Formação

Seduc realiza curso de formação online para professores da rede estadual

Ao todo, participam da formação 8.417 professores, que fizeram as inscrições nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros)

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT
22 de Maio de 2020 as 14h 22min

O material formativo será disponibilizado na plataforma digital Aprendizagem Conectada - Foto por: Seduc-MT

  A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou esta semana curso de formação on-line para professores da rede estadual de ensino. Ao todo, participam da formação 8.417 professores, que fizeram as inscrições nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

  O curso terá carga horária de 24 horas, desenvolvidas com atividades de estudos individuais para o professor e encontros de discussão em salas virtuais, em dias e horários previamente agendados e com a tutoria dos professores formadores de cada polo dos Cefapros.

  O material formativo será disponibilizado semanalmente, via plataforma digital “Aprendizagem Conectada”.

  O curso de formação está sendo coordenado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, por meio da Superintendência de Políticas de Formação dos Profissionais de Educação.

  Conforme explica a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, a Seduc, preocupada com a trajetória escolar dos estudantes, a partir do cenário de suspensão das aulas e isolamento social, buscou possibilitar atividades que pudessem promover o desenvolvimento de suas aprendizagens, estudando sozinhos ou com a mediação dos pais por meio da plataforma “Aprendizagem Conectada”. As atividades disponibilizadas estão articuladas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular (DRC-MT).

  Como medidas decorrentes, outros encaminhamentos são necessários, como o investimento na formação dos professores para que subsidiem no uso das tecnologias e nas metodologias ativas, pensadas para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante.

  “De forma inovadora, a Seduc fomenta a discussão do uso das tecnologias no processo de aprendizagem dos estudantes, a partir da metodologia adotada para o curso e a sua relação com a teoria e a prática. Os textos disponibilizados na plataforma da Aprendizagem Conectada, no espaço reservado aos professores, estão diretamente relacionados ao uso das tecnologias e a aprendizagem ativa”, ressalta a secretária.

  Segundo Rosa Luzardo, essa é uma oportunidade que a Secretaria disponibiliza ao seu quadro de professores para que, ante à realidade, tenham a possibilidade de acessar novos conhecimentos e estejam preparados para atuar com uso de tecnologias.

  Para aqueles que não conseguiram se inscrever neste momento, ou não tenham disponibilidade de tempo para participação, novas turmas e outras capacitações serão ofertadas por meio on-line ao longo do ano. Os professores devem ficar atentos às divulgações no site da Seduc.

  Metodologia Ativa

  Segundo Patricia Regina Zanoli, que leciona Ciências e Iniciação Científica para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Manoel Gomes, em Várzea Grande, em sua unidade de ensino os professores já vêm estudando a Metodologia Ativa, juntamente com o Cefapro, desde 2019.

  “Quando vi que teria a oportunidade de continuar os estudos dessa metodologia logo me interessei, pois essa é uma nova proposta que tem resultados positivos dentro das escolas. É um desafio para nós professores, porque nos cursos de licenciatura não aprendemos sobre isso e, portanto, não estamos preparados para essa proposta e maneira de ensinar”, destaca.

  Para ela, o curso vai possibilitar aos professores buscar alternativas e, além disso, trocar ideias on-line com colegas de diversas áreas. “Vamos trabalhar com projetos e com a metodologia ativa, fazendo os alunos se tornarem protagonistas do próprio aprendizado e nós professores sermos mediadores e tutores no aprendizado”.

  O professor Eduardo Mendes Cruz, que trabalha com alunos do 7º ao 9º ano, também se inscreveu no curso e acredita que o mesmo contribuirá para o trabalho que desenvolve em sala de aula com os alunos. “A interação com outros colegas, que também são professores da rede estadual de ensino, através de salas virtuais, contribui ainda mais com a troca de experiências vivenciadas em sala de aula”, observa.

  Inscrições

  As inscrições foram feitas nos Cefapros de Alta Floresta (483 inscrições) Barra do Garças (844), Cáceres (777), Confresa (267), Cuiabá (886), Diamantino (492), Juara (256), Juína (397), Matupá (346), Pontes e Lacerda (506), Primavera do Leste (680), Rondonópolis (595), São Félix do Araguaia (135), Sinop (1.192) e Tangará das Serra (561).

  Todas as informações sobre o curso poderão ser sanadas no Cefapro em que a inscrição foi efetivada. A certificação será pelo total de horas cursadas e a frequência computada mediante a participação das discussões das salas virtuais. O certificado será emitido pelo sistema Sigeduca, módulo Gestão de Formação (GFO), ou seja, terá o mesmo fluxo de certificação dos cursos formativos presenciais realizados nos polos.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Prevenção

Detran-MT passa por higienização de rotina em todas as unidades do Estado

No último sábado (30.05), foi realizada a higienização de todas as unidades do Detran-MT no interior do Estado, as Ciretrans. Nesta semana, passarão pelo processo de sanitização os núcleos e postos de atendimentos do Detran-MT de Cuiabá e Várzea

01 de Junho de 2020 as 13h16

MT-110

Obras de pavimentação entre Novo São Joaquim e Campinápolis seguem em ritmo acelerado

A pavimentação faz parte do segundo lote de obras realizados entre os municípios, totalizando 50 quilômetros de asfalto novo

01 de Junho de 2020 as 13h14

Economia

Auditoria da CGE detecta redução de 30 milhões nos gastos com locação de veículos

Os gastos com locação de automóveis saíram de R$ 94 milhões no ano de 2018 para R$ 62,9 milhões em 2019

01 de Junho de 2020 as 13h10

Impacto

PGE garante importantes conquistas ao Estado em meio à pandemia do novo coronavírus

A PGE chegou a suspender o atendimento presencial para evitar os riscos de contaminação e disponibilizou vários canais de atendimento

01 de Junho de 2020 as 13h08

Socioeducativo

Estudo revela que falta de acesso a esporte e lazer é fator de risco para atos infracionais

Dissertação de mestrado apresentada por servidor do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso tratou do tema

01 de Junho de 2020 as 13h05

Divisa

STF mantém divisa entre Mato Grosso e Pará

Mato Grosso alegava equívoco na "Primeira Coleção de Cartas Internacionais do Mundo" pelo Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

30 de Maio de 2020 as 12h19

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta sexta-feira (29)

A Concessionária Rota do Oeste informa que sexta-feira (29), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

29 de Maio de 2020 as 14h06

Verdade dos Fatos

Governo comprova com documento da Prefeitura de Cuiabá exclusão de 40 leitos da Covid

Secretaria Municipal de Saúde da Capital reconhece que fez a exclusão de 40 leitos para tratamento da Covid e que havia recebido dinheiro para isso

29 de Maio de 2020 as 13h34

Obras

Governo de MT retomará obras da Escola Técnica Estadual de Cuiabá

As obras estavam paralisadas por falta do repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

29 de Maio de 2020 as 13h31

Denúncia

PGE denuncia Prefeitura de Cuiabá por receber dinheiro e excluir UTIs de Covid

Representação foi protocolada na Procuradoria-Geral da República

29 de Maio de 2020 as 13h28

Parceria

Pavimentação da MT-422 vai estimular o progresso na região Médio Norte

Serão pavimentados 40 quilômetros da MT-422, no trecho que vai do entroncamento da MT-140 até o entroncamento da MT-423, no município

29 de Maio de 2020 as 13h25

Coronavírus

MT vai aumentar de 796 para 1.148 a capacidade de testes diários

Na primeira quinzena de junho, a capacidade ainda deve ser aumentada para 1.148 amostras por dia, podendo chegar a 2.946 no próximo mês

29 de Maio de 2020 as 13h20

Desmatamento

Secretários da Amazônia apresentam ações de combate ao desmatamento

O evento é aberto ao público e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que este ano terá ações no contexto da Covid-19

29 de Maio de 2020 as 13h17

Deliberação Federal

Suspensão do prazo para transferência de propriedade veicular continua valendo

Com a suspensão do prazo ainda vigente pelo órgão federal, não há necessidade de agendar a realização do serviço de imediato

29 de Maio de 2020 as 09h00

Palestras Virtuais

Integridade e ética são temas de palestras virtuais

A transmissão teve como público-alvo os servidores do Governo de Mato Grosso

29 de Maio de 2020 as 08h50

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO