Destaque

Senai-MT forma primeira estudante com deficiência auditiva em curso técnico no Estado

A instituição destina 5% de todas as vagas que são prioritárias a este público, além de garantir a estrutura, material didático e professores especial.

MT Agora - Assessoria
16 de Dezembro de 2015 as 17h 01min

Camila Brandão, de 29 anos, é a primeira estudante com deficiência auditiva a concluir um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Ela formou-se em Análises Químicas durante a colação de grau de 365 profissionais em 13 áreas de atuação da indústria, na semana passada. Para a jovem que ficou surda aos dois anos, por causa de uma meningite, essa é uma conquista que vai muito além da própria história. “É como se eu tivesse abrindo uma porta e provando a todas as Pessoas com Deficiência (PcD) que é possível chegar lá”, pontuou.
 
Ela apresentou todo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em língua de sinais. O tema foi a ‘Formação de novos Sinais de Libras no ensino de Química’. O trabalho da jovem foi focado no processo de ensino Aprendizagem, e a comunicação entre surdos, intérpretes e professores. “A carência de material didático nesta área é uma realidade constatada por profissionais que trabalham com alunos em cursos de Química. Muitos trabalhadores com deficiência são demitidos por que não entendem as tarefas a serem executadas, além disso, os manuais das máquinas e equipamentos não são traduzidos para nós. Quero contribuir para uma indústria mais inclusiva”, pontuou.
 
Além do curso técnico, ela também estudou na Aprendizagem Industrial, modalidade de ensino que facilita a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Entre as aulas está a disciplina de Libras, pois muitos deles aprenderam a se comunicar sem uma linguagem própria e sim por gestos criados em diferentes situações, o que dificulta o diálogo.
 
Atualmente, o Senai-MT possui 54 estudantes técnicos com deficiência. O curso mais procurado é o de Segurança no Trabalho com 15 matriculados, seguido de Mecatrônica (08) e Logística (07). A instituição destina 5% de todas as vagas que são prioritárias a este público, além de garantir a estrutura, material didático e professores especializados para as diferentes necessidades especiais.
 
De acordo com o último Censo, de 2010, em Mato Grosso existem cerca de 45 mil Pessoas com Deficiência (PcD). Mesmo com a Lei de Cotas, boa parte delas não trabalha e nem estuda. Entre as dificuldades está a acessibilidade, seguida da escolaridade baixa e da superproteção das famílias, que não encorajam as pessoas a procurarem por um trabalho, é o que revela a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Denise Molina.
 
Segundo ela, romper essas barreiras é um dos desafios da instituição que, só neste ano, já qualificou 963 PcD. “Entre as maiores conquistas da classe estão o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão de comunidades de surdos do Brasil, a adequação das escolas para acessibilidade e avanços na legislação. No entanto, ainda há muito que avançar, principalmente no que se refere à mudança de mentalidade da família e das empresas. Nossa luta é para que a inclusão não seja apenas um slogan bonito, mas de fato uma transformação de mentalidade”, pontuou.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO