Polícia

Projeto da Polícia Civil promove palestra sobre violência doméstica com homens que respondem a procedimentos policiais

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Um projeto da Polícia Civil de Mato Grosso começou a ser desenvolvido em C...

Fonte:PJC MT
20 de Maio de 2021 as 20h 20min

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT

Um projeto da Polícia Civil de Mato Grosso começou a ser desenvolvido em Cuiabá para levar informações sobre a violência doméstica e familiar e esclarecimentos legais a homens que respondem a procedimentos instaurados pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher da Capital. Dos 27 homens notificados pela delegacia para comparecer à palestra como parte do procedimento policial, 14 deles se reuniram nesta quarta-feira (19) com a equipe de policiais da  Coordenadoria de Polícia Comunitária.

O projeto "Papo de homem para homem" foi originalmente criado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande pelo delegado Cláudio Álvares e levou palestras preventivas ao público masculino em escolas, empresas e órgãos públicos trabalhando na base da educação dos jovens a importância de respeito às mulheres e a conscientização sobre os desgastes e o sofrimento perpetuados pela violência doméstica não só para a mulher, mas para toda a família.

A partir desse ano, o 'Papo de homem para homem' passou a integrar as atividades da Coordenadoria de Polícia Comunitária que engloba outras ações sociais e preventivas realizadas pela Polícia Civil com o público estudantil e também com comunidades. A intenção, conforme explica o delegado-geral adjunto, Gianmarco Pacola Capoani, é ampliar a gama de atividades preventivas levadas à população e contribuir para que informações qualitativas sobre todos os tipos de crimes e formas de preveni-los cheguem a mais pessoas.

Na abertura da palestra nesta quarta-feira, o delegado destacou ao público masculino presente a importância de encontrar alternativas para que o ciclo da violência doméstica seja quebrado, além do trabalho realizado pela Polícia Civil para conscientizar agressores sobre as consequências da violência no contexto infrafamiliar. "Nossa intenção ao ampliar o projeto é levar informação e esclarecimento sobre a legislação, fazê-los conhecer todos os aspectos legais e as consequências dos atos praticados, assim como se processa o ciclo da violência, as formas em que ela é praticada. A Delegacia de Polícia é a primeira porta do atendimento a vítimas e agressores e nosso papel é também esclarecer sobre os danos que repercutem em toda a família", afirmou o delegado.

O palestrante e investigador, Nilton César, esclareceu sobre a Lei Maria da Penha e a criação da legislação que ampara vítimas de violência doméstica e familiar, que homenageia a farmacêutica de Fortaleza, que durante anos lutou na justiça brasileira para que seu agressor fosse punido legalmente pelos crimes cometidos contra ela. Maria da Penha Fernandes ficou paraplégica após sofrer duas tentativas de homicídio em 1983 por parte de seu marido. Somente em 2002, 19 anos e seis meses após os fatos, é que o agressor foi condenado, cumprindo somente dois anos de prisão.

Nilton César pontuou ainda sobre os tipos de violência praticados, que são avaliados muitas vezes como atitudes corriqueiras e sem importância, mas que causam danos severos e podem terminar em consequências ainda mais graves. "A violência não é apenas a física. Ela se manifesta também psicologicamente, no patrimônio e sexualmente", explicou.

Expansão nas regionais

O coordenador de Polícia Comunitária, investigador Gaspar Figueiredo, destaca que a intenção ao ampliar o projeto é atingir um público cada vez maior, com a intenção de também colaborar para que os índices de crimes de violência doméstica sejam gradativamente reduzidos e mostrar que a caldo cultural que vem de gerações, com valores estereotipados e comportamentos misóginos, estão na base da violência doméstica.

O projeto 'Papo de Homem para homem' também será desenvolvido nas regionais da Polícia Civil no interior do estado, com a capacitação de policiais civis para levar informações sobre violência doméstica e a legislação aplicada ao público das cidades atendidas pela iniciativa da Polícia Comunitária.

Fonte: PJC MT

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Policia

Condenado

Réu é condenado a mais de 40 anos de prisão por estupro e feminicídio

o crime foi cometido em 08 de março de 2020, no Dia Internacional da Mulher

14 de Abril de 2022 as 13h56

Roubo a mão armada

Em Lucas: ladrões invadem residência, atiram em morador e roubam dinheiro

Vítima está em estado grave no Hospital São Lucas

27 de Janeiro de 2022 as 19h08

Desacato em Cuiabá

Cliente joga cerveja em policial e é presa por desacato em Cuiabá; veja o vídeo

Conforme a PM, a cliente apresentava sinais de embriaguez e foi encaminhada à Central de Flagrantes.

12 de Outubro de 2021 as 16h40

Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa é morto pela polícia em Goiás

Governador do estado, Ronaldo Caiado, informou que o homem foi capturado nesta segunda-feira (28); Lázaro trocou tiros com a força-tarefa e foi baleado

28 de Junho de 2021 as 13h54

Caso Lázaro

Caso Lázaro: Polícia prende dois acusados de ajudar o Assassino de Ceilândia em fuga que já dura 16 dias

Com um dos acusados foi encontrado um revólver usado por Lázaro e 50 munições. O outro foi flagrado tentando ajudar o psicopata a escapar do cerco montado desde ontem em uma chácara

24 de Junho de 2021 as 21h53

Homicídio em Lucas

Homem é executado no terminal rodoviário em Lucas do Rio Verde

Motociclista teria disparado ao menos quatro vezes e fugido do local

23 de Junho de 2021 as 08h17

Feriadão

PM aborda mais de mil motoristas, prende 10 e notifica 239 pessoas por irregularidades no trânsito

Entre quinta(3) e domingo(6), a Polícia Militar intensificou as ações de fiscalização, montou barreiras policiais e abordagens a condutores de veículos nas principais vias urbanas e rodovias estaduais ( MT-251, BR- 364, MT-010, MT- 040) e toda a reg

07 de Junho de 2021 as 20h33

Patrulhamento Fluvial

Gefron prende três pessoas com 47 kg de drogas no Rio Paraguai

A embarcação se deslocava no sentindo Bolívia/Brasil, com três ocupantes em atitude suspeita

07 de Junho de 2021 as 20h21

Homicídio

Homem é baleado e morto no bairro Pioneiro em Lucas do Rio Verde

O rapaz baleado foi socorrido ainda com vida e levado ao Hospital São Lucas

07 de Junho de 2021 as 08h00

Assalto

Quadrilha ataca 2 agências bancárias e faz reféns em cidade no norte de MT (Vídeo)

No assalto, no estilo Novo Cangaço, os criminosos renderam clientes e funcionários, utilizando-os como escudo humano em frente à duas cooperativas de crédito.

04 de Junho de 2021 as 14h02

Sonegação

Delegacia Fazendária faz operação em Sinop, Sorriso e Lucas combatendo sonegação de R$ 23 milhões

As empresas constituídas operavam de maneira frenética, com emissão de centenas de notas fiscais em curto espaço temporal, saídas interestaduais de grãos sem o devido recolhimento do tributo e aquisição de soja diretamente de produtores rurais, se

01 de Junho de 2021 as 08h58

Polícia

Força Tática encontra 29 tabletes e 63 porções de maconha dentro de frigobar em Rondonópolis

Equipes da 14ª Companhia de Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) apreenderam na tarde deste ...

24 de Maio de 2021 as 09h20

Polícia

Operação da PM aborda 85 veículos, apreende drogas e prende seis pessoas na Estrada do Manso

A Polícia Militar, por meio de unidades do 1º Comando Regional, deflagrou uma força-tarefa para coibir a cr...

23 de Maio de 2021 as 12h50

Polícia

PM prende sete pessoas e resgata 25 animais em rinha de galo no interior

Policiais militares flagraram sete homens em uma rinha de galo, na tarde de sábado(22), no bairro Jardim das ...

23 de Maio de 2021 as 12h50

Polícia

Operação da PM aborda 85 veículos, apreende drogas e prende seis pessoas em barreira na Estrada do Manso

A Polícia Militar por meio de unidades do  1º Comando Regional deflagrou uma força- tarefa para coibir a c...

23 de Maio de 2021 as 11h50

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO