Fórum Qualidade Em Foco

Secretários e especialistas discutem execução de obras públicas

Fórum sobre o assunto ocorre nesta quinta-feira (20.10) e sexta-feira (21.10), no TCE-MT.

Fonte:MT Agora - Sinfra-MT
20 de Outubro de 2016 as 00h 54min

Um amplo debate sobre a melhoria das obras públicas executadas em Mato Grosso ocorrerá durante o “2º Fórum Qualidade em Foco”, nesta quinta (20.10) e sexta-feira (21.10), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O evento contará com uma série de palestrantes de renome dos setores público e privado de todo o país.

O encontro é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), pela Rede de Controle da Gestão Pública - que combate a corrupção e faz ações para melhorias das políticas públicas - e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT).

Ao longo do evento, serão abordados temas como planejamento, redução de custos, uso da tecnologia e moral da organização. Todos serão discutidos em palestras e também em mesas-redondas com debatedores ligados aos temas, envolvendo gestores, secretários estaduais e municipais de Obras Públicas, Infraestrutura e Cidades, procuradores jurídicos, controladores internos, entidades de classe, empresários, faculdades de Engenharia e Informática e sociedade em geral.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, o momento econômico brasileiro é o mais difícil deste século. No entanto, mesmo neste contexto é preciso estabelecer estratégias eficazes para manter os investimentos para impulsionar a infraestrutura, um dos maiores gargalos de Mato Grosso, e também não deixar perder a qualidade das obras executadas pelo Governo do Estado.

"A exigência de qualidade das obras é um dos nossos principais objetivos, porque entendemos que uma obra mal feita gera um impacto muito grande na vida do cidadão que paga seus impostos. Preocupados com isso, nós, da Sinfra, implantamos nesta gestão dois laboratórios - um fixo e outro móvel - que buscam assegurar que todas as obras executadas pelo Pró-Estradas tenham um padrão de qualidade, evitando assim o desperdício de recursos públicos neste que é um ano complicado para toda a economia nacional", pontuou.

O evento

A segunda edição do evento está marcada para ocorrer das 8h às 18h no primeiro dia, e das 8h às 12h no segundo. Nos dois dias, serão debatidas estratégias com foco na qualidade das obras públicas. As inscrições já foram encerradas.

1º Dia

A palestra de abertura será sobre “Ética, Compliance e Probidade” como fator determinante da qualidade nas contratações, a ser proferida por Daiane Fernandes Nabuco, diretora da prática de Investigações e Riscos Globais, da FTI Consulting, em São Paulo (SP).

O assunto será mediado pelo presidente do TCE, Antonio Joaquim, abordado pelos debateres: secretário adjunto do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Matheus da Cunha; o vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Edgar Borges; os procuradores Alisson Campos (MPF) e Cláudio Cezar Fim (AGU); e o deputado federal Fabio Garcia.

Na parte da tarde, o evento segue com as palestrantes Karina Diaz e Karisia Ribeiro, especialistas sêniores em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. As palestras serão realizadas das 13h30 às 14h30.

Dentro do foco da importância do impacto no planejamento de obras, uma rodada de debates está programada para 14h30. Como mediador, está o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, e o debate será composto também pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Marco Marrafon; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Orlando Fanaia Machado; o diretor presidente do Mato Grosso Participações e Projetos (MTPAR), Vinícius de Carvalho Araújo; presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-MT), Evaldo da Silva; e do vice-presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Francisco José Duarte Gomes.

Logo após o debate, às 16h, haverá a palestra sobre “Novas formas de contratações e fiscalizações públicas”, com o mestre em Geofísica Aplicada e certificação Project Management Profissional (PMP) pelo Project Management Institute (PMl), Aldo Dórea Mattos.

Para fechar o primeiro dia do evento, será realizado outro debate sobre a análise de redução de custos e melhoria no fluxo do trabalho. O mediador será o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso, Waldemir Paschoiotto. Irão compor a mesa o membro do TCU, Carlos Augusto de Melo; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte; o procurador geral do Estado, Patryck de Araújo Ayala; e o deputado estadual Ondanir Bertolini (Nininho).

2º Dia

Logo pela manhã, o coordenador de projetos especiais do Governo de Santa Catarina, Rafael Fernandes Teixeira da Silva, falará sobre a melhoria na agilidade de fiscalização de empresas que atuam no mercado. A palestra está marcada para as 8h. Em seguida, às 9h30, o Cel. Paulo César Pellanda abordará o tema “Sistema unificado do processo de obras”.

Por fim, ocorre o debate Modelagem de Informação da Construção, que permite organizar em um mesmo arquivo eletrônico um banco de dados de toda a obra, acessível a todas as equipes. O debate será mediado pela secretária adjunta da Sinfra, Marciane Prevedello Curvo.

Participa também do debate o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade de Produto (Comat), Dionyzio Klavdianos; o diretor da Fiemt, José Alexandre Schutze; e o engenheiro civil Mauriney Cezar Pinheiro.

Clique AQUI e confira os detalhes da programação completa.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO