Levantamento

TCE faz levantamento sobre licenciamentos ambientais e barragens de mineração

O diagnóstico irá levantar dados sobre licenciamentos ambientais realizados pela Sema, fiscalização, Cadastro Ambiental Rural, Unidades de conservação estaduais, compensação ambiental, recursos hídricos e gestão florestal.

Fonte:Fonte: Assessoria
03 de Abril de 2019 as 21h 08min

Foto: Assessoria

Um amplo levantamento das ações governamentais de preservação do meio ambiente em Mato Grosso está avaliando os licenciamentos e monitoramentos das barragens de rejeitos de mineração existentes em todo o Estado. O estudo está sendo produzido pela Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Na semana passada, foram apresentados os primeiros resultados do trabalho em um Painel de Referência, com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
 
O diagnóstico irá levantar dados sobre licenciamentos ambientais realizados pela Sema, fiscalização, Cadastro Ambiental Rural, Unidades de conservação estaduais, compensação ambiental, recursos hídricos e gestão florestal. Na área de mineração, a pedido do Ministério Público de Contas, a Secex fez um primeiro levantamento com base nos dados fornecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM)quanto as 67 barragens de rejeitos de mineração existentes em Mato Grosso, identificando que 36 delas estão inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e possuem cadastro junto à ANM.
 
Os empreendimentos que contemplam as barragens enquadradas na PNSB devem elaborar e apresentar junto à ANM, semestralmente, um documento de Declaração de Estabilidade da Barragem, para atestar a condição de estabilidade da estrutura das barragens com base em índices de fator de segurança, conforme normas brasileiras da ABNT. Mesmo as barragens em construção ou as desativadas devem estar inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração - SIGBM.
 
Conforme os dados colhidos até agora, das 36 barragens cadastradas na ANM, 21 possuem uma altura de maciço acima de 15 metros, e outras cinco barragens possuem volume de rejeitos armazenados superior a três milhões de metros cúbicos: duas características que determinam a obrigatoriedade de serem cadastradas junto ao SIGBM. As regras estão contidas na Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. No caso de Mato Grosso, a maioria das barragens com estas características está localizada nos municípios de Poconé e Nossa Senhora do Livramento. Ainda existem oito barragens de alto risco potencial no Estado, como por exemplo a Casa de Pedra, na região de Cuiabá.
 
A coordenadora de Mineração da Sema, Sheila Klener, que esteve presente no Painel da Referência da Secex de Saúde e Meio Ambiente, explicou que as barragens de mineração em Mato Grosso possuem potencial de risco menor que as barragens existentes em Minas Gerais, já que possuem características de bacias de rejeitos a juzante, estão situadas em terrenos de baixa declividade, volume de rejeitos é baixo, o material dos taludes são na maioria de rochas de baixa permeabilidade e os rejeitos são de areia grossa e não deslizam como os rejeitos de lama.
 
Ainda durante a reunião entre auditores da Secex Saúde e Meio Ambiente do TCE, Sema e Ministério Público de Contas, foi discutida a necessidade de um estudo conjunto de impacto ambiental de áreas que possuem grande concentração de barragens de mineração e uma base informatizada de informações precisas e organizadas das licenças ambientais concedidas, contendo também a documentação relacionada aos licenciamentos. Outro ponto discutido é a possibilidade de a Sema determinar nos Termos de Referência para o licenciamento a obrigatoriedade de cadastro junto ao SIGBM.
 
O levantamento é coordenado pela secretária de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do TCE, Lidiane Anjos Bortoluzi, com a supervisão do auditor Luiz Eduardo da Silva Oliveira e tendo como integrantes os auditores público externo Marlos Siqueira Alves e Felipe Favoreto.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Lei Seca

Seis pessoas são presas neste domingo em Operação Lei Seca

Oitava edição da operação realizada em VG prendeu condutores por embriaguez ao volante

21 de Setembro de 2020 as 13h05

Incêndio

Governador: “Pessoas que praticaram incêndios criminosos sofrerão graves consequências na vida econômica”

Mauro Mendes destacou que multas não pagas ensejarão nome no SPC e Serasa, além das consequências criminais

21 de Setembro de 2020 as 13h03

IDEB

Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual

As escolas tiveram notas entre 7,0 e 7,5, acima da média estadual que é de 5,6

21 de Setembro de 2020 as 13h00

Limpeza de Pátios

Detran-MT recicla mais de 6 mil veículos inservíveis neste ano

O serviço é uma ação continuada do Detran-MT para a correta destinação dos materiais poluentes, manutenção da limpeza dos pátios, além da preservação da saúde pública e do meio ambiente

21 de Setembro de 2020 as 12h57

Fauna

Equipes de fiscalização e resgate patrulham rios do Pantanal em busca de animais feridos

Equipes de fiscalização e resgate patrulham rios do Pantanal em busca de animais feridos

21 de Setembro de 2020 as 12h50

Turismo

Governo vai fomentar rodadas de negócios e ofertas para atrair turistas em Mato Grosso

O objetivo é atrair principalmente turistas que vivem em Mato Grosso e que buscam ao longo do ano por pacotes turísticos destinados a outras regiões do país ou viagens internacionais

21 de Setembro de 2020 as 12h41

Falecimento

Bebê que aguardava cirurgia morre com Covid-19 em Mato Grosso

O bebê que nasceu com uma malformação no crânio e no coração e aguardava uma cirurgia, morreu com Covid-19, na terça-feira (15), enquanto esperava transferência para um hospital em São Paulo. Ele iria completar um mês de vida neste sábado (19).

19 de Setembro de 2020 as 14h17

Alta Hospitalar

Médica picada por cobra em MT tem alta hospitalar em São Paulo

A médica Dieynne Saugo, de 33 anos, que foi picada por uma cobra jararaca quando tomava banho em uma cachoeira de Nobres, a 151 km de Cuiabá, teve alta nesta sexta-feira (18) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

19 de Setembro de 2020 as 13h35

Impasse

MP apura caso de sargento da PM que morreu após impasse de UTI em MT

Juarez Conceição de Matos, de 46 anos, morreu no dia 26 de agosto enquanto aguardava um impasse de transferência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Regional de Rondonópolis.

19 de Setembro de 2020 as 13h25

Coronavírus

Técnico em agropecuária de Mato Grosso morre com Covid-19

Pedro da Silva de Lara Júnior, de 50 anos, era ex-aluno do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

19 de Setembro de 2020 as 13h23

Acidente

Mulher morre após bater picape em BMW conduzida por médico em rodovia de MT

O motorista do veículo atingido, Antônio Carlos Mattar, de 46 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

19 de Setembro de 2020 as 13h21

Centro Logístico

Lucas do Rio Verde será um grande centro de logística afirma ministro

Prefeito Binotti comemora avanços após diversas articulações políticas

18 de Setembro de 2020 as 21h45

Combate

Projeto de lei regulamenta uso de drones para combate a incêndios florestais em Mato Grosso

Essa tecnologia fornece informações de qualidade, em tempo real, mas sem expor as equipes a maiores riscos.

18 de Setembro de 2020 as 17h38

Coronavírus

Mato Grosso deve instituir dia estadual em memória às vítimas da Covid-19

O Dia Estadual em Memória dos Cidadãos que Faleceram em Decorrência da Covid-19 e em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente à pandemia deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

18 de Setembro de 2020 as 17h36

Traficantes

Traficantes diversificavam drogas para aumentar as vendas em Mato Grosso

Dois traficantes flagrados com porções de diferentes substâncias entorpecentes foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (18.09), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao s

18 de Setembro de 2020 as 17h32

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO