Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Violência contra Idoso

Prefeitura de Sorriso debate a importância do combate à violência contra a pessoa idosa

É necessário que os vínculos sejam construídos ao longo dos anos dentro do contexto familiar

Fonte: Fabiola Ost | Ascom
16 de Junho de 2021 as 08h 11min

Celebrado hoje, 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa marca a importância de um trabalho de conscientização sobre a temática. Para educar as novas gerações sobre a importância de se garantir aos idosos o direito à uma velhice segura e saudável, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Desde então, os trabalhos são intensificados a cada ano.

Com a frase: “Cuidar para ser cuidado”, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), está trabalhando a temática. No município, o atendimento à pessoa idosa é feito por profissionais especializados no Centro de Referência da Assistência Social (Creas), que oferece apoio e orientação a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência. Além desse amparo, os idosos contam com toda uma rede social de suporte físico e emocional.

De acordo com a psicóloga Andrea Jascowski, a maior parte dos casos de violação de direitos de idosos que chegam ao conhecimento do Creas estão relacionados à negligência e abandono. Essas violações ocorrem por diversas razões, dentre elas o abandono dos filhos pelos pais na infância, conhecido como abandono afetivo inverso. 

“Para falar de idosos é preciso voltar ao passado e ver como foi o vínculo dele com a família, porque é na velhice que isso vai refletir. Geralmente os idosos são abandonados por suas famílias porque não cuidaram delas quando os filhos eram pequenos. São filhos que hoje não querem, não podem ou não conseguem cuidar dos pais, em função desse abandono sofrido no passado”, frisa.

Segundo Andrea, para garantir um envelhecimento saudável e tranqüilo é necessário que os vínculos sejam construídos ao longo dos anos dentro do contexto familiar. “A família é a base para a construção desses vínculos”, garante.

A assistente social do Creas, Marcia Milesi, explica que o abandono não é necessariamente físico, pode ser também resultado de agressões, alcoolismo, maus tratos ou até abusos sexuais praticados pelo pai no ceio familiar e isso vai se perpetuando de uma maneira que quando chega a vida adulta desses filhos, os pais - então na velhice, acabam sendo abandonados com essa justificativa. 

“Percebemos, muitas vezes, que por traz de um idoso abandonado há uma família que sofreu abandono. Não podemos generalizar, mas a maioria dos casos que chegam até nós são de idosos negligenciados que sofreram rompimento de vínculos afetivos com a família devido ao abandono dos filhos ou por violações de direitos destes enquanto crianças ou adolescentes", complementa.

Marcia conta ainda que, em muitos casos, são idosos que tiveram problemas com o alcoolismo ao longo da vida e se afastaram da família. “Muitos vivem longe da família há anos porque caíram no mundo em função do vício do álcool, e muitas vezes a família perdeu o contato”.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, alerta para as violações dos direitos dos idosos e a importância da denúncia em casos de abandono ou maus tratos. 

“Quando uma denúncia é feita, o Creas é acionado para que sua equipe verifique se a acusação procede. Uma vez identificada a violação, a equipe tenta fazer a regulação do direito e, se isso não for possível, é encaminhada para o órgão competente para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica Jucelia.

As denúncias podem ser feitas ao Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, 190, e na Secretaria de Assistência Social.

Os idosos do município contam ainda com o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), destinado à prática de atividades físicas e promoção de momentos de lazer e descontração. Lá também recebem orientações quanto a maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, exploração financeira, entre outros tipos de violência praticada contra idosos. Desde o ano passado, o CCTI está com as atividades paralisadas devido da pandemia do Covid 19.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Lucas do Rio Verde

Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde

Município segue Plano Nacional de Operacionalização e Imunização do Ministério da Saúde na vacinação contra a Covid-19

02 de Agosto de 2021 as 15h30

Lucas do Rio Verde

Covid-19: Lucas do Rio Verde não recebe doses de vacina suficientes para uma nova convocação de faixa etária

Devido à nova variante do coronavírus, Estado segue prioridade nacional enviando a maior parte de primeiras doses para municípios em área de maior risco, na fronteira

02 de Agosto de 2021 as 15h30

Sorriso

Parada Legal volta a Sorriso para atender caminhoneiros

Diante do quadro do novo SARS-COV-2, a programação foi adaptada para atender às

02 de Agosto de 2021 as 12h30

Lucas do Rio Verde

PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos completos ou mais

Doses recebidas pelo Governo do Estado não são suficientes para uma nova convocação de faixa etária nesta semana

02 de Agosto de 2021 as 12h15

Lucas do Rio Verde

Com apoio da Prefeitura e Governo do Estado, Grupo Santos participa de competição nacional de Futsal

Equipe de Lucas do Rio Verde é a única do estado na competição

02 de Agosto de 2021 as 12h00

Lucas do Rio Verde

Agosto Lilás chama atenção para o combate à violência doméstica

Palestras, fixação de cartazes e faixas, sensibilização da sociedade e inauguração de Núcleo são algumas ações programadas

02 de Agosto de 2021 as 12h00

Sorriso

Após reinauguração, Centro de Convivência da Pessoa Idosa retoma atividades

O espaço foi totalmente reestruturado, com ampliação de mais de 900 m². A

02 de Agosto de 2021 as 11h45

Lucas do Rio Verde

Primeira colheita de horta comunitária abre comemorações de aniversário do município

Autoridades municipais estiveram presentes no evento no bairro Tessele Júnior 

02 de Agosto de 2021 as 10h45

Sorriso

Só em 2021, Município já investiu mais de R$ 2 milhões em cirurgias

Entre as pessoas que passaram por procedimentos recentes, estão pacientes como &n

02 de Agosto de 2021 as 10h45

Sorriso

Prefeitura protocola projetos para alteração da data-base e concessão da RGA

“Nós prontamente atendemos a solicitação do Sinsems. A Administração Mun

02 de Agosto de 2021 as 10h15

Sorriso

Confira a agenda da Ouvidoria Itinerante desta semana

02 de Agosto de 2021 as 10h00

Sorriso

Prefeitura confirma mais um óbito em decorrência da covid-19

02 de Agosto de 2021 as 10h00

Sorriso

Junto a produtores, equipe da Prefeitura avalia ações da Semtra

Todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Semtra, é acompanhado p

02 de Agosto de 2021 as 08h00

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno

Mês que faz alusão à amamentação será dedicado para ações de celebração e conscientização

01 de Agosto de 2021 as 15h15

Lucas do Rio Verde

Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde

No período de pandemia, 33 anos do município serão comemorados com adaptações

01 de Agosto de 2021 as 08h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO