Fim Da Greve

Servidores da Educação de MT podem retornar aulas na segunda-feira

TJ convocou os representantes da categoria ratificando as propostas já apresentadas pelo governo.

Fonte:MT Agora - Seduc-MT
03 de Agosto de 2016 as 22h 54min

Servidores da educação podem retornar à sala de aula na segunda-feira.

Servidores da educação podem encerrar a greve esta semana e retornar à sala de aula na segunda-feira (08.08). O entendimento foi intermediado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (02.08) em reunião com os representantes da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A categoria deverá se reunir em assembleia na próxima sexta-feira (05.08), às 14h para deliberar sobre a determinação.

“Nossa intenção ao convocar as partes foi considerar as necessidades de cada um, no sentido de construir um acordo. Primeiro porque esse litígio não iria trazer dividendos a nenhuma parte da sociedade ou instituição e depois porque a paralisação traz prejuízo à coletividade estudantil que está sem aula há aproximadamente 70 dias. A nossa proposição foi a de ter uma solução menos traumática. E assim como a decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, considero a educação um serviço essencial à sociedade”, disse o desembargador Juvenal Pereira da Silva, que é relator do processo que pede o fim da greve.

Durante a reunião foram ratificadas as propostas já apresentadas pela Seduc. “Ficou garantida a integralização da diferença do piso com data base de maio até dezembro de 2017. Essa correção da diferença da adequação do piso salarial será feita através de eventuais mudanças na lei 510/2013 e a metodologia será definida a partir de uma comissão interinstitucional”, explicou.

Marrafon destacou a importância da participação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Ministério Público nas negociações. “Através da mediação e do diálogo, o Tribunal e o Ministério Público mostram que estão de acordo com aquilo que há de mais moderno em termos de prestação jurisdicional. É uma jurisdição que não é impositiva, mas construída junto com as partes, o que torna o acordo mais efetivo e com maior chance de ser cumprido”, frisou o secretário.

Segundo o presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, a intervenção do Poder Judiciário foi importante para chegar a um entendimento. “A categoria veio com uma expectativa de conciliação e não podemos dizer que o governo não trouxe uma proposta, mesmo não estando dentro da plena expectativa da categoria. Mas, de forma geral, assegurou que a categoria não vai ter perda salarial na lógica da política do poder de compra. A participação do Judiciário Estadual e do Ministério Público foi muito importante para chegar a um entendimento e agora é com a categoria o processo de decisão”, ponderou.

Ele garantiu ainda a reposição das aulas perdidas aos alunos da rede pública. “Conforme manda a lei, nós temos o compromisso de garantir o direito do aluno a ter 800 horas de aula ao longo de 200 dias letivos. Temos 365 dias no ano para repor 200 dias letivos. Vamos considerar a autonomia das escolas e faremos um esforço para garantir a reposição das aulas, amenizando ao máximo possível as perdas que tivemos”, disse.

Para o promotor de Justiça, Henrique Schneider Neto, trata-se de uma decisão judicial consensual. “O Judiciário se colocou numa posição de mediador de conflitos ao lado do Ministério Público e não como um impositor das vontades do Estado. Eu diria que o bom-senso encontrou na Justiça o seu amparo e tem usado estes instrumentos para alcançar o seu objetivo maior, que é a pacificação social”, observou.

Também estiveram presentes na reunião, membros da diretoria do Sintep, o secretário adjunto de gestão, Joelson Matoso, e o deputado estadual, Wilson Santos.

Em funcionamento

Cerca de 40% das escolas da rede estadual estão em funcionamento, sendo que 5% delas, ou seja, 36 retornaram no dia 1º de agosto. No total, já são 286 unidades em aula.

Retornaram no início do mês: duas escolas em Alta Floresta, duas em Alto Garças, uma em Araguaiana, duas em Barra do Bugres, uma em Colíder, duas em Comodoro, quatro em Cuiabá, três em Jauru, duas em Nobres, uma em Nossa Senhora do Livramento, duas em Nova Canaã do Norte, cinco em Peixoto de Azevedo, uma em Poxoréu, uma em Sinop, uma Tabaporã, duas em Tangará da Serra, uma em União do Sul, uma em Vale de São Domingos e duas em Várzea Grande.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Encontrado

Corpo de jovem que estava desaparecido há 4 dias é encontrado carbonizado em obra em MT

A Polícia Civil investiga o crime e a motivação do assassinato. Não há informações se alguém foi preso ou identificado.

23 de Outubro de 2020 as 13h55

Roubo

Homem pede a namorada em casamento, não gosta da resposta e rouba o carro dela em MT

Um homem exigiu de volta o carro que deu à namorada e quebrou a porta do apartamento dela depois de ter o pedido de casamento questionado.

23 de Outubro de 2020 as 13h47

Malária

Homem com diagnóstico de malária é encontrado morto dentro de apartamento em Mato Grosso

O corpo de um homem de 47 anos foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro São José, em Pontes e Lacerda.

23 de Outubro de 2020 as 13h36

CNH

Cidadãos podem obter a CNH e o Licenciamento do veículo de forma digital

Tanto a CNH digital quanto o CRLV digital possuem o mesmo valor jurídico da versão impressa

23 de Outubro de 2020 as 13h33

Temporal

Mato Grosso tem previsão de vendaval e chuva forte

O alerta é válido para hoje (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h28

Estupro

MT: pai que estuprou a filha de madrugada ofereceu dinheiro para ela não contar

O fato ocorreu na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

23 de Outubro de 2020 as 13h26

Coronavírus

Todos os municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT

23 de Outubro de 2020 as 13h14

Coronavírus

Mato Grosso registra 8 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Há 178 internações em UTIs públicas e 182 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 44% para UTIs adulto e em 21% para enfermarias

23 de Outubro de 2020 as 13h11

Droga

Suspeito de armazenar droga a mando de facção criminosa é preso em flagrante em Confresa

Um homem suspeito de armazenar entorpecentes a mando de uma facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (21.10), em Confresa (1.160 km ao norte de Cuiabá).

22 de Outubro de 2020 as 13h00

Operação

Operação no nortão prende cinco suspeitos

As ações aconteceram na zona urbana e rural dos municípios de Colniza e Aripuanã

22 de Outubro de 2020 as 12h57

Acidente

Menor pega carro escondido dos pais e morre após sofrer acidente em MT

Um adolescente de 14 anos morreu na noite dessa quarta-feira (21) após se envolver em um grave acidente de trânsito, na BR-174, na cidade de Pontes e Lacerda-MT.

22 de Outubro de 2020 as 08h59

Flagrante

Mulher é presa em flagrante após tentar matar homem de 23 anos em Mato Grosso

Uma mulher de 26 anos foi presa e autuada em flagrante nesta quarta-feira (21), em Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá) por homicídio tentado praticado contra um rapaz de 23 anos.

22 de Outubro de 2020 as 08h51

Parcelamento

Projeto em Mato Grosso prevê parcelamento nas taxas de cartórios através do cartão de crédito

Hoje, em Mato Grosso, os pagamentos em cartório são feitos em dinheiro.

21 de Outubro de 2020 as 14h47

Acidente

Homem tira o cinto de segurança e morre após acidente de carro em Mato Grosso

O fato ocorreu na MT-010 em São José do Rio Claro.

21 de Outubro de 2020 as 13h39

Campanha

Projeto prevê campanhas para prevenir acidentes com garis e catadores de materiais recicláveis em MT

O descarte inadequado de materiais perfurocortantes tem sido causa de lesões graves em catadores e coletores profissionais de resíduos sólidos no estado de Mato Grosso.

21 de Outubro de 2020 as 13h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO