Brasil Central

Taques avalia que MT dá exemplo de cooperação interestadual

Lei estadual reduz imposto sobre fertilizantes produzidos em Mato Grosso. Segundo Taques, o Estado arrecadará mais e o produto chegará mais barato em Rondônia.

MT Agora - Gcom-MT
08 de Outubro de 2016 as 02h 55min

O governador Pedro Taques afirmou nesta sexta-feira (07.10) que Mato Grosso é um exemplo de trabalho pelo desenvolvimento regional. Ele citou como exemplo a lei que diminui o imposto sobre fertilizantes produzidos em Mato Grosso. Com a redução, a expectativa é vender mais fertilizantes para estados vizinhos como Rondônia, unidade que sediou o 11º Fórum dos Governadores do Brasil Central, em sua capital Porto Velho.

“Só com essa mudança legislativa que prevê a redução do ICMS, Mato Grosso terá nos cofres públicos mais R$ 30 milhões. Ao mesmo tempo, Rondônia comprará fertilizantes com preços mais competitivos e poderá aumentar a sua produção. Isso é resultado de um trabalho em conjunto de Mato Grosso com Rondônia”, disse Taques.

O mato-grossense defendeu que o Brasil Central já é uma realidade. Para Taques, a demonstração disso é que outros Estados também querem ingressar no grupo e as ações conjuntas que já estão em andamento, como a Operação Brasil Central Seguro e a unificação do processo de identificação nos estados participantes.

Taques destaca que, juntos, os estados do Brasil Central são fortes e com capacidade de evoluírem ainda mais caso a integração regional seja fortalecida. “Juntos esses estados são responsáveis pelo superávit da balança comercial brasileira. Juntos nós ajudamos o Brasil, mas precisamos mais da ajuda da União Federal”, completou.

O presidente do Consórcio Brasil Central e governador de Goiás, Marconi Perillo, elogiou a medida adotada em Mato Grosso e lembrou que, antes da diminuição do imposto, os produtores de Rondônia compravam fertilizantes produzidos no Paraná com preço superior ao mato-grossense.

Perillo também falou da necessidade de uma alíquota comum entre os Estados participantes, acabando com a guerra fiscal. Ele destacou a necessidade de criar uma estratégia para o aumento das exportações. “Nossos estados são fundamentais para garantir o grande peso para a balança comercial brasileira”, avaliou.

O governador goiano também citou avanços que foram alcançados com Brasil Central, citando, por exemplo, que na educação foi criada a câmara para acompanhar e debater os avanços. Em saúde, os governadores montam estratégia para a compra de medicamentos de alto custo.

Anfitrião do encontro, o governador de Rondônia Confúcio Moura, afirmou que Brasil Central é a única experiência registrada até agora no federalismo brasileiro, e que está servindo de inspiração para muitas unidades da federação, do Nordeste e Sudeste, discutirem caminho semelhante para alavancar o desenvolvimento regional. “Não existe paralelo de nenhum grupo de governadores se unir em uma figura jurídica autônoma, para tomar decisões com recursos mantidos pelo próprio grupo”, disse.

Banco cooperados

No encontro, os governadores Pedro Taques, Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) e Marconi Perillo, assinaram uma carta que pede ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, apoio ao repasse de 10% do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) aos bancos cooperativos. O presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof, explicou que o pleito se dá porque os bancos cooperativos possuem 46% de suas agências localizadas no Centro-Oeste e 37 municípios da região não possuem agencias do Banco do Brasil, administrador dos recursos do FCO.

“É uma maneira de fazer a inclusão financeira dessas cidades, promover um desenvolvimento maior delas, levando o crédito do FCO para que os pequenos produtores e pequenos comerciantes possam se desenvolver. Colocamos a grande rede dos bancos cooperados e a sua capacidade de trabalhar com recursos governamentais à disposição do FCO”, defendeu.

Também participou do encontro o governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Ao fim, os governadores assinaram uma carta endereçada ao presidente da República, Michel Temer.  


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Duas passageiras são detidas com R$ 32,4 mil em táxi boliviano na fronteira de MT

O crime se caracterizou como evasão de divisa, uma vez que as passageiras não souberam comprovar a origem do dinheiro.

12 de Dezembro de 2019 as 16h01

Estado

Acusado de matar namorada e amiga dela é inocentado pela Justiça após passar 5 anos preso em MT

Adolescentes, de 16 e 14 anos, foram encontradas mortas nuas dentro de uma quitinete em 2014. Namorado de uma delas foi apontado como principal suspeito.

12 de Dezembro de 2019 as 15h55

Estado

Homem é preso suspeito de ter matado o irmão após flagrá-lo agredindo a mãe em MT

Durante as diligências para apurar a ocorrência, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina.

12 de Dezembro de 2019 as 15h51

Estado

Casal e filha de 4 anos sofrem acidente no PA e são transferidos de avião para hospital de MT

Mulher está na UTI e o estado de saúde dela é considerado estável. O marido dela aguarda uma cirurgia e a filha já recebeu alta.

12 de Dezembro de 2019 as 15h47

Estado

Psicóloga é detida suspeita de atirar em marido policial enquanto ele tomava banho em MT

Policial disse que ela atirou após uma briga motivada por conversas no celular. Advogado da mulher afirma que ela sofria violência doméstica.

12 de Dezembro de 2019 as 15h44

Estado

PM e PRF intecerptam suspeitos de roubo e recuperam caminhonete em Primavera do Leste

Policiais militares de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá) e agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na noite desta quarta-feira (11.12) três homens por roubo.

12 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

PM prende suspeito de roubar loja de produtos agrícolas; comparsa morreu após ameaçar policiais

Policiais militares do 12º BPM de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como A.G.R.S.B.S. (20 anos), pelo roubo a uma loja de produtos agrícolas. O comparsa dele, L.P.S. (27), foi morto após ameaçar atirar nos policiais.

12 de Dezembro de 2019 as 15h16

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO