Exposição

Tribunal condena emissora que exibiu corpo de enforcado

Segundo a ação, a notícia sobre a morte do jovem foi exibida no programa ''Olho Vivo'', em 2009.

MT Agora - Mídia News
23 de Janeiro de 2016 as 19h 23min

A emissora Sistema MBS de Comunicação Ltda. (TV Nativa), afiliada da Rede Record em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), foi condenada a indenizar os pais de um jovem que, após cometer suicídio por enforcamento, teve o corpo exibido no telejornal da emissora. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que arbitrou a indenização em R$ 40 mil, por danos morais.

Segundo a ação, a notícia sobre a morte do jovem foi exibida no programa “Olho Vivo”, em 2009. Ele morreu nas dependências do Teatro Municipal de Alta Floresta. Na reportagem, a emissora exigiu o cadáver do rapaz, em visão frontal, ainda pendurado por uma corda. Também foi mostrada a manipulação do corpo para retirada do local.

Os pais da vítima ajuizaram a ação por entenderem que a emissora não se ateve a informar o fato e violou a imagem do filho falecido, mostrando “cenas fortes e constrangedoras” para alavancar a audiência, “apenas em busca de Ibope”. Já a direção da TV Nativa alegou que apenas cumpriu seu dever em informar à população sobre o ocorrido, sem extrapolar qualquer direito à honra.

Em 1ª Instância, a Justiça entendeu que, apesar de a conduta do canal de televisão não ser digna de elogios, não teria ocorrido ilícito que justificasse a indenização aos pais do jovem. Os pais então recorreram ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O desembargador João Ferreira Filho, relator do recurso, teve entendimento diferente do juízo de 1ª Instância. Ele observou que a liberdade de informação e de imprensa não é absoluta e não dá o direito de nenhum veículo de comunicação “atingir a honra, a dignidade e a imagem das pessoas”.

“Sendo assim, quando a veiculação da notícia ultrapassa os limites do direito de prestar informação, ou de expressar opinião e livre discussão dos fatos, e afronta a honra e a integridade moral de pessoas, resta caracterizado ato ilícito por abuso do direito, e deve ser passível de reparação de ordem moral”, explicou.

No caso em discussão, João Ferreira disse que, apesar de o fato ter ocorrido em local público, a reportagem invadiu seara indevida, “já que houve exploração sensacionalista e degradante da imagem do cadáver”.

Para o desembargador, houve exposição prolongada e agressiva do corpo, o que acabou por “violar e desrespeitar o sentimento dos pais em momento de dor e trágico desespero”.

 “A divulgação do trabalho de retirada do corpo, com enfoque em vários ângulos do cadáver ainda dependurado e o close up no rosto do suicida, por demais pungente e sensacionalista, colimou tão só estimular a curiosidade alheia para fins de crescimento da audiência, afastando-se do lícito viés informativo”, destacou.

Na sua defesa, a TV Nativa chegou a afirmar que a veiculação das imagens foi autorizada pelo pai e que o próprio falecido desejou tal publicidade pelo fato de cometer suicídio. O argumento foi classificado pelo magistrado como um “cruel raciocínio lógico-dedutivo”, uma vez que não há provas de que as pessoas que cometem suicídio desejam tal publicidade.

João Ferreira ainda embasou seu voto com o depoimento da própria emissora, que admitiu ter exibido as imagens com poucos cortes e edições, em razão da falta de tempo. O voto de João Ferreira Filho foi acompanhado pelos desembargador Dirceu dos Santos e pela juíza convocada Helena Maria Bezerra Ramos.

Outro lado

A assessoria da TV Nativa informou que não tem conhecimento da decisão, e que a direção irá tomar as providências jurídicas cabíveis após conversar com o advogado da emissora.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO