Observatório de Gestão (O.G.)

Observatório de Gestão já conta com o cruzamento de informações de seis pastas

A ferramenta vai subsidiar decisões governamentais e poderá ser usada a partir de janeiro de 2016.

MT Agora - Assessoria
20 de Dezembro de 2015 as 01h 22min

O Portal do Observatório de Gestão (OG), ferramenta implantada para subsidiar as decisões governamentais deve ser apresentado ao governador Pedro Taques na próxima semana. Até o momento já foram cruzados e estão prontos para uso informações de seis secretarias. A meta é que governador e secretários possam usar as informações estratégicas do portal do observatório já no início de 2016.
 
Nesse primeiro ano de governo, o observatório cumpre o papel de promover o cruzamento de dados das pastas de Educação, Saúde, Segurança, Logística e Infraestrutura, Fazenda e Planejamento. O desenvolvimento do portal iniciou em junho, antes foram feitas as articulações e ações institucionais junto às secretarias para cooptação dos dados.
 
“O Estado de Mato Grosso precisa de ferramentas eficientes de gestão e o Observatório é uma delas. Ele tem duas funções específicas, primeiro cooptar dados de todas as secretarias e unidades e, com isso, criar um banco de dados e informações precisas, para que o gestor, no caso o governador e secretários, possam cruzar informações e tomar a melhor decisão”, explicou o vice-governador Carlos Fávaro.
 
Também será criada a sala de situação, uma estrutura montada para monitoramento, acompanhamento, operacionalização e também apresentação do observatório ao governador e secretários. A sala deve ser licitada até final de março de 2016, de acordo com o gestor do projeto, Sandro Araújo.
 
Esse espaço subsidiará o portal do OG, que dará acesso às informações estratégicas o governo. Os dados classificados como públicos pelas respectivas pastas serão disponibilizados no Portal da Transparência, que está sob coordenação do Gabinete de Combate à Corrupção.
 
De acordo com o vice-governador, a intenção é que esses dados sejam também disponibilizados pelas secretarias em suas estruturas, além de painéis na entrada do Palácio Paiaguás para que o cidadão tenha acesso às informações do andamento do governo e estatísticas do Estado.
 
Projeto estratégico
O sistema do portal foi desenvolvido com tecnologia totalmente gratuita, portanto não foi necessário fazer licitações, nem adquirir produtos para consolidar este serviço. Conforme explicou o gerente técnico do projeto, Ricardo Carvalho, até o momento o observatório custou apenas R$ 12.500 reais aos cofres públicos, gastos em formação de pessoal – em sua totalidade servidores públicos de carreira – que irão ficar na equipe de trabalho multidisciplinar permanente.
 
“É um portal de gestão do conhecimento gerencial do Estado. Cruzamos aqui informações de várias naturezas, uma vez que nos somos os gestores de um território, tudo que nós fazemos tem que ter forma de uma representação geográfica”, esclareceu Carvalho.
 
O novo portal, no entanto, não se confunde com uma ferramenta de transparência. Isso porque os requisitos da transparência pública são definidos por lei, enquanto que do ponto de vista do portal a perspectiva é de correlação, apresentando os dados de forma que seja possível relacionar educação com segurança, saúde com transporte, entre outros cruzamentos.
 
Ainda segundo o gerente técnico, o Observatório nunca estará completo, pois na medida em que as demandas da população mudam, as perspectivas econômicas e factuais se alteram, e assim a dinâmica de atualização de dados nunca chega ao fim.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO