Carolina Holland

Senador sugere os dias 24 e 25 de outubro para o júri de Arcanjo em MT

Ex-bicheiro é acusado de mandar matar dono do jornal Folha do Estado. Quatro acusados do assassinato já foram condenados pela Justiça.

MT Agora - G1
13 de Setembro de 2013 as 06h 38min

O senador Pedro Taques, testemunha no julgamento de João Arcanjo Ribeiro, sugeriu os dias 24 e 25 de outubro para o júri popular do ex-chefe do crime organizado de Mato Grosso, acusado de ter sido o mandante do assassinato do empresário Sávio Brandão, dono do jornal Folha do Estado, em 2002.

No entanto, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da Primeira Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, havia fixado as datas de 16, 22 ou 23 de outubro como propícias para o julgamento. Por ser senador, Taques tem a prerrogativa, garantida pelo Código de Processo Penal, de ser ouvido em data acordada entre ele e a magistrada.

Mônica Siqueira ainda não julgou a sugestão do parlamentar, que deverá ser apreciada juntamente com o embargo de declaração feito na quarta-feira (11) pelo advogado de Arcanjo, Zaid Arbid. Na época do crime, Taques era procurador da República no estado.

Este será a primeira vez que Arcanjo será julgado por homicídio. Ele já cumpre pena por outros crimes no presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS).; O réu negou, durante todo o processo, qualquer envolvimento com o assassinato de Sávio Brandão.

O Ministério Público do Estado (MPE) relacionou como testemunhas, além de Taques, o delegado Luciano Inácio, responsável pela investigação do crime, Luiza Marília de Barros Lima, Luiza Marília de Barros Lima, e Ciro Braga Neto, então diretor da Folha.

Para a defesa, foram arrolados Ronaldo Neves Costa, pai de Izabella Brandão, então mulher de Sávio, Maria Luiza Clementino de Souza, o advogado André Castilho, Edimar Pereira Braga e Saulo Aparecido Pavan da Silva.

Entenda o caso
Sávio Brandão foi morto a tiros por volta das 15h30 do dia 30 de setembro de 2002, em frente à obra da nova sede do jornal Folha do Estado, no bairro Consil, em Cuiabá.

O empresário mostrava a construção a um amigo quando o ex-policial militar Hércules Araújo Agostinho chegou numa moto, pilotada por Fernando Belo, e atirou. O agenciador do pistoleiro foi João Leite, cobrador de dívidas de Arcanjo, segundo o Ministério Público.

O apoio logístico para o crime foi dado por Célio Alves, que forneceu informações a respeito da rotina da vítima.

Segundo a denúncia do MPE, Arcanjo mandou matar o empresário por causa das manchetes negativas sobre ele no jornal.

Prisão
Arcanjo foi preso em Montevidéu, no Uruguai, em 2003, após a Polícia Federal deflagrar a operação Arca de Noé, para desarticular o crime organizado em Mato Grosso. Ele foi extraditado para o Brasil por determinação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, em março de 2006.

O acusado cumpre, atualmente, pena por sonegação fiscal, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.

Condenações
Hércules, que confessou ter sido o autor dos disparos, e Célio Alves foram condenados a 18 anos e 17 anos de prisão, respectivamente. João Leite foi sentenciado a 15 anos de prisão e Belo, a 13 anos de reclusão. Ele conseguiu liberdade condicional, mas foi assassinado em 2010, na capital.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Duas passageiras são detidas com R$ 32,4 mil em táxi boliviano na fronteira de MT

O crime se caracterizou como evasão de divisa, uma vez que as passageiras não souberam comprovar a origem do dinheiro.

12 de Dezembro de 2019 as 16h01

Estado

Acusado de matar namorada e amiga dela é inocentado pela Justiça após passar 5 anos preso em MT

Adolescentes, de 16 e 14 anos, foram encontradas mortas nuas dentro de uma quitinete em 2014. Namorado de uma delas foi apontado como principal suspeito.

12 de Dezembro de 2019 as 15h55

Estado

Homem é preso suspeito de ter matado o irmão após flagrá-lo agredindo a mãe em MT

Durante as diligências para apurar a ocorrência, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina.

12 de Dezembro de 2019 as 15h51

Estado

Casal e filha de 4 anos sofrem acidente no PA e são transferidos de avião para hospital de MT

Mulher está na UTI e o estado de saúde dela é considerado estável. O marido dela aguarda uma cirurgia e a filha já recebeu alta.

12 de Dezembro de 2019 as 15h47

Estado

Psicóloga é detida suspeita de atirar em marido policial enquanto ele tomava banho em MT

Policial disse que ela atirou após uma briga motivada por conversas no celular. Advogado da mulher afirma que ela sofria violência doméstica.

12 de Dezembro de 2019 as 15h44

Estado

PM e PRF intecerptam suspeitos de roubo e recuperam caminhonete em Primavera do Leste

Policiais militares de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá) e agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na noite desta quarta-feira (11.12) três homens por roubo.

12 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

PM prende suspeito de roubar loja de produtos agrícolas; comparsa morreu após ameaçar policiais

Policiais militares do 12º BPM de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como A.G.R.S.B.S. (20 anos), pelo roubo a uma loja de produtos agrícolas. O comparsa dele, L.P.S. (27), foi morto após ameaçar atirar nos policiais.

12 de Dezembro de 2019 as 15h16

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO