Fim da Linha

Segunda fase de operação prende nove pessoas, apreende armas e recupera defensivos roubados

Operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

Fonte: Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT
02 de Abril de 2020 as 13h 00min

$imgCred

  Nove pessoas que integram uma organização criminosa especializada em crimes de roubos de defensivos agrícolas, na região norte do estado, foram presas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (01.04) durante a segunda fase da Operação Fim da Linha. As prisões foram realizadas nos municípios de Vera (460 km ao norte de Cuiabá) e Sorriso. Três veículos foram aprendidos, sendo um deles carregado com dezenas de caixas e galões de defensivos.

  Coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, a segunda fase da operação foi deflagrada para apurar ação do grupo criminoso na região norte do estado. Equipes da GCCO, coordenadas pelo delegado Frederico Murta, identificaram uma área de chácaras, entre Sinop e Sorriso, utilizada para armazenar defensivos agrícolas supostamente roubados.

  A operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

  Os policiais da GCCO também identificaram um caminhão tipo baú, cor branca, que foi até a chácara para retirar o produto do roubo e era escoltado por outros dois veículos, que depois seguiram sentido à cidade de Vera.  Os policiais monitoraram os veículos até a chegada a Vera.

  O Ciopaer deu apoio aéreo junto com a PM na abordagem aos veículos, que foram interceptados próximos a um posto de combustível de Vera.

  O motorista do caminhão informou aos policiais que a carga do caminhão seria entregue a outra pessoa no posto de combustível. Em buscas na chácara, os policiais localizaram duas armas de fogo, uma delas com a numeração raspada.

Outras prisões

  Durante a noite desta quarta-feira (01.04), policiais militares de Sorriso fizeram a abordagem a uma caminhonete modelo Ranger, cor prata, onde estavam três pessoas. No veículo foram encontradas  armas de fogo de grosso calibre, além de camisetas com o brasão da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, que eram utilizadas para ludibriar as vítimas nas abordagens.

  Uma das pessoas detidas é mulher de um dos integrantes da organização criminosa preso também nesta quarta-feira, em Vera.  

  Todas as pessoas presas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil em Sorriso e ouvidas pelo delegado responsável. Os nove presos foram autuados por integrar organização criminosa, receptação e posse e porte ilegal de arma de fogo. 

Fim da Linha

  A operação Fim da Linha foi deflagrada em novembro do ano passado pela GCCO para investigar diversos roubos de defensivos agrícolas ocorridos em propriedades da região Norte. Na ocasião da primeira fase da operação foram recuperados mais de R$ 2 milhões em defensivos agrícolas e cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, em seis cidades de Mato Grosso. Doze pessoas foram presas, sendo seis delas identificadas nas investigações como integrantes do grupo criminoso, e outras seis em flagrante por crimes de posse ilegal de arma de fogo, munições e receptação de defensivos agrícolas e veículos roubados.

  As investigações começaram há um ano e foram identificados os oito principais integrantes do grupo criminoso, responsável por pelo menos 11 roubos realizados no período de um ano.

  A GCCO conseguiu mapear e identificar 11 fazendas em diversos municípios de Mato Grosso que foram vítimas do mesmo grupo criminoso. De acordo com o delegado, Frederico Murta, que conduziu as investigações, em todos os fatos investigados os criminosos atuavam sempre da mesma maneira.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Fale Cidadão

Ouvidoria de Polícia de MT realiza levantamento de atendimentos em 2020

Cidadãos e organizações sociais têm buscado mais a Ouvidoria Geral de Polícia, em relação a anos anteriores

25 de Maio de 2020 as 16h44

Chamamento Público

Governo de MT vai contratar serviço de hospedagem para profissionais da Saúde

Os hotéis interessados devem encaminhar propostas no período que vai de 25 a 27 de maio de 2020

25 de Maio de 2020 as 16h42

Processo Interno

CGE abre inscrições do seletivo para as Unidades de Correição

Os interessados em participar têm até sexta-feira (29.05) para se inscrever. Podem participar do seletivo os servidores públicos estaduais efetivos e estáveis com formação de nível superior, entre outros requisitos

25 de Maio de 2020 as 13h11

Dia da Indústria

Incentivos para micro e pequenas empresas fazem parte de ações realizadas pela Sedec MT

O Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) busca estimular regiões de difícil acesso por meio de incentivos fiscais a empresas mediante geração de empregos

25 de Maio de 2020 as 13h08

Limpeza de Patios

Detran-MT inicia reciclagem de mais de mil veículos na região de Rondonópolis

A reciclagem é realizada com os veículos inservíveis, aqueles que não estão aptos a voltar a trafegar pelas vias públicas e que estão há mais de um ano nos pátios do Detran, sem a solicitação de retirada pelo proprietário

25 de Maio de 2020 as 13h03

Desenvolvimento

Governo assina contrato e vai pavimentar 64 km de rodovia entre Porto dos Gaúchos e Tabaporã

A obra vai ligar toda a região do Vale do Arinos até a BR-163 e é fruto de um termo de cooperação firmado entre o Governo e a prefeitura

25 de Maio de 2020 as 13h01

Nova Oportunidade

MT é 6º estado com mais recuperandos envolvidos em atividades educacionais

Estudo do Depen, mostrou que Mato Grosso envolveu 22,9% dos reeducandos em atividades educacionais até o final de 2019

25 de Maio de 2020 as 09h55

Ranking

Sema avança cinco posições no ranking nacional de transparência ambiental

Portal transparência da Sema é top três em disponibilização de informações sobre pecuária, regularização ambiental e situação fundiária de unidades de conservação

22 de Maio de 2020 as 14h28

Previdência

Mato Grosso replica as regras de aposentadoria dos servidores federais

Mensagem em tramitação na AL prevê mudanças na idade e tempo de serviço para a previdência dos servidores do Estado

22 de Maio de 2020 as 14h25

Formação

Seduc realiza curso de formação online para professores da rede estadual

Ao todo, participam da formação 8.417 professores, que fizeram as inscrições nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros)

22 de Maio de 2020 as 14h22

Operação Policial

Polícia Civil deflagra segunda fase de operação que reprime tráfico de drogas na baixada cuiabana

A operação contou com a participação de 50 policiais civis, sendo 27 da DRE, 12 da Gerência de Operações Especiais (GOE), oito da 3ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande e três do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)A operação c

22 de Maio de 2020 as 14h16

Audiências Públicas

Audiências públicas para debater concessão de rodovias ocorrem nos dias 26, 27 e 28 de maio

As audiências serão transmitidas pela internet através do canal da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística no Youtube

22 de Maio de 2020 as 14h14

Pneumonia

Sesp-MT esclarece morte de reeducando de Alta Floresta

Ele já sofria de doença pulmonar crônica e hipertensão há alguns anos e o primeiro teste de Covid-19 deu negativo

22 de Maio de 2020 as 14h11

INSCRIÇÕES

Seduc disponibiliza vídeo passo a passo para inscrições no Enem 2020

Para os alunos que se preparam para o Enem, a Seduc disponibiliza videoaulas pela TV Assembleia, com com uma série de conteúdos focados nas quatro áreas de conhecimento

22 de Maio de 2020 as 14h09

Impacto Reduzido

“Ajuste fiscal iniciado em 2019 permitiu que enfrentássemos a pandemia com mais serenidade”, afirma governador

Em entrevista à CNN Brasil, Mauro Mendes destacou que Governo tem conseguido manter as contas em dia

22 de Maio de 2020 as 14h06

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO