Detran-MT

Mesmo com fechamento temporário, Detran-MT continua emitindo CNH em todo Estado

O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT
02 de Julho de 2020 as 14h 44min

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - Foto por: Haillyn Heiviny

  Mesmo com o fechamento temporário em razão da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) continua emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos condutores que solicitam o documento via aplicativo MT Cidadão.

  O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada. 

  Desde o dia 22 de junho, quando o atendimento presencial do Detran foi suspenso em 17 municípios do Estado, até a data de ontem (01.07), que a Autarquia já está com 53 municípios com atendimento suspenso, foram abertos 1.782 processos de renovação da habilitação pelo aplicativo MT Cidadão em todo Estado, sendo que 287 condutores já receberam suas CNHs em casa, via correios.

  Somente entre a última segunda-feira (29.06) até quarta-feira (01.07), foram emitidas em torno de 800 CNHs aos condutores via correios.

  O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, com a suspensão temporária do atendimento na maioria das unidades da Autarquia, o condutor que precisa renovar a CNH pode fazer todo o processo via aplicativo MT Cidadão. “Estão solicitando a entrega do documento pelos correios e o Detran está emitindo e enviando”.

  Alessandro ressalta ainda que, o Detran também está emitindo as CNHs em que os processos foram abertos pelo aplicativo MT Cidadão e foram solicitadas para entrega nas Ciretrans.

  “Estamos emitindo o documento e guardando dentro do malote para que, assim que retornar o expediente e o atendimento ao público nas Ciretrans, que estão temporariamente fechadas, vamos enviar os documentos para essas unidades para que o condutor consiga ir retirar a sua CNH”, disse.

  Suspensão do atendimento

  O Detran-MT está com o atendimento ao público presencial suspenso desde o dia 22 de junho em 17 municípios do Estado, e no dia 29 de junho suspendeu o atendimento em mais 36 municípios, totalizando 53 cidades com atendimento suspensos.

  A medida considerou o Boletim Informativo nº 109, divulgado no dia 25 de junho pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com o panorama da situação epidemiológica  do Covid-19 em Mato Grosso. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE ESTÃO FECHADAS TEMPORARIAMENTE

  Os municípios elencados na lista foram considerados de risco muito alto e alto risco de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

  Os cidadãos que já estavam com o atendimento agendado para as referidas unidades estão sendo contactados pelo Detran-MT para reagendamento do atendimento para após o período de suspensão.

  Orientações

  A orientação do Detran-MT neste momento de prevenção ao novo coronavírus é que o cidadão verifique sempre se o serviço que ele deseja está disponível de forma digital, no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).

  Através do site ou pelo aplicativo MT Cidadão, podem ser feitas a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos e Certidão de Propriedade.

  Licenciamento

  Um dos serviços disponíveis online é a impressão do Licenciamento Anual de Veículos, que pode ser feito em papel A4, em qualquer lugar em que o cidadão tenha acesso à impressora e a internet.

  O serviço foi autorizado pelo Denatran e disponibilizado pelo Governo do Estado no site do Detran-MT e pelo aplicativo MT Cidadão. O documento em papel A4 tem o mesmo valor jurídico do conhecido “verdinho”, que era impresso em papel moeda.

  “O cidadão que já tem o veículo emplacado em seu nome e deseja ter acesso ao documento, este ficará disponível de forma automática após o pagamento de todos os débitos obrigatórios para trafegabilidade do veículo”, reforçou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

  Suspensão de prazos

  Conforme a deliberação n° 185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-MT reforça que continua valendo a suspensão do prazo para os seguintes serviços:

  - Transferência de propriedade do veículo;

  - Emplacamento por mudança de cidade ou município;

  - Primeiro emplacamento veicular;

  - Prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.

  Habilitação

  Para os motoristas que estão com a CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020, bem como a Permissão para Dirigir (PPD), estes documentos estão com o prazo de validade indeterminado, como explica o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

  “Isso quer dizer que, se a CNH do motorista venceu em 20 de fevereiro de 2020, embora já estejamos no mês de junho, o documento permanecerá válido para fins de fiscalização de trânsito. Ou seja, o agente de trânsito ao abordar um motorista com o documento vencido a partir da referida data, não pode autuar esse condutor por estar com a CNH vencida há mais de 30 dias”, destacou.

  Entretanto, o diretor alerta aos motoristas que, caso a CNH esteja vencida antes do dia 19 de fevereiro de 2020, data estipulada pela deliberação do Contran, estes não devem conduzir veículos, pois estão em situação irregular e poderão ser autuados em uma fiscalização de trânsito.

  Quanto aos processos administrativos em trâmite de primeira habilitação, que possui uma periodicidade de 12 meses, o prazo foi ampliado para 18 meses para que o processo do candidato permaneça ativo no órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

  “Ou seja, o candidato a primeira habilitação ganha mais seis meses para finalizar o seu processo”, observou Alessandro.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Acidente

Em fuga, homem provoca acidente e deixa R$ 14 mil espalhados no asfalto

O suspeito alegou ter sido contratado para pegar o dinheiro no bairro Jardim Iguaçu para comprar uma grande quantidade de maconha.

10 de Agosto de 2020 as 09h42

Credenciados

Mato Grosso Saúde tem novos credenciados no interior do Estado

Seis municípios do interior de Mato Grosso já têm prestadores de saúde para atendimento dos beneficiários do Plano

10 de Agosto de 2020 as 09h39

Testes

Região Médio-Norte recebeu 39,3 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

Testes foram distribuídos para as 16 prefeituras da região, que passa por Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde

10 de Agosto de 2020 as 09h34

Covid-19

MT tem 63.680 casos confirmados de Covid-19 e 2.147 mortes em decorrência da doença

Dos 63.680 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 20.361 estão em monitoramento e 41.172 estão recuperados.

10 de Agosto de 2020 as 04h38

Alta Médica

Governador de MT tem alta médica ao se recuperar de pneumonia após ficar 9 dias internado

Ele estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), sendo tratado de uma pneumonia.

10 de Agosto de 2020 as 04h32

Droga

PM flagra adolescente com 2 kg de maconha em mochila

A menor de idade confessou que a droga era dela e que havia trazido de Nova Xavantina.

07 de Agosto de 2020 as 15h45

Porte Ilegal

Rotam encaminha três à delegacia por porte ilegal de arma de fogo em Cuiabá

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939

07 de Agosto de 2020 as 15h38

Flagrante

Dupla é presa em flagrante quando tentava roubar residência em Campo Verde

Policiais militares da 8º Companhia de Campo Verde (a 131 km de Cuiabá) prenderam na noite desta quinta-feira (06.08) um homem e apreenderam um adolescente por roubo, no bairro Recanto do Bosque I.

07 de Agosto de 2020 as 15h34

Patrulhamento

Em alta velocidade e com habilitação vencida, homem é pego com pistola dentro de veículo

A equipe realizava patrulhamento na MT 240 quando perceberam o veículo VW Amarok em alta velocidade

07 de Agosto de 2020 as 15h28

Tiros

Criminosos matam homem com 10 tiros ao se passarem por policiais

Crime foi registrado no bairro Casa Nova, às 22h, na frente da residência onde a vítima morava.

07 de Agosto de 2020 as 15h24

Tempo Seco

Comitê do Fogo orienta produtores rurais para prevenção de incêndios

Nota técnica orientativa está disponível a todos os produtores rurais de Mato Grosso

07 de Agosto de 2020 as 09h43

Testes

Governo de Mato Grosso distribuiu 21,3 mil testes para a região Nordeste

Testes foram distribuídos para as 22 prefeituras da região, que passa por Água Boa e Vila Rica

07 de Agosto de 2020 as 09h40

Coronavírus

Mato Grosso registra 60.409 casos e 2.051 óbitos por Covid-19

Foram registradas 1.934 novas confirmações de coronavírus no Estado.

07 de Agosto de 2020 as 09h27

Estupro

Professor é preso após estuprar a enteada em Mato Grosso

Equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (Dedm) cumpriu nesta quinta-feira (06.08) um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pela unidade policial por estupro de vulnerável praticado contra sua enteada.

07 de Agosto de 2020 as 09h25

Tráfico

Polícia Civil de Juscimeira cumpre mandados em investigação de tráfico de drogas e golpes pela Internet

A operação resultou ainda em uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.

07 de Agosto de 2020 as 09h19

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO