Turismo Ecológico

MT tem potencial para desenvolver turismo de observação de aves

Com uma área de 900 mil km², sendo 60% dela preservada, Mato Grosso é apontado por especialistas como um Estado propício para a atividade.

Fonte:MT Agora - Gcom-MT
23 de Abril de 2016 as 17h 23min

Com quase duas mil espécies de pássaros catalogadas, o Brasil é o segundo país do mundo em diversidade de aves, ficando atrás somente da Colômbia. Essa posição coloca o País como um importante roteiro no turismo de observação de aves, ou birdwatching como é conhecido. Pouco divulgada no Brasil, a prática de viajar para observar aves é bastante comum em países da América do Norte e tem cada vez mais atraído novos adeptos. Com uma área de 900 mil km², sendo 60% dela preservada, Mato Grosso é apontado por especialistas como um Estado propício para a atividade.

Durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), em andamento desde quarta-feira (20.04), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, os praticantes de observação de aves em seu habitat natural defenderam a criação de um roteiro para essa atividade no estado, abrangendo o Pantanal, Chapada dos Guimarães e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Rio Cristalino, em Alta Floresta.

Nesse último destino, a atividade já é desenvolvida há mais de 10 anos e conhecida internacionalmente. A região conta com quase 600 espécies catalogadas, boa parte delas restrita à zona geográfica dos Rios Tapajós, Madeira e Xingu. “Lançamos aqui na Feira o livro Aves de Cristalino, do fotógrafo Edson Endrigo, que reúne 15 anos de imagens de riqueza visual, científica e comportamental das aves existentes na região do Cristalino Lodge, primeiro hotel de selva do sul da Amazônia, um dos melhores destinos para o birdwatching no Brasil, reconhecido inclusive mundialmente por receber o título internacional na categoria Preservação Ambiental”, explica a proprietária do hotel, Vitória da Riva Carvalho, um das participantes do tema ‘Oportunidades de Mato Grosso no valioso mundo das aves’, em debate durante a FIT.

A região do Pantanal mato-grossense possui 585 espécies de aves catalogadas e isso, segundo o ornitólogo Dalci Oliveira, um dos participantes do da roda de debates na FIT, atrai um número grande de turistas interessados na observação dessas espécies. “Observar as aves tem sido, cada vez mais, um grande atrativo para turistas do mundo inteiro e o Pantanal já é atualmente um roteiro para essa prática, porém ainda não recebeu a devida atenção para que o fortalecimento econômico da atividade de fato ocorra. Isso ocorrendo, o turismo no Estado dará um salto significativo e economicamente todos sairão ganhando”, comenta o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Dalci Oliveira.

Esse mesmo pensamento é defendido pela conselheira externa do Sebrae (RS), Roséli Nascimento. Presente na FIP, ela palestrou sobre a rentabilidade no turismo de observação de aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na cidade de Tavares (RS). O Parque tem 273 espécies de aves catalogadas, bem menos do que há no Pantanal, mas recebe anualmente centenas de cientistas, pesquisadores, estudantes e observadores de aves, que juntos, contribuem significativamente para a economia da região. “Se realizado corretamente, trata-se um turismo de baixo impacto no meio ambiente e que desperta consciência ecológica nas pessoas, e ao mesmo tempo gera emprego e renda”, comenta Roséli Nascimento.

Não se sabe quantos praticantes de 'birdwatching' existem no Brasil. Há apenas estimativas. De acordo Ministério do Turismo, 27% dos cinco milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2010 tinham como objetivo praticar atividades relacionadas à observação da natureza.

Com especialidade em observação de aves, o guia de turismo Giuliano Bernardon começou guiando estrangeiros. Destinos do Pantanal, da Amazônia (Manaus e Alta Floresta) e da Mata Atlântica estão entre os mais visitados, segundo o empresário e um dos palestrantes sobre o assunto na Feira Internacional do Pantanal. “Observar aves é relaxante e ao mesmo tempo estimulante. Desde criança me interessei em observar aves e hoje ganho a vida levando pessoas para ver de perto - e retratar – as mais diversas aves”, comenta.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Apreensão

Mais de 750 latas de tinta falsa são apreendidas e golpistas são presos em MT

Latas tinham mistura de água com cal e corante que não grudava na parede.

25 de Setembro de 2020 as 09h08

Nota à Sociedade

Governo já exonerou servidor acusado pelo Gaeco

A demissão será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (25.09).

25 de Setembro de 2020 as 08h54

Falecimento

Jovem morre após “se jogar” na frente de caminhão em Mato Grosso

Um jovem de apenas 20 anos morreu na noite desta segunda (23) na MT-320, próximo a Colíder. A vítima teria invadido a pista contrária.

24 de Setembro de 2020 as 14h35

Prisão

Mato Grosso: Homem é preso por estelionato por subtrair dinheiro do auxílio emergencial

O suspeito ficou detido por populares que acionaram a PM via 190.

24 de Setembro de 2020 as 14h18

Recuperado

Caminhão com carga de seis toneladas de adubo é recuperado em Mato Grosso

Quadrilha já tinha furtado no dia anterior outro caminhão com 20 toneladas do mesmo produto.

24 de Setembro de 2020 as 14h04

Coronavírus

Vacinas contra a Covid-19 serão testadas em voluntários de Mato Grosso

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente há quatro vacinas em teste no país.

24 de Setembro de 2020 as 13h28

Enem

Prazo para cadastrar foto no sistema de inscrição do Enem encerra dia 1º de outubro

Todos os participantes devem anexar a fotografia ao sistema de inscrição. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras

24 de Setembro de 2020 as 12h56

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO