Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
Evento teve a participação de diversas autoridades do município e estado
Fonte:Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
16 de Setembro de 2021 as 10h 15min

Atender de forma adequada às vítimas de violência já é uma realidade em Lucas do Rio Verde. O Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, com início em maio deste ano, teve sua sede inaugurada no fim da tarde desta quarta-feira (16). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, onde diversas autoridades municipais e do estado estiveram presentes. Em seguida, houve o descerramento da placa nas instalações no núcleo, que fica ao lado da Delegacia.
Na inauguração estiveram presentes o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e Secretaria de Assistência Social, Janice Ribeiro, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, além de outras autoridades da Polícia Civil, forças de segurança, Judiciário, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, e vereadores do município.
O novo espaço do Núcleo garantirá atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, e de crimes sexuais. O local contará com profissionais capacitados para acolher essas vítimas de forma diferenciada e conta também com atendimento psicológico integrado.
Durante a cerimônia, e equipe do núcleo exibiu um vídeo do depoimento de uma mulher vítima de violência em Lucas do Rio Verde, que recebeu auxílio para sair desse ciclo. Ela esteve no evento e foi homenageada pelas mulheres que vem realizando os trabalhos na unidade.
“Esse núcleo é um importante avanço para Lucas do Rio Verde. Ele representa muito sobre o apoio que daremos às mulheres. Temos a expectativa de avançarmos na área de segurança pública. Solicitamos ao delegado-geral Mário Demerval para que criássemos a Delegacia da Mulher e uma delegacia especializada em roubos e furtos”, destacou Miguel Vaz, chefe do Executivo.
Desta forma, a vítima não terá atendimento na recepção convencional da Delegacia, mas em um local específico com atendimento realizado por mulheres, como a legislação prevê, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Núcleo é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e terá suporte da Secretaria de Assistência Social, por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. Ao todo, sete profissionais atuarão nos atendimentos da unidade. A construção da estrutura do núcleo, alocado junto à Delegacia de Polícia da cidade, teve apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
“Muitas mulheres, quando se aproximam de uma delegacia convencional, se deparam com alguém do sexo masculino para atender e às vezes um olhar até recriminatório e a mulher acaba até desistindo de fazer sua denúncia. Agora as mulheres se sentirão encorajadas, mais confiáveis com toda essa equipe e estrutura que montamos aqui”, considerou em sua fala a primeira-dama Janice Vaz Ribeiro.
Mário Demerval destacou em sua fala os planos futuros da PJC em ampliar o atendimento da corporação em Lucas do Rio Verde, aumentando o prédio da Delegacia já existente e a possível construção de uma Delegacia da Mulher.
“Estabelecemos de maneira muito positiva a vinda de um novo delegado para cá, talvez até uma mulher, que ficaria responsável pelo núcleo. Posteriormente esse núcleo, com alteração legal, com a vinda de um novo prédio, poderia se transformar em uma delegacia especifica e atendendo de maneira especializada as mulheres”, explicou delegado-geral.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Cidades
Sorriso divulga vencedores da Etapa regional do 17º FETRAN
Apoiada pela Prefeitura e sob a coordenação da secretaria municipal de Educaçã
19 de Agosto de 2022 as 13h30Agendamento para inscrições do Águas do Cerrado termina neste fim de semana
Para as inscrições só serão atendidas as pessoas agendadas
19 de Agosto de 2022 as 11h45Guarda Municipal dá início ao período de orientação aos condutores
E onde as lombadas estão instaladas? Então, a regra é clara: com lombada eletr
19 de Agosto de 2022 as 11h30Dia D da Semana do Bebê reúne famílias no Parque de Exposições
Nos próximos dias, continuarão a ser realizadas atividades nas salas de espera dos PSFs
19 de Agosto de 2022 as 11h00Em reunião, Prefeitura destaca avanços na solicitação de ACSs e ACEs
19 de Agosto de 2022 as 10h15
Equipe do SAE leva orientação e informação à colaboradores de empresa
19 de Agosto de 2022 as 10h15
Confira as apresentações deste fim de semana
Segue a programação: Sábado 20/08 Local: Praça da Integração Artista: Pla
19 de Agosto de 2022 as 09h15Parceria entre Prefeitura e Sebrae oferta curso com o tema “vendas”
19 de Agosto de 2022 as 09h15
Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na pavimentação da Linha 13
Equipes atuam na preparação de solo e aplicação das camadas de base
18 de Agosto de 2022 as 18h45Gestão Municipal inicia a 12ª edição do Campeonato de Futebol Amador
São 32 equipes e mais de 800 atletas na competição
18 de Agosto de 2022 as 16h45Superintendente do Incra vem a Sorriso tratar da regularização do PA Jonas Pinheiro
Uma reunião nesta quarta-feira (17), no Paço Municipal com a presença do superi
18 de Agosto de 2022 as 13h30Atletas sorrisenses disputam diversas modalidades no fim de semana
BRASILEIRO SUB-18 DE ATLETISMO Nove atletas da Associação Sorrisense de Atletis
18 de Agosto de 2022 as 13h00Prefeitura inaugura o campo de futebol do Rota do Sol
18 de Agosto de 2022 as 13h00
Aegea apresenta plano de investimentos de mais de R$ 150 milhões na Águas de Sorriso
“Um contrato tem que servir a todas as partes, temos convicção que vamos chega
18 de Agosto de 2022 as 13h00Equipe do CAE realiza orientações à empresários de Boa Esperança
18 de Agosto de 2022 as 09h00