Período Proibitivo Para Queimadas

Período proibitivo para queimadas é prorrogado

Sema prorrogou até 30 de setembro o período proibitivo para queimadas em Mato Grosso. Um monitoramento realizado pelo Comitê do Fogo apontará a necessidade de prorrogar a restrição do uso do fogo até outubro no estado.

Fonte:MT Agora - Assessoria
12 de Setembro de 2015 as 01h 55min

Em razão das condições climáticas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa será prorrogado para 30 de setembro o período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso. A proibição, que se iniciou no dia 15 de julho e terminaria no dia 15 deste mês, ainda pode ser ampliada até outubro conforme monitoramento dos focos de calor e riscos de incêndios florestais. Um novo decreto será publicado no início da próxima semana mantendo a criminalização do uso do fogo para limpeza e manejo do solo nas áreas rurais. Em áreas urbanas o uso do fogo é crime o ano inteiro.

Apesar da proibição, os focos de calor aumentaram em todo estado nesses 49 dias, alcançando 14.074 mil até a quarta-feira (09.09), sendo 8.410 focos entre 15 de julho e 09 de setembro, o que representa um acréscimo de 40,2% (ou 5.664 focos) em relação ao restante do ano. Os 10 municípios no topo do ranking de queimadas durante esse período são: Colniza (857), São Félix do Araguaia (352), Comodoro (327), Santa Terezinha (277), Cotriguaçu (270), Alto da Boa Vista (259), Gaúcha do Norte (252), Apiacás (249), Nova Bandeirantes (253) e Juara (217). Em alguns deles, como na região de São Félix, a estiagem superou 100 dias e potencializou o surgimento das queimadas.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, é importante reforçar que o Comitê do Fogo atua de forma rápida e pontual para combater os incêndios florestais, principalmente aqueles que afetam as unidades de conservação, que em sua maioria são ocasionados por ações humanas e criminosas. “A própria população ainda não despertou a consciência para os prejuízos que o fogo provoca não só ao meio ambiente, já que a fumaça afeta diretamente a nossa saúde, trazendo doenças e gerando um custo muito alto para os cofres públicos para tratar das pessoas que adoecem e também apagar os incêndios.”

O trabalho de combate às queimadas e aos incêndios florestais conta atualmente com cerca de 190 homens do Corpo de Bombeiros e 40 brigadistas, em 29 municípios de Mato Grosso. Além do efetivo treinado para estas demandas nas 18 unidades da corporação, outras oito frentes de trabalho estão em andamento a partir de brigadas mistas descentralizadas móveis do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em parceria com seis prefeituras: Cláudia, Sinop, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Novo Santo Antônio e Cuiabá.

Conforme o tenente coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, em razão da ocorrência de chuva na maioria das regiões, neste momento nenhuma das unidades de conservação estadual, municipal ou federal está queimando ou em estado de alerta. Uma das principais missões desta semana era conter o fogo que atingiu cerca de 5% dos 30 mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 60 km da capital), o que equivale a 1,6 mil hectares, outros 6% da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual de Chapada dos Guimarães, que tem 251 mil hectares; e 9,6 mil hectares de terras particulares; totalizando 11 mil hectares nesta área em Chapada.

“Felizmente a natureza colaborou e com a chuva desta noite conseguimos controlar novamente o fogo e extingui-lo. Caso continue chovendo, a situação tende a ficar mais tranquila, não justificando a ampliação do período proibitivo até outubro. Mas vamos continuar com o monitoramento em todas as regiões até o fim deste mês”, explicou Barroso.

Chapada dos Guimarães

Em Chapada dos Guimarães, cerca de 100 homens, entre bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se revezaram desde a última terça-feira (01.09) para evitar que o fogo se alastrasse. Uma aeronave do Estado, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e sete viaturas ARF (Auto Rápido Florestal) dos bombeiros ficaram uma semana neste trabalho que foi dificultado pelos fortes ventos e nenhuma incidência de chuva até o domingo (06.09) naquela região.

“O maior problema era a dificuldade de acesso, já que era no morro, onde era possível despejar água apenas com as equipes aéreas”, relatou Barroso. Diariamente, foram utilizados pelo menos 45 mil litros de água, o que totalizou 315 mil litros em sete dias. Os bombeiros e brigadistas trabalharam inclusive no período noturno, momento em que a ausência de sol facilitava o trabalho próximo às chamas.

Denúncias

Nas áreas rurais, a utilização do fogo durante o período proibitivo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. O período proibitivo para queimadas na área rural iniciou no dia 15 de julho e segue até 30 de setembro, podendo ser prorrogado conforme as condições climáticas.

As denúncias podem ser feitas: 0800 65 3838 (ouvidoria Sema), 193 (Corpo de Bombeiros) ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estrupo

Mulher acusa homem de estupro em casa no Recanto dos Macucos em Lucas do Rio Verde

Uma mulher compareceu no Batalhão da PM por volta das 20h30 da noite de ontem (16), relatando que teria saído para beber com sua irmã e sua filha de três anos, em uma residência localizada no Recanto dos Macucos, onde haviam três homens

17 de Fevereiro de 2020 as 15h07

Assassinato

Duas pessoas são assassinadas no fim de semana em Primavera do Leste (MT); uma delas apresentava sinais de tortura

Um dos crimes foi a poucos metros da sede do Comando Regional da Polícia Militar.

17 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Incêndio

Criminosos invadem prédio da OAB em Cuiabá, jogam gasolina e tentam queimar processos

Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17).

17 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Assassinato

Produtor rural é assassinado a tiros por motociclista na porta de casa na cidade em MT

A Polícia Civil de Carlinda investiga o caso. Até esta segunda-feira (17) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h53

Acidente

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em MT

Acidente ocorreu quando os policiais estavam atendendo uma ocorrência de assalto em andamento em um mercado.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h49

Novas Placas

Detran contrata empresa para evitar taxas abusivas a motoristas que precisem comprar placas do Mercosul em MT

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (17), 35 empresas estampadoras, situadas em diversos municípios do estado, já estejam credenciadas junto ao Detran para a prestação do serviço.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h32

ROUBO

Ladrão morre baleado por policiais ao roubar carro de servidor com arma de brinquedo em Cuiabá

Dois assaltantes, em uma motocicleta, renderam um servidor público no bairro Duque de Caxias. Na fuga, o ladrão jogou o automóvel contra os policiais, que reagiram e atiraram.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h24

Vaquinha

Família faz 'vaquinha' para tratamento de jovem vítima de acidente em rodovia de MT

Yara Pacheco, de 27 anos, está internada desde novembro e já passou por cinco cirurgias.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h22

Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

14 de Fevereiro de 2020 as 13h17

Disparos

Delegacia é alvo de ataque e disparos atingem porta de vidro em Nova Mutum (MT)

Nenhuma pessoa ficou ferida e ninguém foi preso.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h14

Drogas

Traficante é preso pela 2ª vez ao ser flagrado com 121 tabletes de cocaína em MT

Ação ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira (13) durante operação que investigava uma organização criminosa encarregada do transporte de entorpecentes da Bolívia para o Brasil

14 de Fevereiro de 2020 as 13h11

Prisão

Suspeitos de atirar em carro de agente penitenciaria em tentativa de roubo são presos em MT

No dia do crime, segundo a vítima, os suspeitos estavam encapuzados escondidos atrás do muro da casa dela.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h07

Furto

Ladrões invadem estação de ônibus pela 3ª vez e furtam televisores em Cuiabá

Por conta do furto, parte da estação ficou fechada no começo da manhã e os moradores tiveram que se adequar.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h31

A

Médico é levado para a delegacia após ser flagrado agredindo a mãe de 87 anos em hospital de Cuiabá

O suspeito, de 52 anos, foi ouvido pelo delegado plantonista e responderá pelos crimes de dano e injúria, em conformidade com a Lei de Violência Doméstica.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h26

Explosão

Caminhão-tanque explode durante manutenção e duas pessoas morrem em MT

Com o impacto da explosão, uma das vítimas foi arremessada e jogada para o teto do galpão.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO