Energia Elétrica

Fávero quer isenção de ICMS para pacientes do sistema ‘Home Care’

O proprietário do imóvel deverá requer o benefício junto ao sistema de processo eletrônico da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Fonte: Joelma Pontes | Assessoria
18 de Fevereiro de 2020 as 11h 31min

“Sabemos que o Imposto incidente nas faturas de energia elétrica em Mato Grosso é na ordem de 10% a 30%, valor este que poderá agregar na qualidade de vida, ou ainda, sobrevida do paciente”, defende o deputado estadual Silvio Fávero, autor do projeto de lei Nº 54/2020, que regulamenta a isenção do ICMS das contas de energia elétrica dos imóveis residenciais onde pacientes são atendidos no sistema ‘Home Care’, isto é, atendimento domiciliar.

A iniciativa de Fávero prevê que o paciente ao requerer a isenção, deverá comprovar rendimento socioeconômico no limite de até três salários mínimos, para assegurar o direito de isenção de ICMS. O requerimento deverá ser feito através do sistema de processo eletrônico da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e apresentar laudo médico relatando a doença com Código Internacional da doença (CID), seu histórico e a necessidade do tratamento.

Segundo Fávero, um dos principais problemas enfrentados por quem precisa manter permanentemente em casa equipamentos médicos essenciais, como de aspiração de secreções ou de apoio à respiração, é a dificuldade de pagar a conta de energia. “Se não bastasse, devido o clima de nosso estado o aparelho de ar condicionado no ambiente de repouso é necessário funcionar quase que 24 horas”, argumentou o deputado.

Em 2011, quase uma década atrás, os Ministérios da Saúde e de Minas e Energia, emitiram uma portaria garantindo a isenção do ICMS da conta de luz aos pacientes que dependem do atendimento hospitalar em domicílio. Mas, diferente do que trata a proposta apresentada por Fávero em Mato Grosso, apenas famílias inscritas no Cadastro Único de Saúde do Governo Federal e percebem até meio salário mínimo por pessoa da família, podem ser contempladas.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Agenda Presidencial

Silvio Fávero e Nelson Barbudo articula com vice-presidente avanços para o desenvolvimento sustentável e implantaçâo do Colégio Militar

Deputado estadual Silvio Fávero e o Deputado Federal Nelson Barbudo reuniram com o Vice-Presidente General Hamilton Mourão, nesta quarta-feira(20), em Brasília.

21 de Janeiro de 2021 as 18h18

Lucas do Rio Verde

Silvio Fávero viabiliza recursos para ônibus escolar e finalização das obras da E.E. Tarsila do Amaral

Assinatura de convênios para a Educação foi realizada na manhã desta terça-feira (19), no Palácio Paiaguás.

19 de Janeiro de 2021 as 17h13

Vacinação Covid-19

Silvio Fávero apresenta Projeto contra obrigatoriedade de vacinação em MT

A iniciativa do parlamentar visa assegurar o direito dos cidadãos mato-grossenses decidirem ou não pela sua vacinação contra a COVID-19.

15 de Janeiro de 2021 as 18h44

ENEM

Deputado de MT entra com ação na Justiça Federal para adiar Enem por causa da Covid-19 no estado

Deputado e médico sanitarista alerta que 98 mil estudantes de MT farão a prova aglomerados em salas fechadas, com risco de agravar a pandemia.

15 de Janeiro de 2021 as 15h18

Alvará em Lucas

Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza desconto de 10% para renovação de alvará

A discussão já havia ocorrido antecipadamente junto ao Executivo e a sugestão acatada foi de desconto nas renovações de alvarás neste início de ano com pagamento feito até o dia 15

15 de Janeiro de 2021 as 10h49

Assessoria

Autor de Lei, Silvio Fávero elenca benefícios do ensino militar para estudantes e sociedade

Autor da Lei estadual, Lei nº 11.273/20, que regulamentou as normas e possibilitou a expansão do ensino militar no Estado de Mato Grosso, o deputado estadual Silvio Fávero elenca os principais benefícios desta metodologia para os estudantes, comunidad

14 de Janeiro de 2021 as 17h34

Conexão Solidária

Nova Lei de Silvio Fávero cria campanha de doação de aparelhos eletrônicos a estudantes da rede pública de ensino

Sancionada Lei nº 11.289/21, de autoria de deputado estadual Silvio Fávero, que incentiva a doação de aparelhos tecnológicos a estudantes em situação de vulnerabilidade social.

14 de Janeiro de 2021 as 14h13

A Favor da Advocacia

Sancionada Lei de Silvio Fávero que altera contagem de prazo no processo administrativo tributário

Sancionada Lei nº 11.286/21, que se soma com outras iniciativas de Silvio a favor da categoria, que o projetou profissionalmente.

14 de Janeiro de 2021 as 14h11

Acordo

Deputado faz acordo com MP após fazer festa para comemorar eleição de vereador em Cuiabá e vizinhos reclamarem do barulho

Conforme a notícia que chegou ao MP, as festas na casa de Faissal são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança.

06 de Janeiro de 2021 as 20h31

Atuante

Silvio Fávero conquista mais uma ambulância para a região Médio Norte

Com forte articulação, deputado Silvio viabiliza R$160 mil reais para aquisição de uma ambulância, desta vez beneficiando os cidadãos do município de Ipiranga do Norte.

05 de Janeiro de 2021 as 14h13

Bastidores

Deputado mantém empenho pela volta da UTI neurológica em Lucas do Rio Verde

Sílvio Fávero cobrou do governo Mauro Mendes, a volta da antiga UTI Neurológica que funcionava no Hospital São Lucas

05 de Janeiro de 2021 as 14h06

Eleições

Sem adversários, irmãos são eleitos prefeito e vice de município de MT

Os dois fazem parte da Coligação Juntos Podemos Mais (PODEMOS/PP) e foram os únicos na disputa pela prefeitura do município.

05 de Janeiro de 2021 as 08h43

Legislativo 21/22

Daltro Figur é eleito Presidente da Câmara de Vereadores pelos próximos dois anos

Daltro ainda disse que o legislativo e executivo atuarão de forma muito próxima

02 de Janeiro de 2021 as 09h46

VLT

Prefeito de Cuiabá toma posse e diz que vai acionar Justiça para que governo de MT não troque VLT por BRT

Durante cerimônia de posse, Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a criticar decisão 'unilateral' do governo do estado, anunciada em dezembro, para trocar o modal de transporte.

02 de Janeiro de 2021 as 08h10

Posse

Presidente da Câmara de Acorizal assume prefeitura com escolta da PM; veja lista de eleitos

O prefeito eleito Meraldo Sá (PSD) não foi empossado no cargo porque teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

02 de Janeiro de 2021 as 08h03

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Você pretende tomar a vacina contra o Coronavírus?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO