Coronavírus

MT tem bom nível de transparência das compras emergenciais, indica ranking

De uma pontuação de 0 a 100, Mato Grosso obteve 62 pontos e ficou na 11ª posição no levantamento da "Transparência Internacional – Brasil"

Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT
21 de Maio de 2020 as 14h 20min

Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 - Foto por: Reprodução

  O nível de transparência do Estado de Mato Grosso em relação às compras emergenciais para o enfrentamento da pandemia do coronavírus é considerado “bom”. A avaliação foi divulgada nesta quinta-feira (21.05) pela organização não-governamental "Transparência Internacional – Brasil", em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU).

  De uma pontuação de 0 a 100, Mato Grosso obteve 62 pontos e ficou na 11ª posição no ranking de como os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal trazem informações sobre aquisições emergenciais de forma fácil e ágil.

  No período de 12 a 19 de maio de 2019, foram avaliados, não somente o conteúdo, a atualização e o formato de apresentação das compras emergenciais disponibilizados no Portal Transparência, como também no portal oficial, no portal de compras e nas redes sociais (Facebook e Twitter) do Governo do Estado.

  Os dados encontrados foram categorizados em quatro dimensões de análise: informações disponíveis, formato das informações, legislação; e controle social. Em seguida, as informações foram separadas em diversas categorias, conferindo pontuações de acordo com pesos de valorações pré-definidas.

 

  Ranking de Transparência no Combate à Covid-19
  Créditos: Reprodução

 

  A posição de Mato Grosso no ranking se deve a várias medidas adotadas desde o começo da pandemia. Para efeito de transparência e controle social, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) encaminhou, no dia 30 de março, aos órgãos e entidades do Governo do Estado, a Orientação Técnica de Ouvidoria (nº 02/2020/CGE-MT) na qual requisitava a divulgação das compras emergenciais com fundamento na Lei Federal 13.979/2020. No documento, foi solicitada a inserção das informações no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), sob a gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). 

  Com base nos dados alimentados no Sistema de Aquisições, a CGE-MT e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), então, passaram a fazer o redirecionamento do conteúdo para o Portal Transparência do Estado. Ao acessar o Portal Transparência, logo na capa, foi disponibilizado um banner sobre as compras emergenciais. É só clicar no banner e consultar as despesas executadas com base na Lei Federal nº 13.979/2020.

  Nesta semana, além das aquisições emergenciais, a CGE-MT e a MTI passaram a disponibilizar também, em espaço próprio no Portal Transparência, as normas, os informes, as orientações, os relatórios e os boletins relacionados à Covid-19.

  Subir no ranking

  Apesar da boa colocação de Mato Grosso, a CGE-MT, responsável pela coordenação das atividades de transparência no Poder Executivo Estadual, entende que o Governo de Mato Grosso tem reais condições de subir no ranking.

  “Há muito espaço para avançarmos. Neste momento de crise em saúde, a transparência é importantíssima para o controle social das compras públicas, as quais, devido à emergência, têm sido efetivadas, em grande parte, sem licitação e com instrução processual mais flexível”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

  Para tanto, a CGE-MT está em articulação com a Casa Civil/Secretaria Adjunta de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Seplag e MTI para melhorar a forma de apresentação do conteúdo, não somente acerca das contratações emergenciais, mas também sobre as ações administrativas e finalísticas relacionadas ao combate da pandemia. Isso porque há organizações não-governamentais que avaliam a transparência sob outra ótica, a exemplo do Open Knowledge Brasil, que mede a transparência dos dados sanitários e epidemiológicos.

  O ranking divulgado nesta quinta-feira (21.05) pela "Transparência Internacional – Brasil" é a primeira edição de uma série de avaliações que passarão a ser disponibilizadas mensalmente. Confira AQUI o ranking e a metodologia utilizada


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Violência

Violento: homem arremessa esposa de carro em movimento e foge com crianças

O agente que estava de folga contou que viu toda situação, inclusive quando a mulher já estava caída no chão e o motorista deu ré para atropelá-la, momento que interviu se identificando como policial.

21 de Setembro de 2020 as 19h55

Coronavírus

Mato Grosso registra 18 mortes em 24 horas

Há 254 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 60% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias

21 de Setembro de 2020 as 19h52

Multa

Em MT: quatro pessoas da mesma família são condenadas a pagar R$ 20 mil por descumprirem isolamento

Quatro pessoas de uma mesma família de Juína foram condenadas ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 20 mil por descumprirem medidas de isolamento determinadas pela vigilância sanitária do Município.

21 de Setembro de 2020 as 19h46

Aulas Presenciais

Comissão Permanente de Educação reivindica volta das aulas presenciais em MT e outros estados

A Comissão Permanente de Educação (Copeduc) que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), aprovou dois enunciados que tratam da retomada das aulas presenciais em todo o

21 de Setembro de 2020 as 19h42

Vaquinha

Estudante de 13 anos é diagnosticado com câncer raro em MT e família faz vaquinha para custear tratamento em SP

Walmir Neto passou por mais de 20 sessões de quimioterapia e não apresentou melhora. Segundo a mãe, médico informou que existe tratamento mais avançado em uma unidade de São Paulo.

21 de Setembro de 2020 as 19h25

Campanha

Tatuador faz campanha para comprar alimentos e ajudar animais que apareceram em sítio de amigo no Pantanal de MT durante queimadas

Por causa dos incêndios, animais apareceram em sítio que fica na Transpantaneira.

21 de Setembro de 2020 as 19h22

Coronavírus

Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT

21 de Setembro de 2020 as 19h15

Coronavírus

Segunda-feira (21): Mato Grosso registra 114.930 casos e 3.297 óbitos por Covid-19

Há 254 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 60% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias

21 de Setembro de 2020 as 19h08

Volta às Aulas

Sem previsão de retorno das aulas presenciais em Mato Grosso

Com o declínio no número diário de mortes e a desaceleração do contágio de covid-19, estados discutem reabertura das escolas e a retomada das atividades regulares.

21 de Setembro de 2020 as 13h56

Acidente

Enfermeira morre e marido policial é internado na UTI após moto bater em árvore em MT

Cissa Amaral Guerreiro Andrade, de 34 anos, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ela morreu na hora. Já o policial Sebastião Faria, de 33 anos, foi socorrido em estado grave.

21 de Setembro de 2020 as 13h51

Motim em Cadeia

Sete presos ficam feridos durante motim em cadeia e dois são transferidos em MT

Sete presos ficam feridos durante motim em cadeia e dois são transferidos em MT

21 de Setembro de 2020 as 13h42

Encontrado

Jovem que estava desaparecido há 9 dias em MT é achado morto em trilha queimada

Jovem que estava desaparecido há 9 dias em MT é achado morto em trilha queimada

21 de Setembro de 2020 as 13h36

Vaquinha

Irmão que doou rim para professora tem sequelas da Covid-19 e ela faz vaquinha para ajudá-lo em MT

Técnico em telecomunicações passou 58 dias internado com a doença.

21 de Setembro de 2020 as 13h33

Briga

Vereador e filho são baleados por gerente de fazenda durante briga em MT

Parlamentar estava em luta corporal com o gerente da fazenda quando o filho tentou defende-lo e os dois foram baleados. Estado de saúde do vereador é considerado grave.

21 de Setembro de 2020 as 13h31

Incêndio

Governador reforça pedido ao Governo Federal de aeronaves e tropas para combater incêndios

Pedido também havia sido feito em agosto pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante

21 de Setembro de 2020 as 13h14

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO