Período Proibitivo Para Queimadas

Período proibitivo para queimadas é prorrogado

Sema prorrogou até 30 de setembro o período proibitivo para queimadas em Mato Grosso. Um monitoramento realizado pelo Comitê do Fogo apontará a necessidade de prorrogar a restrição do uso do fogo até outubro no estado.

Fonte:MT Agora - Assessoria
12 de Setembro de 2015 as 01h 55min

Em razão das condições climáticas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa será prorrogado para 30 de setembro o período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso. A proibição, que se iniciou no dia 15 de julho e terminaria no dia 15 deste mês, ainda pode ser ampliada até outubro conforme monitoramento dos focos de calor e riscos de incêndios florestais. Um novo decreto será publicado no início da próxima semana mantendo a criminalização do uso do fogo para limpeza e manejo do solo nas áreas rurais. Em áreas urbanas o uso do fogo é crime o ano inteiro.

Apesar da proibição, os focos de calor aumentaram em todo estado nesses 49 dias, alcançando 14.074 mil até a quarta-feira (09.09), sendo 8.410 focos entre 15 de julho e 09 de setembro, o que representa um acréscimo de 40,2% (ou 5.664 focos) em relação ao restante do ano. Os 10 municípios no topo do ranking de queimadas durante esse período são: Colniza (857), São Félix do Araguaia (352), Comodoro (327), Santa Terezinha (277), Cotriguaçu (270), Alto da Boa Vista (259), Gaúcha do Norte (252), Apiacás (249), Nova Bandeirantes (253) e Juara (217). Em alguns deles, como na região de São Félix, a estiagem superou 100 dias e potencializou o surgimento das queimadas.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, é importante reforçar que o Comitê do Fogo atua de forma rápida e pontual para combater os incêndios florestais, principalmente aqueles que afetam as unidades de conservação, que em sua maioria são ocasionados por ações humanas e criminosas. “A própria população ainda não despertou a consciência para os prejuízos que o fogo provoca não só ao meio ambiente, já que a fumaça afeta diretamente a nossa saúde, trazendo doenças e gerando um custo muito alto para os cofres públicos para tratar das pessoas que adoecem e também apagar os incêndios.”

O trabalho de combate às queimadas e aos incêndios florestais conta atualmente com cerca de 190 homens do Corpo de Bombeiros e 40 brigadistas, em 29 municípios de Mato Grosso. Além do efetivo treinado para estas demandas nas 18 unidades da corporação, outras oito frentes de trabalho estão em andamento a partir de brigadas mistas descentralizadas móveis do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em parceria com seis prefeituras: Cláudia, Sinop, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Novo Santo Antônio e Cuiabá.

Conforme o tenente coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, em razão da ocorrência de chuva na maioria das regiões, neste momento nenhuma das unidades de conservação estadual, municipal ou federal está queimando ou em estado de alerta. Uma das principais missões desta semana era conter o fogo que atingiu cerca de 5% dos 30 mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 60 km da capital), o que equivale a 1,6 mil hectares, outros 6% da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual de Chapada dos Guimarães, que tem 251 mil hectares; e 9,6 mil hectares de terras particulares; totalizando 11 mil hectares nesta área em Chapada.

“Felizmente a natureza colaborou e com a chuva desta noite conseguimos controlar novamente o fogo e extingui-lo. Caso continue chovendo, a situação tende a ficar mais tranquila, não justificando a ampliação do período proibitivo até outubro. Mas vamos continuar com o monitoramento em todas as regiões até o fim deste mês”, explicou Barroso.

Chapada dos Guimarães

Em Chapada dos Guimarães, cerca de 100 homens, entre bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se revezaram desde a última terça-feira (01.09) para evitar que o fogo se alastrasse. Uma aeronave do Estado, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e sete viaturas ARF (Auto Rápido Florestal) dos bombeiros ficaram uma semana neste trabalho que foi dificultado pelos fortes ventos e nenhuma incidência de chuva até o domingo (06.09) naquela região.

“O maior problema era a dificuldade de acesso, já que era no morro, onde era possível despejar água apenas com as equipes aéreas”, relatou Barroso. Diariamente, foram utilizados pelo menos 45 mil litros de água, o que totalizou 315 mil litros em sete dias. Os bombeiros e brigadistas trabalharam inclusive no período noturno, momento em que a ausência de sol facilitava o trabalho próximo às chamas.

Denúncias

Nas áreas rurais, a utilização do fogo durante o período proibitivo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. O período proibitivo para queimadas na área rural iniciou no dia 15 de julho e segue até 30 de setembro, podendo ser prorrogado conforme as condições climáticas.

As denúncias podem ser feitas: 0800 65 3838 (ouvidoria Sema), 193 (Corpo de Bombeiros) ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO