Anvisa dá 15 dias para Saúde esclarecer informações sobre autotestes
Agência aguarda proposta de política pública para liberação
Fonte:EBC
19 de Janeiro de 2022 as 16h 45min
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou, nesta quarta-feira (19), a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata.
Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes.
A relatora do caso, Cristiane Jourdan, apresentou parecer com a avaliação da procuradoria da agência de que o Ministério não instituiu uma política pública para os autotestes. Ela informou que solicitou esclarecimentos à Saúde sobre a formalização da política pública para os autotestes, mas que não recebeu respostas até o início da reunião.
Liberação excepcional
Contudo, diante do cenário epidemiológico da pandemia no Brasil, a relatora sugeriu que seria possível uma liberação do uso desse método de exame de antígeno para detectar a presença do coronavírus, desde que condicionado a determinados critérios.
“Diante do recrudescimento exponencial dos casos e do pronunciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a pandemia está longe de acabar, esta agência entendeu que a regulação pode ser editada em caráter de excepcionalidade para ampliar a testagem, independentemente da existência de políticas públicas”, propôs Jourdan.
Como foi a votação
A diretora elaborou uma proposta de regulamentação prevendo exigências, como linguagem clara e adequada ao público sobre cautela e orientações, informar usuários sobre condições ambientais e sobre uso seguro e eficaz, e ainda sobre a correta interpretação dos resultados.
A população também deverá ser orientada sobre o fato de o resultado negativo não eliminar a possibilidade de infecção. A diretora citou a necessidade de um canal de atendimento para orientar e encaminhar demandas sobre uso do produto, interpretação dos resultados e como proceder após a realização, entre outros pontos.
O diretor Rômison Mota argumentou de forma contrária à liberação excepcional sem que haja uma política pública definida pelo Ministério da Saúde para o tema. Ele foi o autor da proposta vencedora de solicitar diligência para que o MS “atenda à requisição ao ofício da relatora e outras informações que sejam consideradas necessárias para posterior aprovação da matéria”, no prazo de 15 dias.
O diretor Alex Campos seguiu a posição de Mota diante da ausência da inclusão dos autotestes no plano de testagem para covid-19 do Ministério da Saúde. “Não é possível que uma solução cause, ao final, qualquer espécie de dúvida à população, autoridades e profissionais de saúde. O fato é que a solução trazida, apesar do esforço, condiciona o resultado a uma política que está por vir”, assinalou.
A diretora Meiruze Freitas defendeu a importância da liberação dos autotestes, desde que a partir de uma política pública e com informações sobre como a estratégia de uso seria implementada pelos governos federal, estaduais e municipais.
“O processo regulatório está maduro para sair a qualquer momento, pronto para atender à maior necessidade da população. A autotestagem é estratégia importante, mas não pode ser maculada e ter erros quanto à interpretação em relação a acesso, à construção de uma diretriz de controle”, destacou.
O diretor-presidente, Antônio Barra Torres, comentou que a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde na semana passada sobre o tema não caracteriza uma política pública e que o plano de testagem do Ministério segue restringindo o teste rápido de antígeno apenas a unidades de saúde e farmácias.
Ele elencou questões que precisam ser tratadas pela política pública nacional sobre o tema, tais como: forma de compilação de dados, transformação de dados em notificações, locais onde o exame pode ser feito, fluxo de um paciente positivo ainda tendo de recorrer a outros locais para que notificação seja concluída, preparação dos postos para receber de forma mais segregada pessoas com resultado positivo e a campanha de informação para autoteste.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Ciência e Saúde
Anvisa abre consulta para revisar regulamentação de fitoterápico
Objetivo é atualizar texto sobre espinheira-santa
14 de Maio de 2022 as 13h15Saúde cria sala de situação para monitorar hepatite aguda em crianças
Brasil tem 41 casos notificados da doença em nove estados
14 de Maio de 2022 as 12h45Ministério da Saúde lança no Rio ação de incentivo à atividade física
Evento visa estimular alimentação saudável e prevenção de doenças
14 de Maio de 2022 as 12h45Distrito Federal retoma vacinação em escolas
Doses contra diferentes infecções seguem até junho em duas unidades
14 de Maio de 2022 as 12h30Pesquisa da UFMG mostra subnotificação de casos de covid-19 em 2020
Estudo analisou dados em Belo Horizonte, Salvador e Natal
13 de Maio de 2022 as 19h45Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 25,6 mil novos casos e 125 mortes
Número de pacientes recuperados da doença passa de 29,7 milhões
13 de Maio de 2022 as 19h15Anvisa e Butantan se reúnem para tratar da CoronaVac para crianças
Encontro faz parte do processo para ampliação do uso da vacina
13 de Maio de 2022 as 18h15Começam hoje inscrições da 2ª etapa do Revalida 2022
Inscrição deve ser feita até dia 17 e pagamento da taxa até 20 de maio
13 de Maio de 2022 as 09h00Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19
Nesse prazo, empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo
12 de Maio de 2022 as 19h30Comprovante de vacinação agora pode ser acessado offline
Atualização do Conecte SUS permite salvar documento no smartphone
12 de Maio de 2022 as 16h15Programa Farmácia Popular ganha novo sistema para combater fraudes
Objetivo é aumentar rigor da fiscalização
12 de Maio de 2022 as 12h45Em São Paulo, Fundação Pró-Sangue pede doações com urgência
Estoque de sangue com RH negativo está baixo
12 de Maio de 2022 as 11h00Doação de sangue em Rondonópolis passa a ser realizada no Hospital Regional
Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) passará por melhorias estruturais previstas para serem concluídas em 45 dias
12 de Maio de 2022 as 09h45Sancionada lei que regulamenta bula de remédio digital
Laboratórios deverão inserir um QR Code nas embalagens
12 de Maio de 2022 as 09h15Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 26 mortes
Paciente recuperados da doença passam de 29,6 milhões
11 de Maio de 2022 as 19h30