Setembro Amarelo

Tribunal de Justiça adere ao Setembro Amarelo

O prédio está iluminado com a cor que representa a luta de prevenção ao suicídio.

Fonte:MT Agora - Mára Santos | Coordenadoria de Comunica
16 de Setembro de 2016 as 17h 14min

Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção. A cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 suicídios por dia e 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde, poderiam ser evitados. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso já tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.
 
Em Cuiabá, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está entre as instituições que trabalham pela causa neste ano. Neste mês de setembro, em que é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), as atividades do CVV local ganharam mais força. Já foram realizadas palestras em instituições religiosas sobre a prevenção do suicídio e ainda vai ser realizada Roda de Conversa com estudantes de medicina da UFMT. Ainda dentro da programação do Setembro Amarelo, o CVV vai promover palestra no dia 20 de setembro no Palácio da Paz, na maçonaria Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, às 20h. “Conversando sobre o luto” é o tema da palestra que será proferida pela psicóloga e suicidologista Karen Scavacini.
 
De acordo com a coordenadora Nacional do CVV Comunidade e voluntária da instituição, Ana Rosa Ramos Nunes, o Centro de Valorização da Vida existe na Capital há 25 anos e atende em média 40 pessoas por dia. São 50 voluntários que se revezam no atendimento, 24 horas por dia.
 
O principal objetivo do CVV é prevenir o suicídio e, de acordo com a voluntária, o sigilo é fundamental em todos os atendimentos. “Nossa função aqui é ouvir os problemas e tentar ajudar a pessoa da melhor maneira possível”, esclarece Ana Rosa, que é também a fundadora da instituição na Capital.
 
Ela explica que além do atendimento por telefone e pessoalmente, o órgão conta ainda com o serviço via internet com o CVV web (que é por meio de chat) e o CVV VoIP (via skipe). “Costumo dizer que funcionamos como um pronto socorro emocional”, ressaltou. Ela explica ainda que a procura aumenta sempre que há divulgação do serviço. “Temos períodos que a procura por atendimento é maior, principalmente quando as pessoas tomam conhecimento do nosso serviço por meio da imprensa”.
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também aderiu ao Setembro Amarelo. O prédio está iluminado com a cor que representa a luta de prevenção ao suicídio.
 
Para os profissionais da psicologia, falar sobre suicídio é sempre desafiador. A psicóloga do Programa Bem Viver do TJMT, Gisele Ramos Castilho, afirma que mesmo de forma velada, quem pensa em suicídio geralmente fala sobre o assunto. “Precisamos estar atentos e ouvir mais. Prestar atenção ao comportamento das pessoas. A depressão, acompanhada da tristeza, às vezes leva uma pessoa a ter um pensamento suicida”, destacou a psicóloga.
 
Gisele afirma que é sabendo ouvir que podemos ajudar um parente, amigo ou até mesmo um colega de trabalho a sair de uma situação de desespero. “Entre os sinais de que uma pessoa pode estar com depressão estão o isolamento e as alterações de humor”, alerta a psicóloga.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Governador torna uso de máscara obrigatório em MT

A partir do dia 13, será obrigatório em todo o Estado o uso da máscara mesmo que artesanal para todos

03 de Abril de 2020 as 20h30

Atualização

Mato Grosso registra um óbito e 44 casos confirmados de Covid-19

Os pacientes com coronavírus são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios

03 de Abril de 2020 as 19h18

Coronavírus

Seduc adota medidas para resguardar saúde dos profissionais da educação

Entre as medidas, as unidades educacionais deverão manter apenas as atividades relacionadas à secretaria escolar, com revezamento entre o diretor e o secretário escolar

03 de Abril de 2020 as 18h57

Coronavírus

Governo de Mato Grosso lança campanha para incentivar uso de máscaras

Especialistas afirmam que máscaras feitas em casa também impedem a proliferação da doença

03 de Abril de 2020 as 18h54

Coronavírus

Desenvolve MT prorroga prazo para pagamento de financiamentos

As meditas visam reduzir os impactos econômicos, neste momento de pandemia do coronavírus

03 de Abril de 2020 as 18h52

Medicamentos

MT recebe 3 mil comprimidos de cloroquina para tratamento de casos graves da COVID-19

O remédio será utilizado em pacientes que estejam hospitalizados com quadro clínico agravado, conforme a recomendação do Ministério da Saúde

03 de Abril de 2020 as 18h47

Educação

Seduc vai ofertar ensino à distância para alunos durante suspensão das aulas

Os alunos receberão materiais complementares por meio de videoaulas que serão disponibilizados no site da Seduc; para quem não tem acesso a internet material será viabilizado pelas assessorias pedagógicas

03 de Abril de 2020 as 18h41

EDNC

Escola Nacional alerta sobre cuidados para evitar disseminação do coronavírus em supermercados

Consumidores devem sair de seus lares apenas quando for estritamente necessário

03 de Abril de 2020 as 18h38

Coronavírus

Estado aguarda sanção de projeto para distribuição de merenda escolar

A medida, em caráter excepcional, deve amenizar os impactos causados sobre as famílias de estudantes e no comércio de produtos da agricultura familiar

03 de Abril de 2020 as 13h53

Fique em Casa

Detran-MT mantém suspenso o atendimento presencial em todo o Estado

Além da manutenção dos serviços presenciais suspensos, a portaria também dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID-19)

03 de Abril de 2020 as 13h49

Coronavírus

Portal Transparência divulga contratos emergenciais para o combate ao coronavírus

Ao acessar o Portal Transparência (http://www.transparencia.mt.gov.br/), logo na capa, tem um banner sobre as despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia

03 de Abril de 2020 as 10h29

10 mil litros

Escola Técnica de Alta Floresta participa de produção de álcool gel no IFMT

A produção será de 10 mil litros de álcool líquido e em gel

02 de Abril de 2020 as 13h02

Fim da Linha

Segunda fase de operação prende nove pessoas, apreende armas e recupera defensivos roubados

Operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

02 de Abril de 2020 as 13h00

Proposta

Governo apresenta proposta para dar segurança jurídica a piscicultores

Projeto apresentado prevê a modalidade de licenciamento simplificado para pequenos aquicultores

02 de Abril de 2020 as 12h58

Obrigações Acessorias

Prazos da Escrituração Fiscal Digital e Declaração de Substituição Tributária são prorrogados

A medida foi publicada na terça-feira (31.03) em edição extra do Diário Oficial, por meio do Decreto 433/20

02 de Abril de 2020 as 12h55

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO