Canal Digital

Uso dos canais digitais do Sicoob cresce e permite que a comunidade cooperativa continue ativa durante a quarentena

Entre março e maio, a quantidade de transações nos canais digitais do Sicoob cresceu 37%

Fonte: Assessoria
07 de Julho de 2020 as 13h 40min

Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob - Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil - cresceu 37% em quantidade de transações. Somente em maio de 2020, os canais digitais foram responsáveis por 84,46% das transações totais do Sicoob. Ainda em relação às transações totais, o celular foi responsável sozinho por 63,82% das transações. Pelo smartphone, os cooperados têm acesso a um rico portfólio de produtos e serviços, como linhas de crédito com taxas mais justas e acessíveis, opções para investimentos com remuneração competitiva e inúmeros produtos diferenciados como seguros, consórcios, previdência, cartões virtuais e outros meios de pagamento.

Além do constante incentivo do Sicoob aos seus cooperados para uso dos canais digitais, disponíveis em regime ininterrupto (24h por dia durante toda a semana), a instituição tem disponibilizado em sua Jornada de Transformação Digital uma quantidade expressiva de produtos e facilidades em seus canais digitais com o objetivo de aprimorar a experiência dos seus cooperados na contratação, utilização dos serviços financeiros disponíveis e para apoiá-los ainda mais nesse momento de crise e isolamento social provocados pela Covid-19. A campanha lançada em nível nacional foi batizada de "Não podemos dar as mãos, mas podemos unir as nossas atitudes e fazer a diferença!".

"Dentre todos os lançamentos nesse período, alguns fizeram muita diferença e agregaram muito valor ao nosso cooperado e fortaleceram ainda mais o cooperativismo financeiro", afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob e do Sicoob.

Assim que iniciaram as medidas de isolamento para conter a propagação da doença no País e as agências bancárias passaram a fechar as portas com duas horas de antecedência, com o objetivo de facilitar a adesão e o uso dos canais digitais, o Sicoob disponibilizou um recurso que permite aos cooperados cadastrarem e alterarem as suas senhas e habilitarem os seus dispositivos para terem acesso a todos os produtos e serviços da sua cooperativa por meio dos canais digitais sem precisarem se deslocar até uma agência e para isso utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial.

"Preocupados com a saúde física dos nossos cooperados e a segurança para movimentação da sua conta, disponibilizamos essa solução que permitiu, mesmo de casa, a habilitação de 40% a mais de celulares para acesso digital às contas se compararmos os números do mês de maio ao que foi habilitado em fevereiro desse ano", afirma Antonio Vilaça Júnior - Diretor de TI do Sicoob.

Outra medida muito importante foi a disponibilização da possibilidade de realização de assembleias virtuais por meio do app Sicoob Moob. "No cooperativismo, o cooperado além de cliente de uma instituição financeira cooperativa é também sócio/dono. Sendo assim, mesmo em tempos de isolamento social, o nosso cooperado pode participar ativamente, por meio do app Moob, da transmissão ao vivo das assembleias e exercer o seu direito de voto nas decisões da sua cooperativa", ressalta Almada. Ele ainda afirma que ao todo, mais de 70 assembleias foram realizadas durante a quarentena.

A próxima novidade prevista para este mês é o lançamento do canal corporativo Whatsapp em que a Alice apoiará tanto o processo de relacionamento e engajamento dos cooperados, como também possibilitará a realização das primeiras transações neste canal utilizando recurso de interpretação de linguagem natural disponível na inteligência artificial do Sicoob. Assim, será possível, por meio de interações, consultar saldo e extrato de conta corrente e, num segundo momento, manifestar a intenção e realizar saques sem utilização do cartão.

Maior cooperativismo via aplicativo
O Sicoob registrou, durante a quarentena, um aumento de 49,5% na abertura de novas contas pelo processo de associação digital disponível por meio do app FaçaParte, se comparado aos números do início do ano. No total, atualmente são mais de 4,7 milhões de cooperados que mesmo durante a quarentena atuam como donos de suas próprias cooperativas por meio dos canais digitais decidindo os rumos e não somente consumindo produtos e serviços financeiros com condições justas, mas também sendo beneficiado diretamente da divisão de sobras periodicamente. "A quarentena evidenciou que o Sicoob está preparado para responder com tempestividade ao ‘novo normal’ que exige a aceleração da jornada de transformação digital das instituições. O cooperativismo financeiro mais uma vez sairá fortalecido desse momento de crise e continuará firme em seu propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade", reforça Almada.

Alice, a assistente virtual do Sicoob
Ainda nesse período, foi lançada oficialmente a Alice - atendente virtual do Sicoob. Criada pelo Programa de Transformação Digital do Sicoob, a Alice é um chatbot, serviço de conversa e interação on-line por meio de mensagens, com inteligência artificial inovadora que oferece um canal de atendimento totalmente virtual, ágil e eficiente, se destacando por proporcionar uma experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. A Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural, sendo uma iniciativa importante dentro do nosso programa de Jornada Cognitiva. Por meio de um bate-papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da Central de Atendimento, como, por exemplo, consultas relativas ao cartão de crédito, efetivação de transações financeiras, dicas de educação financeira, entre outras. Mais de 70% dos casos já são solucionados pela Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de relacionamento do cooperado.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tecnologia

Governo dialoga com startup para atrair novo perfil de investidores para o Parque Tecnológico

A organização está interessada na prospecção de parceiros que desenvolvam arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente

10 de Maio de 2022 as 11h15

Tecnologia

Seciteci fortalece relacionamentos em evento mundial de inovação e tecnologia

Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos

06 de Maio de 2022 as 16h45

Tecnologia

Governo busca atrair novos investidores em evento internacional de inovação e tecnologia

Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos

06 de Maio de 2022 as 16h45

Tecnologia

Reeducandos concluem cursos de qualificação profissional na Penitenciária Mata Grande

Capacitação foi uma parceria da unidade penal com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) e a associação católica Obra Kolping

21 de Abril de 2022 as 09h15

Tecnologia

Governo de MT amplia parceria com a UFMT para incentivo à atividade de pesquisa

Por meio da Seciteci, o Estado investirá cerca de R$ 20 milhões no lançamento de editais para ampliar laboratórios de pesquisa

21 de Abril de 2022 as 09h15

Nova Marca

Facebook muda de nome e agora se chama Meta

Rede social segue com o mesmo nome, mas ficará subordinada à nova marca junto com WhatsApp e Instagram. Mudança ocorre em meio a críticas à empresa depois que documentos internos revelaram uso de algoritmo que facilitava propagação de informações

29 de Outubro de 2021 as 07h35

Algumas projeções para os smartphones até o fim da década

18 de Outubro de 2021 as 18h14

Instabilidade

WhatsApp, Instagram e Facebook ficam foram do ar nesta segunda

Instabilidade nas três plataformas atinge usuários de diversos países; empresas ainda não informam o que aconteceu

04 de Outubro de 2021 as 14h46

Tecnologia

Mato-grossenses podem solicitar primeiro emplacamento e transferência via App MT Cidadão

Atualização do aplicativo MT Cidadão facilita a vida dos usuários e inclui uma série de serviços públicos digitais

22 de Setembro de 2021 as 13h45

Tecnologia

Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária

Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. O curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos

10 de Setembro de 2021 as 09h30

Tecnologia

Seciteci entrega diploma para estudantes da região Sul de Mato Grosso

Os cursos iniciados em 2017 foram concluídos em 2020, porém por conta da pandemia, a entrega dos diplomas foi adiada e somente agora a ação foi concretizada

03 de Setembro de 2021 as 10h30

Tecnologia

Mais de 20 mil pessoas participaram da Semana da Inovação de Mato Grosso, realizada de forma virtual

Na SIMT também foi lançado Prêmio Inova Mato Grosso, como forma de reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado

31 de Agosto de 2021 as 13h45

Tecnologia

Médico fala sobre mitos e verdades da Covid na Escola Técnica de Sinop

A equipe se prepara para que a retomada das aulas presenciais aconteça de forma segura e consciente

27 de Agosto de 2021 as 14h00

Tecnologia

Secretário destaca investimentos em inovação para superar desafios do agro

Secretário Nilton Borgato participou de evento na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso

26 de Agosto de 2021 as 10h45

Tecnologia

Seciteci realiza 1º Encontro Estadual de diretores e coordenadores das Escolas Técnicas

O evento ocorreu das 08h às 17h, nesta terça-feira (24.08) no plenário da Assembleia Legislativa

25 de Agosto de 2021 as 08h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO