Formação

Seduc realiza curso de formação online para professores da rede estadual

Ao todo, participam da formação 8.417 professores, que fizeram as inscrições nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros)

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT
22 de Maio de 2020 as 14h 22min

O material formativo será disponibilizado na plataforma digital Aprendizagem Conectada - Foto por: Seduc-MT

  A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou esta semana curso de formação on-line para professores da rede estadual de ensino. Ao todo, participam da formação 8.417 professores, que fizeram as inscrições nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

  O curso terá carga horária de 24 horas, desenvolvidas com atividades de estudos individuais para o professor e encontros de discussão em salas virtuais, em dias e horários previamente agendados e com a tutoria dos professores formadores de cada polo dos Cefapros.

  O material formativo será disponibilizado semanalmente, via plataforma digital “Aprendizagem Conectada”.

  O curso de formação está sendo coordenado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, por meio da Superintendência de Políticas de Formação dos Profissionais de Educação.

  Conforme explica a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, a Seduc, preocupada com a trajetória escolar dos estudantes, a partir do cenário de suspensão das aulas e isolamento social, buscou possibilitar atividades que pudessem promover o desenvolvimento de suas aprendizagens, estudando sozinhos ou com a mediação dos pais por meio da plataforma “Aprendizagem Conectada”. As atividades disponibilizadas estão articuladas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular (DRC-MT).

  Como medidas decorrentes, outros encaminhamentos são necessários, como o investimento na formação dos professores para que subsidiem no uso das tecnologias e nas metodologias ativas, pensadas para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante.

  “De forma inovadora, a Seduc fomenta a discussão do uso das tecnologias no processo de aprendizagem dos estudantes, a partir da metodologia adotada para o curso e a sua relação com a teoria e a prática. Os textos disponibilizados na plataforma da Aprendizagem Conectada, no espaço reservado aos professores, estão diretamente relacionados ao uso das tecnologias e a aprendizagem ativa”, ressalta a secretária.

  Segundo Rosa Luzardo, essa é uma oportunidade que a Secretaria disponibiliza ao seu quadro de professores para que, ante à realidade, tenham a possibilidade de acessar novos conhecimentos e estejam preparados para atuar com uso de tecnologias.

  Para aqueles que não conseguiram se inscrever neste momento, ou não tenham disponibilidade de tempo para participação, novas turmas e outras capacitações serão ofertadas por meio on-line ao longo do ano. Os professores devem ficar atentos às divulgações no site da Seduc.

  Metodologia Ativa

  Segundo Patricia Regina Zanoli, que leciona Ciências e Iniciação Científica para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Manoel Gomes, em Várzea Grande, em sua unidade de ensino os professores já vêm estudando a Metodologia Ativa, juntamente com o Cefapro, desde 2019.

  “Quando vi que teria a oportunidade de continuar os estudos dessa metodologia logo me interessei, pois essa é uma nova proposta que tem resultados positivos dentro das escolas. É um desafio para nós professores, porque nos cursos de licenciatura não aprendemos sobre isso e, portanto, não estamos preparados para essa proposta e maneira de ensinar”, destaca.

  Para ela, o curso vai possibilitar aos professores buscar alternativas e, além disso, trocar ideias on-line com colegas de diversas áreas. “Vamos trabalhar com projetos e com a metodologia ativa, fazendo os alunos se tornarem protagonistas do próprio aprendizado e nós professores sermos mediadores e tutores no aprendizado”.

  O professor Eduardo Mendes Cruz, que trabalha com alunos do 7º ao 9º ano, também se inscreveu no curso e acredita que o mesmo contribuirá para o trabalho que desenvolve em sala de aula com os alunos. “A interação com outros colegas, que também são professores da rede estadual de ensino, através de salas virtuais, contribui ainda mais com a troca de experiências vivenciadas em sala de aula”, observa.

  Inscrições

  As inscrições foram feitas nos Cefapros de Alta Floresta (483 inscrições) Barra do Garças (844), Cáceres (777), Confresa (267), Cuiabá (886), Diamantino (492), Juara (256), Juína (397), Matupá (346), Pontes e Lacerda (506), Primavera do Leste (680), Rondonópolis (595), São Félix do Araguaia (135), Sinop (1.192) e Tangará das Serra (561).

  Todas as informações sobre o curso poderão ser sanadas no Cefapro em que a inscrição foi efetivada. A certificação será pelo total de horas cursadas e a frequência computada mediante a participação das discussões das salas virtuais. O certificado será emitido pelo sistema Sigeduca, módulo Gestão de Formação (GFO), ou seja, terá o mesmo fluxo de certificação dos cursos formativos presenciais realizados nos polos.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Suicídio

Pai embriagado espanca o filho de 6 anos e criança ameaça cometer suicídio em Mato Grosso

Uma criança de apenas seis anos foi brutalmente espancada pelo próprio pai, que estava embriagado, em Cuiabá.

23 de Setembro de 2020 as 16h25

Estupro

Criança de 10 anos é estuprada por dois homens de 19 e 70 anos em Mato Grosso

Um jovem e um idoso foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23.09), durante ação para cumprimentos de mandados judiciais. Os crimes ocorreram em Poxoréo.

23 de Setembro de 2020 as 16h12

Latrocínio

Número de latrocínios cai pela metade em Mato Grosso em 2020

Principais índices criminais também apresentaram queda de acordo com a Superintendência do Observatório da Violência

23 de Setembro de 2020 as 16h09

Relações Sexuais

Casal mantém relações sexuais na frente de criança de 2 anos em Mato Grosso

Um casal foi preso após manter relações sexuais na frente de uma criança de apenas dois anos em Várzea Grande.

23 de Setembro de 2020 as 16h06

Envenenamento

Homem com suspeita de envenenamento morre em Mato Grosso

Um homem de 27 anos com suspeita de envenenamento morreu na porta de uma oficina mecânica em Cuiabá na tarde de ontem (22).

23 de Setembro de 2020 as 12h18

Assalto

Vigilante é apontada por planejar assalto a carro forte em que 3 bandidos morreram em MT

Uma tentativa de assalto a um carro forte que ocorreu em 2019 deixou 3 criminosos mortos e desde o fato, policiais se empenham para descobrir a dinâmica do crime.

23 de Setembro de 2020 as 12h13

Estupro

Cães salvam dona de ser estuprada e atacam agressor em Mato Grosso

Uma mulher não identificada foi salva pelos cães de estimação durante uma tentativa de estupro. O fato ocorreu na cidade de Poconé.

23 de Setembro de 2020 as 12h10

Alta

Recém-nascida vítima de escalpelamento durante o parto sai da UTI em Mato Grosso

A mãe da recém-nascida teve a bexiga perfurada, ficou em coma e já foi liberada do hospital.

23 de Setembro de 2020 as 12h03

IDEB

IDEB: Escolas de Mato Grosso têm notas superiores à média nacional

As EEs Souza Bandeira, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1, superam o índice de 5,9 média das escolas brasileiras.

23 de Setembro de 2020 as 12h00

Doação

Pescado apreendido no interior é doado para Hospital Municipal

Sema e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam 96 quilos de pescado que estavam sendo transportado e armazenados sem documento de origem

23 de Setembro de 2020 as 11h58

Flagrante

Detento tenta entrar em presídio com 8 celulares no ânus em MT

Sozinho, ele expeliu oito mini aparelhos de celular com bateria, quatro plugs de cabo USB, sete chips de celulares e um fio de carregador de celular. O preso não necessitou de atendimento médico.

23 de Setembro de 2020 as 10h54

Acidente

Acidente com caminhonete que levava pacientes a posto de saúde mata um e fere nove em MT

Segundo a PM, o veículo, uma Ford Ranger cabine dupla para cinco pessoas, capotou e caiu em uma vala no Assentamento Pingos D’Água.

23 de Setembro de 2020 as 10h52

Investimentos

Mais de R$ 36 milhões em saúde, segurança, educação foram destinados para Água Boa

Entre os investimentos, em 2020, estão os repasses do ICMS, do IPVA e do Fethab no montante total de R$ 18,1 milhões

23 de Setembro de 2020 as 10h42

Pesquisa

Pesquisa epidemiológica da Covid-19 será prorrogada em Mato Grosso

Entre os 10 municípios que participam da pesquisa, Juína e Tangará da Serra já alcançaram mais de 80% da meta prevista; Cuiabá e Rondonópolis ocupam o último lugar, com 0% de alcance

23 de Setembro de 2020 as 10h36

Fuga

Homem que fugiu de Mato Grosso é preso por policias do Paraná

Um homem de 25 anos foragido da justiça de Mato Grosso foi preso ontem (21) no interior do Paraná.

22 de Setembro de 2020 as 14h32

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO