Campanha

Pai de estudante morto colhe 111 mil assinaturas e leva ao Congresso

Éric Severo foi morto em 2014 ao ter veículo roubado em estrada de MT. Justiça condenou em março deste ano 4 pessoas pela morte do estudante.

MT Agora - G1 MT
27 de Maio de 2016 as 11h 53min

Eric Severo, 21, foi morto após assalto em 2014 (Foto: Arquivo pessoal)

A família do estudante de medicina, Éric Francio Severo, de 21 anos, morto em 2014 após ter a caminhonete roubada, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, entregou nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados, em Brasília, um documento contendo mais de 111 mil assinaturas pedindo o aumento da pena pelos crimes de latrocínio, extorsão mediante sequestro e estupro de vulnerável.

Em pouco mais de um ano de campanha para conseguir assinaturas, a família conseguiu recolher 111.880 assinaturas em todos os estados, no Distrito Federal, sendo 62 mil de Mato Grosso e 32 mil em São Paulo. Pessoas também se sensibilizaram e fizeram a assinatura na Argentina, Venezuela, Alemanha, Equador, Canadá e China.

A campanha tenta agilizar o Projeto de Lei 353/2015, que propõe que a pena para esses crimes (incluindo extorsão e estupro) aumente de 30 anos para 50 anos de prisão. O projeto é de autoria do deputado federal major Olímpio Gomes (SP). O projeto será avaliado pela Câmara dos Deputados.

“Foi um dia de muita emoção, tivemos a oportunidade de falar na tribuna. Estamos conversando com a assessoria técnica do Legislativo e visitamos o relator do processo, que é favorável à iniciativa. Agora, temos a batalha jurídica na Câmara. Nossa luta é achar os caminhos mais fáceis para que esse projeto siga e consiga chegar com força ao plenário”, declarou ao G1 o pai de Éric, Leonildo Severo.

Para o pai do estudante, a questão não é somente aumentar a pena para esses crimes e sim evitar que outras famílias passem pela mesma dor de perder uma pessoa nessas circunstâncias.

“É uma necessidade da sociedade e esperamos apoio dos parlamentares e do judiciário. Para a família a pena é perpétua, para a vítima a pena é a de morte e para o criminoso a pena é a da liberdade. A Constituição não tem mecanismos que garantam a vida, ela apenas garante o benefício ao criminoso”, criticou o pai.

O irmão de Eric e a mãe do estudante acompanham Severo em Brasília. A família deve retornar nesta quinta-feira (26) para Sinop.

As assinaturas continuam sendo feitas através da internet.

O caso

O estudante de medicina Eric Francio Severo foi encontrado morto na tarde do dia 28 de dezembro de 2014 em um matagal às margens de uma estrada vicinal entre o distrito de Primaverinha, em Sorriso (município a 420 km da capital), e Lucas do Rio Verde (a 360 km da capital).

Ele estava desaparecido desde a madrugada do dia anterior após sair de um bar na cidade de Sinop, a 503 km da capital, onde passava férias na casa da família. O corpo apresentava marca de tiro na cabeça.

Conforme as investigações, o estudante foi rendido ao sair do bar em Sinop. Os bandidos o amarraram e colocaram-no no banco traseiro da caminhonete que ele dirigia. Após dirigir até a estrada vicinal entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, um dos acusados decidiu executar o estudante. Em depoimento, ele confessou que matou o universitário para ocultar a autoria do crime.

Condenação

A Justiça condenou em março deste ano quatro pessoas por participação no crime de latrocínio que tirou a vida do estudante. Entre os quatro condenados estão o executor do crime, um homem de 31 anos cuja sentença foi de 28 anos e nove meses de reclusão, e o mandante do roubo do veículo, um presidiário de 32 anos recolhido em uma penitenciária de Guarulhos (SP), cuja pena ficou em oito anos, cinco meses e três dias.

Além deles foram condenados um homem de 26 anos que participou do roubo, cuja pena ficou em 22 anos de reclusão, e uma mulher também de 26 anos acusada de ter dado apoio aos executores do roubo da caminhonete. No caso dela, que chegou a ser presa durante a instrução do processo e acabou posta em liberdade, a Justiça impôs pena de um ano de reclusão. Todos os demais condenados já se encontram presos.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO