Confira o calendário oficial aprovado pelo TSE para eleições de 2022
Serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados
Fonte:EBC
05 de Janeiro de 2022 as 15h 15min
Com o começo do ano em que haverá eleições, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na eleição de 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.
Já desde 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.
A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.
Entre as datas mais importantes para os candidatos está a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril. Esse é o único período em que parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato.
Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição. Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.
O 2 de abril é também a data a partir da qual os ocupantes de cargos majoritários – presidente, governadores e prefeitos – renunciarem aos mandatos caso queiram concorrer a cargo diferente do que já ocupam.
As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.
No caso do eleitor, uma das datas a que se deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor. Em 11 de julho, a Justiça Eleitoral deve divulgar quantos cidadãos encontram-se aptos a votar. O número serve de base para o cálculo do limite de gastos na campanha.
O calendário completo, com todas as etapas até a diplomação dos eleitos, mês a mês, pode ser conferido no portal do TSE.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Judiciário
Supremo derruba prazo para saque de precatórios e RPVs
Cai artigo que cancelava títulos com valores não sacados após 2 anos
30 de Junho de 2022 as 16h45Número de ações judiciais não reflete discriminação sexual no trabalho
Homossexuais e transexuais recorrem pouco à Justiça, diz ministro
30 de Junho de 2022 as 15h15TSE fixa IPCA para limitar gastos de campanha em 2022
Congresso não aprovou a tempo lei fixando critérios de cálculo
30 de Junho de 2022 as 15h15André Mendonça é eleito presidente da Segunda Turma do STF
Desde dezembro, ministro tomou posse cadeira deixada por Marco Aurélio
28 de Junho de 2022 as 15h15Censo: cai liminar que mandava incluir perguntas de orientação sexual
IBGE diz que só comentará decisão após avaliação da AGU
27 de Junho de 2022 as 13h30Ministério Público do Rio denuncia vereador por importunação sexual
Processo contra Gabriel Monteiro tramita em segredo de Justiça
24 de Junho de 2022 as 16h15Justiça mantém prisão preventiva de Dr.Jairinho
Ex-vereador foi denunciado pelo Ministério Público em maio
23 de Junho de 2022 as 17h00Brasil quer ampliar parceria continental de enfrentamento ao crime
Objetivo é coordenar combate ao crime organizado na América do Sul
23 de Junho de 2022 as 11h45Ex-ministro da Educação será transferido para Brasília
Milton Ribeiro passará por audiência da custódia
22 de Junho de 2022 as 16h45Procurador-geral pede mais reforço para segurança no Vale do Javari
Objetivo é proteger indígenas e servidores que atuam na região
22 de Junho de 2022 as 16h45STJ: planos coletivos devem manter tratamento mesmo com cancelamento
Operadoras devem manter continuidade de tratamento de doenças graves
22 de Junho de 2022 as 16h45Polícia Federal deflagra operação contra desvios no FNDE
Ex-ministro Milton Ribeiro foi preso; PF cumpre outras 4 prisões
22 de Junho de 2022 as 10h30TSE vai receber denúncias sobre desinformação nas eleições
Sistema permitirá que qualquer pessoa possa denunciar irregularidades
21 de Junho de 2022 as 19h15STJ começa a decidir sobre pensão para pets após separação de casal
Pedido de vista suspende julgamento após dois votos
21 de Junho de 2022 as 19h15PGR defende continuidade de investigação sobre mortes de Dom e Bruno
Augusto Aras esteve em Tabatinga, no Amazonas, nesse domingo
20 de Junho de 2022 as 15h45