Turismo Ecológico

MT tem potencial para desenvolver turismo de observação de aves

Com uma área de 900 mil km², sendo 60% dela preservada, Mato Grosso é apontado por especialistas como um Estado propício para a atividade.

Fonte:MT Agora - Gcom-MT
23 de Abril de 2016 as 17h 23min

Com quase duas mil espécies de pássaros catalogadas, o Brasil é o segundo país do mundo em diversidade de aves, ficando atrás somente da Colômbia. Essa posição coloca o País como um importante roteiro no turismo de observação de aves, ou birdwatching como é conhecido. Pouco divulgada no Brasil, a prática de viajar para observar aves é bastante comum em países da América do Norte e tem cada vez mais atraído novos adeptos. Com uma área de 900 mil km², sendo 60% dela preservada, Mato Grosso é apontado por especialistas como um Estado propício para a atividade.

Durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), em andamento desde quarta-feira (20.04), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, os praticantes de observação de aves em seu habitat natural defenderam a criação de um roteiro para essa atividade no estado, abrangendo o Pantanal, Chapada dos Guimarães e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Rio Cristalino, em Alta Floresta.

Nesse último destino, a atividade já é desenvolvida há mais de 10 anos e conhecida internacionalmente. A região conta com quase 600 espécies catalogadas, boa parte delas restrita à zona geográfica dos Rios Tapajós, Madeira e Xingu. “Lançamos aqui na Feira o livro Aves de Cristalino, do fotógrafo Edson Endrigo, que reúne 15 anos de imagens de riqueza visual, científica e comportamental das aves existentes na região do Cristalino Lodge, primeiro hotel de selva do sul da Amazônia, um dos melhores destinos para o birdwatching no Brasil, reconhecido inclusive mundialmente por receber o título internacional na categoria Preservação Ambiental”, explica a proprietária do hotel, Vitória da Riva Carvalho, um das participantes do tema ‘Oportunidades de Mato Grosso no valioso mundo das aves’, em debate durante a FIT.

A região do Pantanal mato-grossense possui 585 espécies de aves catalogadas e isso, segundo o ornitólogo Dalci Oliveira, um dos participantes do da roda de debates na FIT, atrai um número grande de turistas interessados na observação dessas espécies. “Observar as aves tem sido, cada vez mais, um grande atrativo para turistas do mundo inteiro e o Pantanal já é atualmente um roteiro para essa prática, porém ainda não recebeu a devida atenção para que o fortalecimento econômico da atividade de fato ocorra. Isso ocorrendo, o turismo no Estado dará um salto significativo e economicamente todos sairão ganhando”, comenta o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Dalci Oliveira.

Esse mesmo pensamento é defendido pela conselheira externa do Sebrae (RS), Roséli Nascimento. Presente na FIP, ela palestrou sobre a rentabilidade no turismo de observação de aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na cidade de Tavares (RS). O Parque tem 273 espécies de aves catalogadas, bem menos do que há no Pantanal, mas recebe anualmente centenas de cientistas, pesquisadores, estudantes e observadores de aves, que juntos, contribuem significativamente para a economia da região. “Se realizado corretamente, trata-se um turismo de baixo impacto no meio ambiente e que desperta consciência ecológica nas pessoas, e ao mesmo tempo gera emprego e renda”, comenta Roséli Nascimento.

Não se sabe quantos praticantes de 'birdwatching' existem no Brasil. Há apenas estimativas. De acordo Ministério do Turismo, 27% dos cinco milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2010 tinham como objetivo praticar atividades relacionadas à observação da natureza.

Com especialidade em observação de aves, o guia de turismo Giuliano Bernardon começou guiando estrangeiros. Destinos do Pantanal, da Amazônia (Manaus e Alta Floresta) e da Mata Atlântica estão entre os mais visitados, segundo o empresário e um dos palestrantes sobre o assunto na Feira Internacional do Pantanal. “Observar aves é relaxante e ao mesmo tempo estimulante. Desde criança me interessei em observar aves e hoje ganho a vida levando pessoas para ver de perto - e retratar – as mais diversas aves”, comenta.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Corpo Encontrado

Pescadores encontram corpo de homem no Rio Vermelho em MT

A Polícia Militar, Civil, e peritos da Politec estiveram no local.

18 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Prisão

Dois criminosos são presos e um é baleado após tiroteio com policiais militares em Cuiabá

Um deles estava armado, reagiu e trocou tiros com os policiais. A polícia suspeita que eles haviam cometido um assalto momentos antes.

18 de Fevereiro de 2020 as 14h51

Consumo

Procon-MT alerta sobre flexibilização da publicidade infantil em nova proposta da Senacon

Proposta Governo Federal está disponível para consulta pública até o dia 27 de fevereiro

18 de Fevereiro de 2020 as 07h26

TDE

Sefaz suspende inscrição estadual de empresas que não aderiram ao Domicilio Tributário Eletrônico

O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é obrigatório para todas as empresas, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI)

18 de Fevereiro de 2020 as 07h24

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO