Operação Carnaval

Mesmo com aumento de pontos festivos, índices criminais têm redução em MT

O número de homicídios registrou queda de 17%; nenhum dos casos ocorreu em locais de festividade

Fonte: Julia Oviedo | Sesp-MT
28 de Fevereiro de 2020 as 07h 54min

- Foto por: Christiano Antonucci - Secom-MT

Apesar de Mato Grosso registrar um aumento de 40% no número pontos de festa de carnaval, as ocorrências de homicídios, roubos e furtos diminuíram em até 17% se comparado com o carnaval de 2019. Estes e outros dados foram apresentados nesta quinta-feira (27.02) durante coletiva de imprensa de balanço da Operação Carnaval 2020.

No caso do número de homicídios, foi registrada queda de 17%. Dez casos ocorreram neste ano entre os dias 21 e 25 de fevereiro, no entanto, nenhum deles foi registrado onde ocorreram locais de festividade. Já em 2019, 12 homicídios foram contabilizados entre os dias 1º e 5 de março.

O público estimado nos locais festivos este ano foi de aproximadamente 260 mil pessoas em 35 locais em 25 municípios mato-grossenses. Somente em Cuiabá, foram registrados cinco locais onde a segurança foi reforçada, entre eles o Parque de Exposição da Acrimat, o Sesi Papa e a Praça da Mandioca.

“Foram mais de 35 locais de carnaval em 25 municípios do estado de Mato Grosso e em nenhum destes locais nestes dias houve homicídio. Este é um trabalho da segurança pública que trouxe um resultado positivo para toda sociedade”, secretário adjunto de Integração Operacional em substituição, coronel PM Juliano Chiroli.

As ocorrências de roubo tiveram uma redução de 14%, com 130 casos neste carnaval, contra 152 em 2019. No caso dos furtos, 361 ocorrências foram registradas, contra 373 do ano passado, ou seja: uma redução de 3%.

Já as ocorrências envolvendo tráfico ilícito de drogas tiveram redução de 15%, totalizando 57 casos este ano, contra 67 em 2019. O uso ilícito de drogas também apresentou redução de 13%, com 40 casos este ano e 46 no ano passado.

Por fim, 28 apreensões de armas de fogo foram realizadas este ano, número 32% menor do que em 2019, quando 41 casos foram registrados.

“Cidades como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger foram alguns locais que nós tivemos um empenho maior no policiamento, tanto nos locais de carnaval, como em rodovias. Apesar de um trabalho intenso, foi um trabalho de bastante compromisso dos policiais militares e também de todos os parceiros desta ação integrada”, pontuou o subchefe do Estado Maior, coronel PM Wancley Corrêa Rodrigues.

Efetivo

A Operação Carnaval contou com as forças integradas da Polícia Militar (PM), da Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Detran, Ciopaer, Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

Ao todo 5.045 servidores públicos reforçaram a Operação Carnaval 2020 e 1.113 viaturas foram empregadas pela iniciativa. De acordo com o coordenador de Plantões da Polícia Judiciária Civil (PJC), Walter de Mello, a operação foi um sucesso e contou com o reforço de 1.200 policiais civis e pouco mais de 200 viaturas.

“Reforçamos tanto a Baixada Cuiabana, quanto o interior do estado. Tivemos cerca de 150 flagrantes lavrados, quase 200 pessoas presas. O fato de nos locais de festa não haverem homicídios também se deve à repressão qualificada que a Polícia Civil fez durante este período de carnaval”, destacou Walter.

Operação Lei Seca

Durante as diversas fiscalizações da Operação Lei Seca, 208 veículos foram abordados, 197 testes de alcoolemia foram realizados, resultando em um total de cinco prisões com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica. Ainda durante a operação, 11 CNHs foram recolhidas e um total de 87 autos de infração foram lavrados.

Ações pré-carnaval

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuou na operação com um efetivo total de 825 militares e uso de 303 viaturas. Segundo o comandante do CBM, Cel. BM Alessandro Borges, previamente todos os 35 pontos de carnaval foram vistoriados. Uma interdição também foi feita em uma área particular no município de Campo Novo do Parecis, já que o local apresentava riscos à população.

Os bombeiros também atuaram nos dias de carnaval no atendimento pré-hospitalar dos foliões. “Nós realizamos 349 atendimentos pré-hospitalares neste período, que vão desde a mal súbito, excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, mas sem nenhum caso muito grave. Além disso também atendemos a quatro incêndios e duas buscas e salvamento. De maneira geral, o trabalho foi satisfatório e eficiente”, finalizou o comandante do Corpo de Bombeiros.

Outras iniciativas ocorridas anteriormente ao carnaval e nos dias de folia foram as campanhas educativas, com as blitze educativas, para abordagem e entrega de kits em pontos estratégicos como o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, o Trevo do Lagarto, na MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), além dos próprios locais de festividade.


COMENTARIOS

Mais de Estado

UTI

Apresentador Alexandre Mota está na UTI com 70% dos pulmões comprometidos

Apresentador do programa Balança MT, da TV Vila Real, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.

07 de Julho de 2020 as 15h35

Afogamento

Garota de 17 anos morre afogada ao tentar salvar namorado em MT

Uma adolescente de 17 anos morreu afogada na manhã do último domingo (05) quando tentou salvar o namorado que estava se afogando no rio Juruena, em Campos de Júlio-MT

07 de Julho de 2020 as 15h20

Solidariedade

Governo de MT promove doação de nove mil certas básicas e cobertores

Doações são parte da campanha Vem Ser Mais Solidário e do programa Aconchego, ambos liderados voluntariamente pela primeira-dama Virginia Mendes

07 de Julho de 2020 as 14h13

Polícia Civil

Governo anuncia recondução de delegado-geral para mais dois anos

A continuidade de Mário Demerval como delegado-geral se dá em face dos resultados positivos apresentados pela Polícia Civil

07 de Julho de 2020 as 14h11

Ensino Superior

Unemat participa de pesquisa para criação de vacina oral contra o coronavírus

Professora de Alta Floresta participa de Rede de Pesquisa nacional para criação de vacina

07 de Julho de 2020 as 14h09

Produção Nacional

Novo levantamento deve consolidar hegemonia de MT na produção agrícola do país

Se confirmados os levantamentos anteriores, Mato Grosso se mantém como primeiro produtor nacional de grãos, com mais de 34 milhões de toneladas em relação ao segundo do ranking

07 de Julho de 2020 as 14h06

Primeira Semana

Bombeiros estruturam equipes de atuação contra queimadas ilegais em municípios de MT

As guarnições desenvolvem diversas ações com impacto regional, como campanhas em mídias locais, rondas ostensivas rurais, monitoramento de focos de calor, combates a incêndios florestais e orienta a população

07 de Julho de 2020 as 14h04

Prescrição

CRF-MT orienta e alerta os farmacêuticos sobre a prescrição de medicamentos

Mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais da metade dos pacientes que os utilizam o fazem incorretamente.

07 de Julho de 2020 as 13h33

Violência Doméstica

Lei determina que hotéis abriguem mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso

A Lei 11.159 /2020, que prevê que hotéis da rede privada abriguem mulheres vítimas de violência doméstica durante a vigência do estado de calamidade pública, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), foi sancionada pelo governo de Mato Gr

07 de Julho de 2020 as 09h22

Prisão

Homem é preso após desacatar bombeiros e jogar pedra em viatura em Mato Grosso

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o acusado em flagrante.

07 de Julho de 2020 as 09h18

Primeira Semana

Bombeiros estruturam equipes para atuar contra queimadas ilegais em municípios de MT

As guarnições desenvolvem diversas ações com impacto regional, como campanhas em mídias locais, rondas ostensivas rurais, monitoramento de focos de calor, combates a incêndios florestais e orienta a população

07 de Julho de 2020 as 09h08

Droga

PM apreendeu 2,3 toneladas de droga no primeiro semestre de 2020

Também registrou 7.016 prisões em flagrante delito, no momento ou logo depois da prática criminosa, um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado

07 de Julho de 2020 as 09h05

Prazos

Prazos para vencimento de infração e indicação do condutor estão suspensos

A medida consta na Resolução n° 782, de 18 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

07 de Julho de 2020 as 09h00

É LEI

Uso de máscara continua obrigatório em Mato Grosso

O não cumprimento acarreta em multa no valor de R$ 80 por pessoa sem máscara, seja ela cliente ou funcionário do setor público ou privado

07 de Julho de 2020 as 07h08

Dispersão Aglomeração

Apoio das forças de segurança na dispersão de aglomerações é legal e necessário, declara Ouvidoria

A PM e a PJC têm apoiado as ações de fiscalização de prefeituras de todo MT para reduzir as disseminação do coronavírus

07 de Julho de 2020 as 07h05

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO