Queimadas

Tecnologia auxilia no combate ao fogo em MT

Nos últimos 10 anos, Mato Grosso registrou um aumento de 82,64% nos focos de calor, entre o mês de janeiro e os primeiros 15 dias de agosto.

MT Agora - Diário De Cuiabá
23 de Agosto de 2016 as 23h 08min

Nos últimos 10 anos, Mato Grosso registrou um aumento de 82,64% nos focos de calor, entre o mês de janeiro e os primeiros 15 dias de agosto. Neste ano, o Estado segue liderando o ranking nacional de incêndios com 13.846 ocorrências, no mesmo intervalo de tempo. Só no período proibitivo deste ano, já são 5.981 focos.

Alguns fatores climáticos, como o tempo seco, a falta de fiscalização e o desmatamento ajudam a explicar os números elevados. Mas, Mato Grosso é o terceiro maior Estado em área do Brasil, possui um total de 906.807 quilômetros quadrados, três ecossistemas (Amazônia, Cerrado e Pantanal), além de áreas de transição entre os três domínios, o que lhe confere a condição de espaço estratégico.

Diante disto, é indispensável à utilização de tecnologias para auxiliar o Estado na gestão e preservação ambiental. Uma delas é o uso de dados geográficos aliados à tecnologia, que podem ajudar o combate aos focos de incêndio, seja em áreas remotas, de difícil acesso, até propriedades rurais e reservas ambientais.

O uso de técnicas de geoprocessamento traz vantagens e benefícios, uma vez que engloba uma série de ferramentas de diversas áreas, relacionadas às ciências de cartografia, meio ambiente, planejamento urbano e instrumentos computacionais que, unidas, possibilitam a busca de soluções para os problemas dos mais diferentes campos de atuação ou de trabalho.

Nos últimos anos, a utilização dessas técnicas ou ferramentas vem suprindo de maneira significativa as deficiências dos órgãos públicos responsáveis pela preservação e combate aos crimes ambientais.

Por meio da plataforma ArcGIS, da Esri, líder global em Sistemas de Inteligência Geográfica (GIS em inglês), é possível monitorar a regularização ambiental e distribuição de pontos de queimadas em todo o território mato-grossense, por exemplo.

“É um tipo de tecnologia com mais de 30 anos e que permite detectar onde existem as condições propícias (para as queimadas), onde os focos estão ocorrendo ou onde se deve atuar”, informou Augusto Carvalho, especialista da Imagem para o setor Elétrico. Localizada em São José dos Campos (SP), a Imagem é uma empresa líder no segmento.

Conforme Carvalho, a plataforma ArcGIS já é bastante utilizada no Estado por órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra), Cidades (Secid), Planejamento (Seplan) e Saúde (SES).

O sistema é capaz de monitorar todo o território brasileiro por meio de imagens de satélites (a Imagem utiliza 15 satélites), dados coletados em campo e mapas de calor.

Essa evolução tecnológica, permite integrar, por exemplo, recursos de mobilidade, drones e redes sociais para tornar o processo de monitoramento mais confiável e o mais próximo possível do real. “Hoje, temos os drones que são mecanismos com sistema de sensoriamento remoto de alta sensibilidade para detecção de ilhas de calor”, destacou.

Vale lembrar que ação do homem continua sendo o grande responsável pela degradação do meio ambiente, devido ações indiscriminadas, como a retirada de vegetação nativa, poluição dos mananciais hídricos, construção de loteamentos em áreas de preservação permanente (APP) e as próprias queimadas.

Tudo isso apesar de o Brasil possuir leis ambientais que preveem punições para crimes praticados contra a fauna e flora, alguns fatores têm contribuído para torná-la pouco ágil, dentre esses, a deficiência no monitoramento e na fiscalização das áreas de preservação ocasionadas pela falta de recursos humanos e materiais. A reportagem do Diário procurou a Secretaria de Meio Ambiente para falar sobre o assunto, mas não obteve um retorno.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO