Redação

Trabalho integrado das polícias atinge bons resultados em todo Estado

As bocas de urnas foram combatidas, e o pleito eleitoral foi avaliado com saldo positivo

Fonte:MT Agora - Assessoria
08 de Outubro de 2012 as 10h 37min

O Gabinete de Gestão Integrada composto por integrantes da secretaria de Segurança Pública, Polícias Federal, Civil e Militar, instalado no Tribunal Regional Eleitoral, finalizou as eleições municipais deste domingo, 7 de outubro, com um total de 292 pessoas conduzidas às delegacias da Polícia Civil e da Polícia Federal. Do total, 49 candidatos foram levados até as unidades policiais por suspeita de crimes eleitorais, 40 deles responderam procedimento policial, a maioria pela prática de boca de urna, distribuição irregular de propaganda e transporte de eleitor. 

Para as delegacias da Polícia Judiciária Civil foram conduzidas 259 pessoas pela prática de algum delito eleitoral. Do total, 250 foram autuadas, sendo 37 candidatos políticos, a maioria ao cargo de vereador, que responderam termo circunstanciado de ocorrência de boca de urna e propaganda irregular. Mais de 150 dos detidos estavam praticando boca de urna, próximos aos colégios eleitorais. 

A Polícia Federal lavrou 29 procedimentos policiais com 33 pessoas conduzidas. Em Cuiabá, a PF lavrou 8 termo circunstanciado de ocorrência (TCO), por distribuição de propaganda irregular e duas pessoas foram autuadas em flagrante por crime eleitoral, sendo um por distribuição de propaganda mediante corrupção de menor, praticada por um avô que utilizou o neto de10 anos para distribuir santinhos do filho candidato. 

Em Várzea Grande, nove pessoas responderam termo circunstanciado de ocorrência, sendo uma candidata a vereadora. Em Barra do Garças, cinco pessoas foram conduzidas a Delegacia da Polícia Federal, incluindo a candidata Kleine de Fátima Batista, que foi autuada por distribuição irregular de propaganda. 

Na cidade de Rondonópolis foram 5 conduzidos por boca de urna, sendo um o candidato Dico. Em Sinop, a PF autuou cinco pessoas por distribuição irregular de propaganda. No município de Cáceres não houve autuação. 

O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, avaliou de forma positiva trabalho integrado das Polícias Judiciária Civil e Militar nas eleições municipais deste domingo. “Colocamos em prática tudo o que acordamos com o próprio Tribunal Regional Eleitoral, reprimimos qualquer tipo de delito. Essas prisões mostra que houve um rigor muito grande com relação aos delitos eleitorais. Isso é um fator muito positivo, que tem também um fator pedagógico porque visa também coibir futuros crimes”, avaliou Curado. 

O secretário elogiou as atividades da Polícia Militar na fiscalização de rua e o trabalho cartorário da Polícia Judiciária Civil, que designou delegados para cada um dos municípios do Estado de Mato Grosso. “Foi um fator muito positivo, que vamos colocar como referência nas próximas eleições ou em trabalhos que exigem uma grande logística”, declarou. 

Outro ponto positivo destacado por Curado foi a instalação do Gabinete de Gestão Integrada no Tribunal Regional Eleitoral, “transitando a informação e deliberando o mais rápido possível e isso serve de referência para todo o país”, finalizou. 

Dentre os vereadores conduzidos à Delegacia da Polícia Civil está o candidato Igor Augusto Vinicius da Silva, preso em flagrante, no sábado (06.10) no município de Novo São Joaquim (485 km a Leste). Uma eleitora gravou em seu celular o candidato oferecendo R$ 50,00 e mais ajuda em troca de seu voto. O delegado Heródoto Fontenelle aplicou fiança de dois salários mínimos e em seguida o candidato foi liberado. 

Neste domingo ele novamente foi conduzido à Delegacia pela prática de boca de urna. Contra Igor foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência. O delegado disse que o celular da eleitora foi apreendido e será submetido a perícia. No município, outras sete pessoas também responderam termo circunstanciado de ocorrência (TCO), cinco pela prática de boca de urna e duas por desobediência a legislação eleitoral. 
Em Rosário Oeste (128 km ao Norte), o delegado Roberto Amorim, lavrou dois termos circunstanciado de ocorrência contra o candidato a prefeito do município, Alex Esteves Brito, por boca de urna. Ele e cabos eleitorais distribuíam santinhos próximos a locais de votação. 

Em Ribeirão Cascalheira (900 km ao Norte), o candidato a vereador Lourival Teixeira de Araujo foi detido por transporte irregular de eleitor para votar. O candidato foi respondeu termo circunstanciado de ocorrência (TCO), lavrado pela delegada Elaine Fernandes. 

O delegado geral da Polícia Judiciária, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, destacou o esforço coletivo e individual de todos os policiais civis que ajudaram a garantir a tranquilidade e o cumprimento da legislação eleitoral no pleito deste domingo. “Contribuímos para uma eleição mais segura, coibindo delitos eleitorais cometidos por candidatos e eleitores em todo o Estado de Mato Grosso, garantindo o pleno exercício da democracia”, destacou Garcia. 


COMENTARIOS

Mais de Estado

Prisão

Justiça mantém prisão de fazendeiro acusado de matar agrônomo em MT

Silas Henrique Palmieri Maia, de 33 anos, foi assassinado dentro de um restaurante em fevereiro de 2019. Fazendeiro contou que se sentiu incomodado com a presença do engenheiro na fazenda, mas que não queria matá-lo.

26 de Fevereiro de 2020 as 15h02

FUGA

Motorista bate carro em canteiro de avenida, abandona veículo e foge em Cuiabá

As placas do veículo são de Belo Horizonte e há um adesivo de locadora. A suspeita é que o carro seja alugado.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h57

Marido Suspeito

Marido suspeito de matar mulher ao encontrá-la com amante passa por audiência de custódia nesta quarta-feira em MT

Joana Paula Vieira Rodrigues, de 45 anos, foi esfaqueada nas mãos, ao tentar se defender, e no pescoço.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h50

AGRESSÃO

Mulher esfaqueia o namorado após ser agredida durante briga em MT

Vítima disse que foi agredida com socos e chutes. O casal namorava há três anos.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h43

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO