Museu de Arte

Museu de Arte Sacra oferece programação durante isolamento social

Equipamento cultural da Secel adaptou cronograma para levar opções de arte, cultura e história pela internet

Fonte: Cida Rodrigues | Secel-MT
17 de Abril de 2020 as 09h 08min

- Foto por: Divulgação

  Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) tem usado a internet para levar opções de arte, cultura e história à sociedade. O equipamento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), em funcionamento sob gestão da Organização Social Ação Cultural, desenvolve um projeto que engloba lives, conteúdos informativos e, em breve, visita virtual.

  Com o projeto "MASMT em Casa", as alternativas para sair da rotina da quarentena são repletas de conhecimento. Desde o início de abril, o museu tem oferecido transmissões ao vivo semanais com convidados especialistas falando de temas relacionados à educação, história, arte, arquitetura e patrimônio. 

  A programação da semana começa nesta sexta-feira (17.04), às 18h (horário local) com a live “Arte sacra e espaço litúrgico”, que terá a participação da artista sacra e muralista Mari Bueno. Moradora de Sinop, no interior de Mato Grosso, Mari é reconhecida nacional e internacionalmente, já expôs suas obras no Museu do Louvre em Paris, na França, e em bienais da Inglaterra e da Itália. Suas obras sacras já foram levadas para o Museu de Arte Sacra e Etnologia no Santuário de Fátima em Portugal e ao Santuário Nacional de Aparecida, além de ter executado mais de 3.000 m² de arte sacra em igrejas de várias regiões do Brasil.

  No sábado (18.04), às 10h (horário local), a doutora Ana Graciela Mendes da Fonseca participa da live “Museus e EAD - ensino em tempos de distanciamento social”. A transmissão abordará reflexões sobre este novo cenário e o que pode ser feito no ensino e acesso a cultura, especialmente na educação museológica. Desde o doutorado, Ana Graciela desenvolve pesquisas e publicações na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Ensino-Aprendizagem. 

  E no domingo (19.04), às 20h (horário local), a live “História dos povos indígenas em Mato Grosso, Século XVIII: escravização e guerras justas” encerra a programação semanal. O mestre em História Suelme Fernandes abordará o contexto histórico dos povos indígenas Paiaguás, Caiapós, Parecis, Guaicurús e Bororos durante o contato com as frentes de colonização no Séc. XVIII em Mato Grosso.

  Além das transmissões ao vivo, o MASMT também produz uma série de vídeos de curiosidades sobre o museu e seu acervo no quadro “Você Sabia? ”. A apresentação do próprio museu e curiosidades da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foram os temas das primeiras produções. Cada vídeo é divulgado sempre às quartas-feiras e o próximo será sobre os retábulos que pertenceram à antiga Catedral no período colonial.

  As lives e os vídeos são transmitidos pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram: @museudeartesacramt. 

  Visitas virtuais e exposições temporárias


  Um novo projeto previsto para ser lançado na próxima semana vai possibilitar que a população acesse o MASMT sem sair de casa.  Com suporte para navegação em 360º, o projeto vai oferecer visitas virtuais ao museu.

  A gestão do equipamento cultural também prepara para as próximas semanas o lançamento de edital de exposições temporárias e oficinas que serão desenvolvidas via internet.

  De acordo com diretora e curadora do MASMT, Viviene Lozzi, a gestão procurou adaptar sua programação de ações à realidade enfrentada diante da propagação da Covid-19.

  “É um novo formato de atuação. Adaptamos nosso cronograma de metas para manter o museu vivo, aberto. Com os editais vamos ainda oportunizar espaço de mostra de trabalhos e geração de renda aos profissionais da cultura nesse momento difícil”, explica Viviene.

  Quando passar o período de quarentena e a circulação de pessoas voltar ao normal, todo o material produzido estará disponível no circuito expositivo do MASMT. Após a reabertura do museu, os visitantes poderão ter acesso aos conteúdos por meio de códigos de QR Code.

  “Nossos equipamentos culturais vão continuar promovendo o acesso à arte e fomentando a economia da cultura nesse momento de crise. E a gestão do Museu de Arte Sacra mostra que está empenhada em ajudar a diminuir os efeitos da pandemia na área cultural. São ações que garantem o acesso da população a conteúdos relevantes e ainda trazem oportunidades aos trabalhadores do setor”, elogia o secretário da Secel, Allan Kardec.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Investigação

PF investiga se alunos da rede municipal de Confresa (MT) tiveram merenda escolar comprometida por desvio de recursos desde 2017

A operação investiga desvios de recursos públicos federais administrados pela prefeitura de Confresa, nas áreas da educação, saúde e infraestrutura.

13 de Agosto de 2020 as 10h39

Fumaça

Fumaça densa atinge o céu de Cuiabá e Várzea Grande na manhã desta quinta-feira

Incêndio de grande proporção no dia anterior causou a fumaça, além da queimada que atinge o Pantanal há mais de 10 dias.

13 de Agosto de 2020 as 10h17

Carreata

Amigos e familiares fazem carreata em homenagem por um mês da morte de menina morta por amiga em Cuiabá

Isabele Guimarães Ramos foi morta no dia 12 de julho supostamente por um tiro acidental disparado por uma amiga, também de 14 anos, em um condomínio de luxo de Cuiabá.

13 de Agosto de 2020 as 10h12

Queimada Urbana

Ação conjunta impede avanço do fogo na rodovia Helder Cândia

Foram utilizados cerca de 7.500 litros de água em 15 lançamentos direcionados aos focos do incêndio

13 de Agosto de 2020 as 09h51

Honraria

Batalhão Rotam entrega medalha Mérito Tático Policial em Cuiabá

No primeiro semestre deste ano a Rotam apreendeu 300 quilos de droga, 56 armas e recuperou 60 veículos roubados, além de capturar 40 criminosos que estavam com mandados de prisão em aberto

13 de Agosto de 2020 as 09h47

Mudança

Após um ano da operação, PCE tem mais disciplina, economia de recursos e ambiente mais salubre

Em 12 de agosto de 2019, Sesp determina mudança na maior unidade penal de MT e ataca finanças de facção criminosa

13 de Agosto de 2020 as 09h43

Segurança Pública

Polícias prendem mais de 10 mil pessoas, reduzem crimes e aumentam apreensões de armas e drogas em 2020

Devido ao prejuízo de R$ 51,5 milhões causado ao crime organizado, os confrontos entre polícia e criminosos aumentaram este ano

13 de Agosto de 2020 as 09h39

Capacitação

Empaer realiza capacitação online sobre as potencialidades do cultivo hidropônico

Com suporte técnico da empresa, já foram implantadas mais de 170 hidroponias no Estado.

12 de Agosto de 2020 as 12h22

ICMS ST

Sefaz orienta contribuintes sobre lançamento de débitos da substituição tributária

Desde o mês de junho é preciso informar o valor apenas na Escrituração Fiscal Digital (EFD)

12 de Agosto de 2020 as 12h20

Licitação

Resultado da licitação do Hospital Julio Muller sai nesta quinta-feira (13)

Licitação é para a retomada da obra que está parada desde 2014

12 de Agosto de 2020 as 12h18

Detran-MT

Confira os serviços do Detran-MT que podem ser feitos de forma on-line

É uma maneira do cidadão conseguir realizar alguns serviços do Detran-MT neste momento em que algumas unidades da Autarquia estão com o atendimento presencial suspenso temporariamente

12 de Agosto de 2020 as 12h15

Testes

Região Sudeste recebeu 53,2 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

Testes foram distribuídos para as 29 prefeituras da região, que passa por Rondonópolis, Barra do Garças e Primavera do Leste

12 de Agosto de 2020 as 12h12

Fonseas

Rosamaria Carvalho é escolhida representante do Centro-Oeste no Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social

O Fórum é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir as ações da assistência social

12 de Agosto de 2020 as 12h10

Agroindústria

Produtor investe na produção artesanal de cachaça e açúcar mascavo em Primavera do Leste

Com recursos próprios e do Pronaf na ordem de R$ 315 mil implantou, no final de 2018, a Agroindústria São José

11 de Agosto de 2020 as 13h25

Youtube

Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é tema de conferência online da Sema e UFMT

O evento, aberto a população, será no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 9 horas, e poderá ser acompanhado pelo canal SETEC/UFMT no YouTube

11 de Agosto de 2020 as 13h21

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO