municipal de Aracaju

Unidade terá capacidade para realizar cerca de 500 partos por mês

25 de Junho de 2022 as 14h45

Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado no país

Campanha continua enquanto durarem os estoques da vacina

25 de Junho de 2022 as 08h00

Saúde

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés

O diabetes é uma das principais causas da amputação de membro inferior

25 de Junho de 2022 as 07h15

Saúde

Governador dá início à obra do maior hospital do Médio Norte: “objetivo é ter uma saúde pública eficiente e de qualidade”

Hospital Regional de Tangará da Serra contará com 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI, sendo adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal para atendimentos de média e alta complexidade de 10 municípios da região

24 de Junho de 2022 as 21h15

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO