Crueldade

''É um psicopata'', diz amiga de jovem mantida em cárcere pelo marido

Marido espancava, dopava e torturava jovem de 23 anos em Cuiabá. Advogado diz que empresário se apresentará e negou manter mulher presa.

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 18h 13min

Hélio Pereira Cardoso Neto está com a prisão decretada pela Justiça (Foto: Reprodução)

A jovem de 23 anos que foi mantida em cárcere por dois anos pelo próprio marido, em Cuiabá, se recupera do trauma junto da família dela. Uma amiga íntima dela, que não quis se identificar e não revelou onde a vítima está, afirma que ela ainda está em choque, no entanto, está ciente do que passou. A família e a vítima acusam o marido da jovem, o empresário Hélio Pereira Cardoso Neto, de 37 anos, de ter torturado, espancado e a dopado com remédios por mais de dois anos.

A Justiça de Mato Grosso decretou a prisão preventiva de Hélio, considerado foragido desde o último fim de semana, quando a jovem foi resgatada em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. O advogado dele disse à TV Centro América que o empresário está juntando provas para se apresentar à Justiça e negou que a mulher tenha sido mantida presa.

A jovem foi libertada depois que a família, que não é de Mato Grosso, perdeu contato com ela, já que Hélio impedia a vítima de ter qualquer tipo de comunicação com os familiares. A situação também foi revelada em uma carta enviada à mãe da jovem, onde ela dizia ser controlada e estar presa na própria casa.

“Ela contou para nós que ele, por diversas vezes, socava a cabeça dela, a agredia, pegava o cabelo dela e puxava com muita força. Ele a obrigava a ficar com a cabeça baixa. Durante esses anos ela sequer conseguiu olhar para os lados”, disse a amiga.

A jovem não tinha acesso a telefone, celular ou internet. O marido controlava o que ela poderia assistir da televisão e o que ela poderia ler.

“Se ela estivesse lendo alguma coisa, ela tinha que ler com a cabeça baixa. Se ela colocasse a postura correta, ele dizia: 'por que você está mudando a postura?'. Ele a acompanhava até nas necessidades fisiológicas. Ele é um psicopata. E ela mesmo percebeu que se trata de um louco que precisa de tratamento e precisa ser preso”, afirmou a amiga.

As agressões ocorriam em diversas formas. Se a jovem saísse daquilo que era determinado pelo marido, acabava sendo agredida novamente. A vítima contou que já foi agredida até por ter olhado para fora de casa pela janela da residência.

A família e os amigos revelaram em entrevista que a jovem sabia de outro relacionamento de Hélio, no qual ele teria feito as mesmas coisas com a então mulher. De família evangélica, a jovem acreditava que aquilo seria coisa do passado e que o marido não faria isso com ela.

“Ela era inocente, pensava que aquela situação [as agressões] era normal e que poderia ser vivida e superada no casamento. Por isso, ela se sujeitava. Foi criada na igreja evangélica e pensava que o casamento era único, que não poderia haver divórcio. Ela pensava: 'como me casei, tenho que ficar casada para o resto da vida'. Ela não tinha mentalidade de pensar que aquilo era errado. Ela está em choque, mas agora está ciente de tudo”, declarou a amiga da vítima.

A vítima soube das agressões anteriores pouco antes de se casar. “Ela dizia que ele havia mudado e que era uma pessoa diferente, que ia até à igreja com ela”, disse. A amiga diz que a jovem chegou a se separar de Hélio no final do ano de 2013, depois que começou a ser agredida.

“Ela ficou com a família por 40 dias. Ele insistiu para voltar, disse que não ia mais acontecer aquilo e pediu que ela voltasse para ele. Ela voltou com ele no início de 2014, foi quando o relacionamento com a família dela foi cortado por ele”, lembrou.

O empresário começou a demonstrar interesse pela vítima e a mandar 'mimos' quando ela tinha 12 anos, conforme relato da família. A menina recebia flores, bombons e até joias. A amiga diz que a jovem queria se 'preservar para o casamento' e só começou a ter um relacionamento com Hélio quando completou 18 anos.

A família diz que se sente ameaçada, já que Hélio está foragido, e tem medo que ele possa fazer alguma coisa contra a jovem e contra os familiares dela que vivem em Cuiabá.

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO