Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

Fonte: G1 MT
14 de Fevereiro de 2020 as 13h 17min

Psicólogos oferecem ajuda gratuita no parque — Foto: Cinthia Farinha Nassarden/Arquivo pessoal

  Um grupo de 39 psicólogos faz atendimentos gratuitos uma vez por mês em Cuiabá. O projeto Escuta no Parque visa ouvir pessoas que necessitam de atendimento profissional para saúde mental. Neste mês as sessões ocorrem neste domingo (16), no Parque Mãe Bonifácia, das 8h às 10h.

  De acordo com Cinthia Farinha Nassarden, uma das idealizadoras do projeto, em cada sessão mensal, cerca de 10 a 12 psicólogos se reúnem no parque para prestar atendimentos gratuitos à população. Por dia uma média de 7 a 10 pessoas são atendidas, com duração de 30 a 40 minutos por sessão.

  Ela contou ao G1 que a escolha do lugar foi intencional, porque é um local democrático, onde circulam pessoas de várias classes sociais. Portanto, mais pessoas podem ser beneficiadas com a oportunidade que o projeto proporciona.

  “O nosso atendimento é um plantão psicológico, sendo orientativo e acolhedor. O intuito é trabalhar a demanda que está ali, caso haja necessidade ou interesse da pessoa em continuar, a gente encaminha o cidadão ao serviço público. Temos os contatos para isso, o que a gente faz é como se fosse um plantão de hospital. Tratamos o problema que apareceu e encaminhamos para tratamento”, explicou a psicóloga.

  
  Cinthia Nassarden trabalha como psicóloga clínica há nove anos. Ela conta com a ajuda de Mauriene Tizzo, que também idealizou o projeto. Ambas também fazem os atendimentos à população.

  A psicóloga disse que elas se inspiraram no Escuta na Grama, realizado em São Paulo. Em Cuiabá, o projeto começou em setembro de 2019.

  Para este ano, já tem um cronograma definido. Serão nos dias 8 de março, 5 de abril, 17 de maio e 14 de junho. Todos as datas são aos domingos e o horário dos atendimentos sempre das 8h às 10h, no Parque Mãe Bonifácia.

  Tane Miquieli Elicker Schirmbeck é psicóloga há quatro anos e está se especializando em Terapia Sistêmica. Ela participa do projeto desde outubro do ano passado. Para ela, o projeto é fantástico e extremamente importante, pois na atualidade o estilo e ritmo de vida estão prejudicando a saúde mental das pessoas.

  “Esse espaço de livre acesso dá a oportunidade para quem está passando por um momento complicado ter acesso a uma ajuda profissional. As pessoas são escutadas, algo que é muito difícil na correria do dia a dia, mas crucial para a pessoa no momento de dificuldade”, afirmou Tane.


  Ela ainda disse que, além de fazer o bem para as pessoas, o projeto é importante para desmistificar a psicologia, visto que muitos ainda pensam que ‘psicólogo é coisa de doido’. No entanto, é importante pois podemos fazer uma psicoeducação, esclarecendo a importância da profissão, explicou.

  A psicóloga afirma que a escuta qualificada pode mudar a vida das pessoas, ajudando a ver as coisas sob uma nova ótica, com menos preconceito e mais aceitação. Ela disse estar satisfeita em participar de um projeto que pode ajudar a população.

  “Acho maravilhoso poder participar de algo que apesar de parecer pouco, pode ser o ponto de partida para uma mudança gigantesca na vida das pessoas”, pontuou Tane.

  Aproximadamente 70% das pessoas que são atendidas pelos psicólogos foram ao parque exclusivamente em busca de atendimento, de acordo com a coordenadora.

  Sobre novos projetos, Cinthia disse que o grupo tem a vontade de realizar palestras com a temática de saúde mental em escolas públicas e ambientes particulares, mas ainda é só uma ideia.

  O grupo de psicólogos deseja ampliar o projeto Escuta no Parque, fazendo mais atendimentos e aumentando o número de psicólogos para atuação. A princípio estão estudando a possibilidade de contemplar outros parques e ir para o interior do estado, contou a coordenadora.

  Questionadas sobre a importância do trabalho da escuta para sociedade, já que o serviço voluntário dos psicólogos em questão é como se fosse um ‘ombro amigo especializado’.

  A escuta realizada pelo grupo ajuda na orientação e acolhida do cidadão, que ainda não tem o costume de procurar ajuda psicológica. Contudo, no atendimento as pessoas podem ser encaminhados para serem tratadas pela saúde pública de acordo com a necessidade e preferência, concordou as psicólogas.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Estado aguarda sanção de projeto para distribuição de merenda escolar

A medida, em caráter excepcional, deve amenizar os impactos causados sobre as famílias de estudantes e no comércio de produtos da agricultura familiar

03 de Abril de 2020 as 13h53

Fique em Casa

Detran-MT mantém suspenso o atendimento presencial em todo o Estado

Além da manutenção dos serviços presenciais suspensos, a portaria também dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID-19)

03 de Abril de 2020 as 13h49

Coronavírus

Portal Transparência divulga contratos emergenciais para o combate ao coronavírus

Ao acessar o Portal Transparência (http://www.transparencia.mt.gov.br/), logo na capa, tem um banner sobre as despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia

03 de Abril de 2020 as 10h29

10 mil litros

Escola Técnica de Alta Floresta participa de produção de álcool gel no IFMT

A produção será de 10 mil litros de álcool líquido e em gel

02 de Abril de 2020 as 13h02

Fim da Linha

Segunda fase de operação prende nove pessoas, apreende armas e recupera defensivos roubados

Operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

02 de Abril de 2020 as 13h00

Proposta

Governo apresenta proposta para dar segurança jurídica a piscicultores

Projeto apresentado prevê a modalidade de licenciamento simplificado para pequenos aquicultores

02 de Abril de 2020 as 12h58

Obrigações Acessorias

Prazos da Escrituração Fiscal Digital e Declaração de Substituição Tributária são prorrogados

A medida foi publicada na terça-feira (31.03) em edição extra do Diário Oficial, por meio do Decreto 433/20

02 de Abril de 2020 as 12h55

Coronavírus

Governo vai receber recursos para compra de EPIs destinados às forças de segurança

Recursos serão utilizados para compra de máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção para os profissionais da segurança pública

02 de Abril de 2020 as 12h52

Delivery

Procon-MT orienta sobre cuidados com a higiene nos serviços de entrega em domicílio

Evitar contato pessoal e limpeza das embalagens são algumas das dicas para combater da contaminação do Covid-19

02 de Abril de 2020 as 12h49

Optativo

Sefaz disponibiliza lista para cálculo do ICMS de medicamentos e fármacos

Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) poderá ser usado de forma optativa como forma de minimizar impactos econômicos pela pandemia do coronavírus

02 de Abril de 2020 as 12h46

Interior

PM prende quatro por extração ilegal de minério em Rio Branco

Trabalho integrado entre policiais militares de Mirassol D'Oeste, Araputanga e Rio Branco prendeu nesta quarta-feira (1º.04), quatro homens por extração ilegal de ouro.

02 de Abril de 2020 as 12h44

Participação Social

Mato Grosso tem nova Política de Recursos Hídricos

A nova lei substitui a legislação que já vigorava há mais de 20 anos

02 de Abril de 2020 as 12h41

Pesquisa

Trabalho da PM e dos Bombeiros tem grande aceitação em Rondonópolis

Pesquisa foi encomendada pela Prefeitura no ano passado ao instituto KGM e ouviu 600 pessoas

02 de Abril de 2020 as 12h38

Empréstimo Aprovado

Construção de pontes vai beneficiar municípios e estimular economia de MT

Empréstimo para realização das obras, no valor de até R$ 550 milhões, foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

01 de Abril de 2020 as 21h42

Secretaria de Saúde irá reconhecer casos de transmissão local e comunitária

A determinação consta no Decreto nº 432, publicado em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (31.03)

01 de Abril de 2020 as 21h38

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO