Casa Cidadã completa 1 ano de trabalho devolvendo dignidade a quem precisa
Abrigo temporário já recebeu mais de 800 pessoas visando o resgate à sociedade
Fonte:Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28 de Junho de 2022 as 14h 00min

Possibilitar dignidade às pessoas em situação de rua, vulnerabilidade ou de passagem por Lucas do Rio Verde é por meio de oportunidades. A Casa Cidadã, abrigo temporário da cidade mantido pela Prefeitura, se tornou realidade e completou o primeiro ano de vida em abril.
De acordo com o relatório anual, o lar acolheu mais de 800 pessoas com a tentativa de resgate do indivíduo à sociedade. O abrigo é um espaço que se soma aos trabalhos do Serviço da Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Como sugere o nome da casa, o propósito é devolver essa cidadania que, porventura, foi perdida por algum motivo. Saber que existe um espaço para o recolhimento destas pessoas em situação de rua é um grande ganho”, explica o coordenador da Casa Cidadã, Everton Silva.
Ao analisar a situação que a cidade se encontrava e buscando soluções positivas, a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, idealizou um projeto piloto inovador no estado. “Nos veio o questionamento da quantidade de pessoas que havia nas praças da cidade e como poderíamos ajudar. Chegamos à conclusão que precisávamos criar um projeto piloto de um lar temporário municipal, grande e acolhedor, que não seria apenas um dormitório. De início, a Casa Cidadã comportou 50 pessoas assim que começaram os serviços e, até agora, trabalhamos para que a pessoa consiga oportunidades de emprego, encontrar a sua família, emitir documentos, e demais resoluções de problemas que ela necessita”, frisou a secretária.
O lar conta com uma equipe de quatro componentes, sendo um coordenador, uma assistente social e dois monitores, que organizam uma rotina para os acolhidos. Às 6h da manhã despertam e fazem a limpeza de toda unidade. Das 6h30 às 7h, tomam o café da manhã e vão resolver seus assuntos, como procurar emprego, documentos, saúde, etc. A tolerância de entrada é às 20h, sendo a hora da janta. Às 22h é feito o toque de recolher.
José Dinar, ex-morador de rua, recebeu o acolhimento da Casa Cidadã e agora colhe os frutos. Conseguiu um trabalho e mora de aluguel em uma quitinete. “Um grande desenvolvimento não só para a minha vida, mas para a vida de todos que precisam de apoio. Os profissionais da assistência social têm o prazer de nos receber, nos tratam da melhor maneira possível”, revela José.
Para auxiliar nos trabalhos com os acolhidos, parcerias foram realizadas com a Defensoria Pública, Ministério Público, Sindicato Rural, Senar-MT, Senai, entre outros. O envolvimento das instituições resultou em serviços gratuitos, como emissão de documentos, confecção de currículos, declarações documentais, encaminhamentos para entrevistas de empregos, exames médicos e busca de familiares.
Cursos profissionalizantes também são oferecidos aos acolhidos. O espaço conta com uma horta e todos receberam capacitação para aprender técnicas como montar jardins, lidar com grama e plantio de plantas ornamentais. Além deste curso, o de confecção de utensílios com sobras de madeira e operador de máquinas pesadas contemplaram as atividades dos assistidos.
Intensificando os trabalhos da Casa Cidadã, há o projeto Pólen Leitura e Escrita, uma biblioteca instalada nas dependências do lar, uma iniciativa da escritora luverdense Leni Zilioto, em parceria com a Sociedade Literária LRV e Institut Cultive Suisse Brésil. Os livros são arrecadados por meio de doações e ficam disponíveis para os acolhidos.
O prefeito Miguel Vaz ressalta que a Casa Cidadã é mais um projeto que se concretiza, firmando o compromisso de que Lucas do Rio Verde é uma terra de oportunidades. “Neste primeiro ano, posso dizer que foram colhidos bons frutos, já que cuidamos da ressocialização, pessoas saíram das ruas, retornando ao mercado de trabalho. Alcançamos o objetivo, mas ninguém faz nada sozinho. É importante a compreensão e a participação da sociedade, dos poderes, inclusive o Poder Legislativo também, para que o olhar seja direcionado para a solução dos problemas. Aos que escolheram vir para cá e, por alguma razão enfrentam dificuldades aqui na cidade, que a pessoa seja encaminhada e consiga encontrar o seu caminho”, conclui o prefeito.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Cidades
Gestão Miguel Vaz lança concurso público com mais de 150 vagas em Lucas do Rio Verde
O anúncio da publicação foi feito pelo prefeito e vice-prefeito, nesta segunda-feira (15)
15 de Agosto de 2022 as 13h45Prefeitura e Creci-MT trabalham para aprimorar sistema tributário
“As coisas hoje estão mais rápidas e precisamos também acelerar estes process
15 de Agosto de 2022 as 13h00Ofertado na USF do Jonas Pinheiro, o serviço de teledermatologia foi destaque na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS de 2019
15 de Agosto de 2022 as 13h00
Prefeitura lança edital do Promic "Festival da Cultura 2022"
Esse é o principal edital de fomento aos artistas e produtores culturais do Munic
15 de Agosto de 2022 as 13h00Unidade móvel do Hospital do Amor atenderá na Zona Leste e no Mário Raiter
Na terça e na quarta-feira, 23 e 24 de agosto, o atendimento será em frente a US
15 de Agosto de 2022 as 13h00Obras e serviços serão licitados nesta semana
Confira a programação dos próximos dias: 16 de agosto (terça-feira), às
15 de Agosto de 2022 as 13h00Gestão Miguel Vaz lança concurso público com mais de 150 vagas em Lucas do Rio Verde
O anúncio da publicação foi feito pelo prefeito e vice-prefeito, nesta segunda-feira (15)
15 de Agosto de 2022 as 11h45Inscrições abertas para o Campeonato de Futsal Aberto
15 de Agosto de 2022 as 11h15
Município assina termo de fomento com a ONG Cirinho Sorrindo
15 de Agosto de 2022 as 11h15
Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação começam nesta segunda (15) em Lucas do Rio Verde
O dia D de Vacinação das campanhas acontecerá no dia 20 de agosto
15 de Agosto de 2022 as 10h45Campanha chama atenção para o combate à violência contra a mulher
Em Sorriso, a campanha será promovida pela Secretaria Municipal de Assistência S
15 de Agosto de 2022 as 08h00Coleta de resíduos será no Setor 3 de Sorriso
Como embalar estes resíduos? &nb
15 de Agosto de 2022 as 08h00Prefeitura lamenta a morte de Beatriz Alves de Freitas
14 de Agosto de 2022 as 20h00
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
Ferramenta pode ser utilizada por mulheres com medida protetiva em Lucas do Rio Verde
13 de Agosto de 2022 as 09h30CDL Lucas antecipa comemoração do Dia dos Pais em ação promocional
Entidade sorteou três generosos kits de churrasco e está promovendo um campanha no mês dos pais e irá sortear um celular Samsung A22
12 de Agosto de 2022 as 19h55