Reeducandas de Rondonópolis fazem exames para prevenção do câncer de mama
Durante este mês, as reeducandas de todas as idades passarão pela coleta do exame Papanicolau, essencial para a detecção do câncer de cólon de útero
Fonte:Secom Mato Grosso
15 de Outubro de 2021 as 15h 00min
Para as reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis (220 km de Cuiabá) o mês de outubro está sendo para conhecer e prevenir o Câncer de Mama. As internas serão orientadas sobre o autoexame, passarão por análise de cólon de útero e exame de mamografia. A iniciativa faz parte da campanha em alusão ao Outubro Rosa, mês voltado à prevenção do Câncer de Mama.
A abertura da campanha na unidade foi nesta sexta-feira (15.10), quando as reeducandas participaram de uma palestra que levou orientações de como serão realizados os exames para prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama. Os atendimentos serão realizados na própria enfermaria da unidade e quando necessário as internas serão encaminhadas até uma unidade de saúde.
Segundo a diretora da unidade, Silvana Lopes, todas as internas serão orientadas quanto à importância do exame preventivo. “Falamos da necessidade de se autoexaminar sempre, não só no outubro rosa, mas o ano inteiro. A nossa médica vai atender uma a uma para fazer a explicação de como fazer o autoexame”, disse.
Durante este mês, as reeducandas de todas as idades passarão pela coleta do exame Papanicolau, essencial para a detecção do câncer de cólon de útero. “A nossa médica, junto com o município, vai fazer exames preventivos de todas as internas, a partir hoje até o fim do mês e, se necessário, até novembro”, pontuou a diretora.
Das 86 recuperadas da unidade, aproximadamente, 25 delas possuem mais de 40 anos e essas serão encaminhadas ao laboratório do município para passar pelo o exame de mamografia. “Nós vamos fazer o agendamento dos exames e organizar toda a logística para garantir que todas as internas dessa idade façam o exame”, explicou.
Para humanizar a acolhida e tornar o dia mais alegre, as internas receberam kits de beleza e participaram de um café da manhã com bolo e refrigerante. “Com o apoio da Vara de Execuções do município, conseguimos doação de kits com batom, lápis de olho, absorvente, desodorante e fomos até as celas para que todas fossem atendidas”, lembrou.
A campanha que é realizada todos os anos é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Políticas Públicas, da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis e a Vara de Execuções da Comarca de Rondonópolis.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
PF apreende caminhão com 180 kg de cocaína no Rio de Janeiro
Ação ocorreu no bairro da Penha, zona norte da capital
10 de Agosto de 2022 as 20h15Quase metade dos brasileiros fazem bico para completar renda
A maior parte dos bicos está relacionada com serviços
10 de Agosto de 2022 as 18h30Frente fria pode trazer ventania e ressaca à cidade do Rio de Janeiro
Marinha e sistemas de previsão alertam sobre riscos até sexta-feira
10 de Agosto de 2022 as 18h15Julho registra temperatura média mais alta da história
Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC
10 de Agosto de 2022 as 12h00PF identifica plano para resgate de líderes criminosos em presídios
Operação Anjos da Guarda foi deflagrada em três estados e no DF
10 de Agosto de 2022 as 10h00Censo 2022 começa em territórios indígenas
Todas as comunidades e aldeias vão ser visitadas até 31 de outubro
10 de Agosto de 2022 as 08h30Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e ventania em São Paulo
Litoral está mais suscetível a ventos fortes
10 de Agosto de 2022 as 08h30Ônibus urbano perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021
Dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos
09 de Agosto de 2022 as 14h45Prefeitura do Rio demoliu 1313 construções irregulares desde 2021
Prejuízo para o crime organizado chegou a R$ 646 milhões
09 de Agosto de 2022 as 14h15Ministro vistoria embarque por biometria em Congonhas
Ponte aérea é a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in
09 de Agosto de 2022 as 12h15Polícia Federal combate fraudes praticadas em lotéricas
Dois mandados de apreensão são cumpridos em Campo Grande
09 de Agosto de 2022 as 10h45PF e Receita fazem operação contra importação irregular de eletrônicos
Criminosos atuavam no Paraná e lavaram mais de R$ 420 milhões
09 de Agosto de 2022 as 08h45Força Nacional vai apoiar a Funai em terra indígena no Amazonas
Os policiais militares trabalharão por 30 dias, a contar de hoje
09 de Agosto de 2022 as 07h45Cresce população de antas na natureza, no estado do Rio de Janeiro
Projeto registra filhote de anta livre na natureza
08 de Agosto de 2022 as 16h15Rio de Janeiro cria dia para celebrar fim das restrições contra covid
Decreto definiu o dia 2 de setembro para as comemorações
08 de Agosto de 2022 as 14h30