Melhorias na Saúde

Obras da ala antiga do Hospital Metropolitano estão em fase de conclusão

Governo do Estado investiu cerca de R$3 milhões nas obras de recuperação e modernização da unidade para oferecer um melhor atendimento à população

Fonte: Carlos Celestino | Secom-MT
17 de Abril de 2020 as 09h 04min

Recepção da entrada principal do Hospital Metropolitano. - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

  Os trabalhos de readequação predial na estrutura antiga do Hospital Metropolitano em Várzea Grande chegaram na sua fase final.  Com 98% das obras concluídas, o Governo de Mato Grosso entregará, até o final do mês de abril, mais uma unidade totalmente reformada e modernizada, que possibilitará melhores condições aos profissionais e atendimentos à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

  Com a reforma, foram recuperados os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os trabalhos de recuperação do hospital fazem parte do Programa de Modernização da Infraestrutura hospitais e unidades especializadas que estão sob a gestão do Estado. 

  O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanha o intenso trabalho das equipes de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e visita constantemente as obras para vistoriar o local.

  “Esse é um investimento que beneficiará de forma definitiva a população mato-grossense. Mato Grosso ganha 180 novos leitos clínicos e 30 leitos de UTI, que neste momento serão destinados especificamente ao atendimento de pacientes com a Covid-19 e que complementarão substancialmente a nossa rede de assistência hospitalar”, disse o secretário.

  Em janeiro, a SES-MT entregou parte da obra realizada no Hospital Metropolitano, o que possibilitou o retorno da realização das cirurgias bariátricas – recentemente paralisadas, juntamente às outras cirurgias eletivas, em razão da pandemia do coronavírus. Durante o período de obras, o hospital manteve atendimentos ambulatoriais.

  Agora, com a finalização do restante dos trabalhos de readequação e com a ampliação de leitos, a unidade poderá ofertar os atendimentos em sua total capacidade e será referenciado para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

  A superintendente de obras da SES-MT, Mayara Galvão, disse que a obra começou no final de 2019, e os setores foram entregues por fases.

  “Essas adequações começaram em outubro de 2019. Contudo, por se tratar de um hospital, setores foram ficando prontos e entregues para uso da população antes dessa data. Um exemplo foi o Pronto Atendimento, entregue em dezembro de 2019, Centro Cirúrgico e UTI, em novembro 2019, enfermarias Bloco A entregues em janeiro 2020, ambulatórios e salas de exames entregues em fevereiro, enfermaria F entregue em março de 2020”, explicou a servidora.

  As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.

Construção de mais 210 leitos

  Para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, a SES-MT iniciou, no dia 23 de março, as obras para a construção de mais 210 leitos no Hospital Metropolitano. A unidade será a referência estadual para atendimento dos casos graves da doença.

  O Governo trabalha para construir novos leitos em menor tempo possível. Por isso, os profissionais da secretária trabalham em ritmo acelerado. A expectativa é que a conclusão da construção dos novos leitos seja finalizada no final do mês de abril. O modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China; um modelo eficiente e de fácil implantação, que otimiza o tempo de obra e possibilita sua finalização em menor tempo.

  Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 280 leitos – já que atualmente o local conta com outros 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTI – e continuará atendendo as especialidades contempladas antes da pandemia por coronavírus. 

Serviço

  O Hospital Metropolitano é credenciado pelo Ministério da Saúde para prestação dos serviços de atendimento à pessoa com obesidade e atende os 141 municípios de Mato Grosso. A unidade fica localizada na rua Dom Orlando Chaves, S/N – Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Droga

PM flagra adolescente com 2 kg de maconha em mochila

A menor de idade confessou que a droga era dela e que havia trazido de Nova Xavantina.

07 de Agosto de 2020 as 15h45

Porte Ilegal

Rotam encaminha três à delegacia por porte ilegal de arma de fogo em Cuiabá

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939

07 de Agosto de 2020 as 15h38

Flagrante

Dupla é presa em flagrante quando tentava roubar residência em Campo Verde

Policiais militares da 8º Companhia de Campo Verde (a 131 km de Cuiabá) prenderam na noite desta quinta-feira (06.08) um homem e apreenderam um adolescente por roubo, no bairro Recanto do Bosque I.

07 de Agosto de 2020 as 15h34

Patrulhamento

Em alta velocidade e com habilitação vencida, homem é pego com pistola dentro de veículo

A equipe realizava patrulhamento na MT 240 quando perceberam o veículo VW Amarok em alta velocidade

07 de Agosto de 2020 as 15h28

Tiros

Criminosos matam homem com 10 tiros ao se passarem por policiais

Crime foi registrado no bairro Casa Nova, às 22h, na frente da residência onde a vítima morava.

07 de Agosto de 2020 as 15h24

Tempo Seco

Comitê do Fogo orienta produtores rurais para prevenção de incêndios

Nota técnica orientativa está disponível a todos os produtores rurais de Mato Grosso

07 de Agosto de 2020 as 09h43

Testes

Governo de Mato Grosso distribuiu 21,3 mil testes para a região Nordeste

Testes foram distribuídos para as 22 prefeituras da região, que passa por Água Boa e Vila Rica

07 de Agosto de 2020 as 09h40

Coronavírus

Mato Grosso registra 60.409 casos e 2.051 óbitos por Covid-19

Foram registradas 1.934 novas confirmações de coronavírus no Estado.

07 de Agosto de 2020 as 09h27

Estupro

Professor é preso após estuprar a enteada em Mato Grosso

Equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (Dedm) cumpriu nesta quinta-feira (06.08) um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pela unidade policial por estupro de vulnerável praticado contra sua enteada.

07 de Agosto de 2020 as 09h25

Tráfico

Polícia Civil de Juscimeira cumpre mandados em investigação de tráfico de drogas e golpes pela Internet

A operação resultou ainda em uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.

07 de Agosto de 2020 as 09h19

Afogado

Bebê de um ano morre afogado em piscina da própria casa em Mato Grosso

Um menino de apenas um ano morreu afogado na piscina da residência em que morava com a família em Juína-Mato Grosso. O fato ocorreu na noite da última quarta-feira (05).

07 de Agosto de 2020 as 09h16

Academias

Nas academias dá para estabelecer um controle, que nos parques não é possível, explica Pinheiro

Segundo o chefe do Executivo, a não reabertura dos espaços públicos de lazer visam coibir a aglomeração de pessoas

07 de Agosto de 2020 as 09h10

Execução

Homem é executado a tiros em São José do Rio Claro

O crime aconteceu por volta das 22h00 no bairro Casa Nova.

07 de Agosto de 2020 as 09h08

Queimadas

Queimadas aumentam o nível de poluição em Cuiabá, diz pesquisa

Um levantamento feito por um pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta que as queimadas aumentam a quantidade de poluição em Cuiabá.

07 de Agosto de 2020 as 09h02

Coronavírus

Corpo de líder indígena que morreu de Covid-19 em GO é sepultado em aldeia de MT onde morava

O corpo chegou na aldeia por volta de 13h30.

07 de Agosto de 2020 as 09h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO