Crueldade

''É um psicopata'', diz amiga de jovem mantida em cárcere pelo marido

Marido espancava, dopava e torturava jovem de 23 anos em Cuiabá. Advogado diz que empresário se apresentará e negou manter mulher presa.

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 18h 13min

Hélio Pereira Cardoso Neto está com a prisão decretada pela Justiça (Foto: Reprodução)

A jovem de 23 anos que foi mantida em cárcere por dois anos pelo próprio marido, em Cuiabá, se recupera do trauma junto da família dela. Uma amiga íntima dela, que não quis se identificar e não revelou onde a vítima está, afirma que ela ainda está em choque, no entanto, está ciente do que passou. A família e a vítima acusam o marido da jovem, o empresário Hélio Pereira Cardoso Neto, de 37 anos, de ter torturado, espancado e a dopado com remédios por mais de dois anos.

A Justiça de Mato Grosso decretou a prisão preventiva de Hélio, considerado foragido desde o último fim de semana, quando a jovem foi resgatada em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. O advogado dele disse à TV Centro América que o empresário está juntando provas para se apresentar à Justiça e negou que a mulher tenha sido mantida presa.

A jovem foi libertada depois que a família, que não é de Mato Grosso, perdeu contato com ela, já que Hélio impedia a vítima de ter qualquer tipo de comunicação com os familiares. A situação também foi revelada em uma carta enviada à mãe da jovem, onde ela dizia ser controlada e estar presa na própria casa.

“Ela contou para nós que ele, por diversas vezes, socava a cabeça dela, a agredia, pegava o cabelo dela e puxava com muita força. Ele a obrigava a ficar com a cabeça baixa. Durante esses anos ela sequer conseguiu olhar para os lados”, disse a amiga.

A jovem não tinha acesso a telefone, celular ou internet. O marido controlava o que ela poderia assistir da televisão e o que ela poderia ler.

“Se ela estivesse lendo alguma coisa, ela tinha que ler com a cabeça baixa. Se ela colocasse a postura correta, ele dizia: 'por que você está mudando a postura?'. Ele a acompanhava até nas necessidades fisiológicas. Ele é um psicopata. E ela mesmo percebeu que se trata de um louco que precisa de tratamento e precisa ser preso”, afirmou a amiga.

As agressões ocorriam em diversas formas. Se a jovem saísse daquilo que era determinado pelo marido, acabava sendo agredida novamente. A vítima contou que já foi agredida até por ter olhado para fora de casa pela janela da residência.

A família e os amigos revelaram em entrevista que a jovem sabia de outro relacionamento de Hélio, no qual ele teria feito as mesmas coisas com a então mulher. De família evangélica, a jovem acreditava que aquilo seria coisa do passado e que o marido não faria isso com ela.

“Ela era inocente, pensava que aquela situação [as agressões] era normal e que poderia ser vivida e superada no casamento. Por isso, ela se sujeitava. Foi criada na igreja evangélica e pensava que o casamento era único, que não poderia haver divórcio. Ela pensava: 'como me casei, tenho que ficar casada para o resto da vida'. Ela não tinha mentalidade de pensar que aquilo era errado. Ela está em choque, mas agora está ciente de tudo”, declarou a amiga da vítima.

A vítima soube das agressões anteriores pouco antes de se casar. “Ela dizia que ele havia mudado e que era uma pessoa diferente, que ia até à igreja com ela”, disse. A amiga diz que a jovem chegou a se separar de Hélio no final do ano de 2013, depois que começou a ser agredida.

“Ela ficou com a família por 40 dias. Ele insistiu para voltar, disse que não ia mais acontecer aquilo e pediu que ela voltasse para ele. Ela voltou com ele no início de 2014, foi quando o relacionamento com a família dela foi cortado por ele”, lembrou.

O empresário começou a demonstrar interesse pela vítima e a mandar 'mimos' quando ela tinha 12 anos, conforme relato da família. A menina recebia flores, bombons e até joias. A amiga diz que a jovem queria se 'preservar para o casamento' e só começou a ter um relacionamento com Hélio quando completou 18 anos.

A família diz que se sente ameaçada, já que Hélio está foragido, e tem medo que ele possa fazer alguma coisa contra a jovem e contra os familiares dela que vivem em Cuiabá.

 


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estrupo

Mulher acusa homem de estupro em casa no Recanto dos Macucos em Lucas do Rio Verde

Uma mulher compareceu no Batalhão da PM por volta das 20h30 da noite de ontem (16), relatando que teria saído para beber com sua irmã e sua filha de três anos, em uma residência localizada no Recanto dos Macucos, onde haviam três homens

17 de Fevereiro de 2020 as 15h07

Assassinato

Duas pessoas são assassinadas no fim de semana em Primavera do Leste (MT); uma delas apresentava sinais de tortura

Um dos crimes foi a poucos metros da sede do Comando Regional da Polícia Militar.

17 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Incêndio

Criminosos invadem prédio da OAB em Cuiabá, jogam gasolina e tentam queimar processos

Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17).

17 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Assassinato

Produtor rural é assassinado a tiros por motociclista na porta de casa na cidade em MT

A Polícia Civil de Carlinda investiga o caso. Até esta segunda-feira (17) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h53

Acidente

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em MT

Acidente ocorreu quando os policiais estavam atendendo uma ocorrência de assalto em andamento em um mercado.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h49

Novas Placas

Detran contrata empresa para evitar taxas abusivas a motoristas que precisem comprar placas do Mercosul em MT

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (17), 35 empresas estampadoras, situadas em diversos municípios do estado, já estejam credenciadas junto ao Detran para a prestação do serviço.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h32

ROUBO

Ladrão morre baleado por policiais ao roubar carro de servidor com arma de brinquedo em Cuiabá

Dois assaltantes, em uma motocicleta, renderam um servidor público no bairro Duque de Caxias. Na fuga, o ladrão jogou o automóvel contra os policiais, que reagiram e atiraram.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h24

Vaquinha

Família faz 'vaquinha' para tratamento de jovem vítima de acidente em rodovia de MT

Yara Pacheco, de 27 anos, está internada desde novembro e já passou por cinco cirurgias.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h22

Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

14 de Fevereiro de 2020 as 13h17

Disparos

Delegacia é alvo de ataque e disparos atingem porta de vidro em Nova Mutum (MT)

Nenhuma pessoa ficou ferida e ninguém foi preso.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h14

Drogas

Traficante é preso pela 2ª vez ao ser flagrado com 121 tabletes de cocaína em MT

Ação ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira (13) durante operação que investigava uma organização criminosa encarregada do transporte de entorpecentes da Bolívia para o Brasil

14 de Fevereiro de 2020 as 13h11

Prisão

Suspeitos de atirar em carro de agente penitenciaria em tentativa de roubo são presos em MT

No dia do crime, segundo a vítima, os suspeitos estavam encapuzados escondidos atrás do muro da casa dela.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h07

Furto

Ladrões invadem estação de ônibus pela 3ª vez e furtam televisores em Cuiabá

Por conta do furto, parte da estação ficou fechada no começo da manhã e os moradores tiveram que se adequar.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h31

A

Médico é levado para a delegacia após ser flagrado agredindo a mãe de 87 anos em hospital de Cuiabá

O suspeito, de 52 anos, foi ouvido pelo delegado plantonista e responderá pelos crimes de dano e injúria, em conformidade com a Lei de Violência Doméstica.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h26

Explosão

Caminhão-tanque explode durante manutenção e duas pessoas morrem em MT

Com o impacto da explosão, uma das vítimas foi arremessada e jogada para o teto do galpão.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO