Estado

Sob efeito da La Niña, primavera começa esta tarde

Segundo Inmet, fenômeno será de curta duração e não muito intenso

Fonte:EBC
22 de Setembro de 2021 as 12h 15min

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 A primavera começa, oficialmente, hoje (22) à tarde no hemisfério Sul. Segundo especialistas, o chamado Equinócio de Primavera terá início às 16h21 desta quarta-feira e terminará às 12h59 de 21 de dezembro. O equinócio é a época em que a luz solar atinge os dois hemisférios do planeta com a mesma intensidade, fazendo com que os dias e noites tenham as mesmas 12 horas de duração, e ocorre também no outono.

É graças ao acúmulo de conhecimentos em Astronomia Fundamental, ou Astrometria, que os especialistas conseguem calcular, com tamanha exatidão, o instante em que o fenômeno sazonal acontece, conforme explicou à Agência Brasil o astrônomo Marcelo De Cicco.

"Temos, hoje, equações e métodos computacionais que nos permitem calcular o exato movimento da Terra com precisão de décimos de segundos. Considerando a inclinação do eixo da Terra e o fato de que a órbita terrestre ao redor do Sol não é perfeitamente circular, é possível determinar o dia e a hora exata dos equinócios e dos solstícios [época em que a distribuição da luminosidade solar ao redor do globo não é uniforme, ou seja, no Verão e no Inverno]”, explicou à Agência Brasil o pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e astrônomo ligado ao Observatório Nacional.

No Brasil, a chamada Estação das Flores deverá ser impactada pela ocorrência da chamada La Niña, um fenômeno climático natural caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Para especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno será de curta duração e não muito intenso. Ainda assim, deve afetar a regularidade das chuvas em várias regiões. “Estamos esperando [a ocorrência do] La Niña durante a primavera, mas deverá ser de curta duração e não muito intenso”, disse, ontem (21), a coordenadora de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia dos Santos Seabra, durante evento virtual sobre as perspectivas climáticas para a estação.

No boletim meteorológico que divulgou na última segunda-feira (20), o Inmet prevê, para os próximos dias, a volta das chuvas em parte da Região Centro-Oeste – sobretudo no centro-norte do Mato Grosso e no centro-oeste de Goiás. Não há, contudo, previsão de chuva antes do dia 6 de outubro em Matopiba, área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que é um importante celeiro agrícola nacional.

Além da possibilidade de chuvas em parte da Região Centro-Oeste, o Inmet prevê a intensificação das chuvas nas regiões Norte e Sul, bem como no sudeste de Minas Gerais e em praticamente toda a região Sudeste, onde a precipitação pluviométrica já vem ocorrendo de forma irregular desde o início do mês. Já na região Sul, a formação de frentes frias deverá favorecer a ocorrência de chuvas regulares.

Ainda de acordo com o Inmet, mesmo que voltando a chover em parte da região Centro-Oeste, as temperaturas mínimas tendem a subir nos próximos dias, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Já na Região Norte, as menores temperaturas vão variar entre 22°C e 28°.

Por outro lado, até o próximo dia 27, as temperaturas mais baixas devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, entre hoje e amanhã (23). Na Região Sul, os termômetros podem cair abaixo dos 8°C em algumas localidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, enquanto no Sudeste, as menores temperaturas devem se concentrar em áreas do sudeste de Minas Gerais, centro-leste de São Paulo e em alguns pontos do Rio de Janeiro, onde devem atingir os 16°C.

A Climatempo destacou que, por conta da La Niña, a primavera deverá registrar um aumento das chuvas na região Norte, onde, historicamente, costuma chover menos durante a estação. Outubro e novembro devem ser dois meses com o aumento da frequência e do volume de chuvas sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e, principalmente, Norte do Brasil. Contudo, apesar de atingir importantes áreas para o abastecimento dos reservatórios, o volume de chuva ainda não será suficiente para regularizar a situação de escassez hídrica.

“Nossa expectativa é de temperaturas acima da média em praticamente todo o país, salvo algumas regiões, como o centro-sul de Mato Grosso do Sul e o noroeste do Pará. Quanto às chuvas, também esperamos [precipitação] acima da média em algumas áreas, principalmente no centro-sul, norte e uma pequena faixa da região Centro-Oeste do país. Mas após vários períodos úmidos com chuvas abaixo da média, não será um único período acima da média que resolverá a situação", declarou o meteorologista Filipe Pungirum ao podcast O Clima Entre Nós, produzido pela própria Climatempo.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Prefeitura

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Escola do Corpo de Bombeiros Militar divulga edital com nome dos inscritos e locais de realização das provas

Aplicação das provas está marcado para o dia 05 de dezembro na própria unidade escolar

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto "Amigos da Natureza"

Além do repovoamento da espécie amazônica, projeto realiza outras ações de preservação ambiental

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Documentário sobre misticismo na Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Com exibições presenciais, o documentário "O dedo de Deus" foi filmado com recursos do edital MT Nascentes, da Secel

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Terça-feira (30): Mato Grosso registra 552.833 casos e 14.001 óbitos por Covid-19

Há 46 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 6% para enfermaria

30 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

Estudantes com deficiência, de 12 a 17 anos, representaram o Estado na competição nacional

30 de Novembro de 2021 as 16h45

Estado

Jucemat implanta novo gerador de documentos online

A ferramenta possibilita a geração automática de documentos de constituição, alteração e extinção de empresário individual e LTDA

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

SES recebe 10 novos carros para composição de frota

Secretaria de Estado aderiu à ata de locação de 10 veículos Duster, que auxiliarão nas demandas da pasta

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Comandante-geral da PMMT é homenageado com medalha Mérito da Força Nacional

A medalha ‘Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes’ foi criada pela Presidência da República em novembro de 2018

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

Tereza Cristina abriu hoje o Fórum Planeta Campo

30 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

PF faz ação contra rádios clandestinas na zona oeste do Rio de Janeiro

A operação Sinal Obscuro foi deflagrada nesta terça-feira

30 de Novembro de 2021 as 13h15

Estado

Lacen completa 46 anos de serviços prestados a Mato Grosso

Laboratório Central superou desafios durante a pandemia pela Covid-19 e se prepara para mudança de sede

30 de Novembro de 2021 as 12h00

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 11 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h45

Estado

Transformação Digital no serviço público é tema de Webinar

Última roda de conversa do “1º Webinar de Transformação Digital & Inovação 2021 Mato Grosso” será transmitida ao vivo pelo canal da Seplag-MT no YouTube

30 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 18 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO