Informatização

Informatização cartorária chega a 57 delegacias da Polícia Civil

A informatização dos procedimentos policiais é uma necessidade para dar maior agilidade e controle às rotinas cartorárias das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

Fonte:MT Agora - Assessoria | PJC-MT
22 de Outubro de 2016 as 11h 02min

A informatização dos procedimentos policiais é uma necessidade para dar maior  agilidade e controle às rotinas cartorárias das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Criado e iniciada a implantação em 2015, o módulo “Cartorium”, inserido no conjunto de Sistemas Geia, já é utilizado por 57 delegacias da região metropolitana e do interior.
 
Na última semana, a ferramenta foi apresentada ao secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, pelo analista e escrivão Ricardo Barcelar, da Fábrica de Software da Academia da Polícia Civil, acompanhado de membros da Diretoria da Polícia Civil.
 
O delegado geral da Polícia Civil, Rogério Atílio Modelli, afirmou que o controle informatizado das delegacias é uma tendência tecnológica natural que precisa acontecer. “Temos nos esforçado para tornar isso uma realidade em nossas unidades, diante da necessidade do aumento da qualidade do trabalho prestado à sociedade, e do controle das atividades desenvolvidas, para que possamos ter informações ágeis de gestão e gerenciar a produtividade”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Rogério Atílio Modelli.
 
O analista Ricardo Barcelar explicou que o “Cartorium” foi desenvolvido para facilitar a gestão de procedimentos dentro da unidade. Segundo ele, utilizando a ferramenta é possível administrar prazos e dilações de prazos dos procedimentos policiais, como inquéritos; acompanhar a situação interna e externa dos procedimentos; dos envolvidos, apreensões, fiança, veículos, armas, objetos apreendidos, emissão e gestão de ordem de serviços e intimações, além de outras funcionalidades como controle de atendimentos, numerador de documentos, protocolo de documentos, anexos, calendário de compromisso, mural interativo da unidade, remessa e cumprimento de cartas precatórias dentro do Estado e relatórios gerenciais.
 
“Em um prazo médio todos os dados deverão ser informatizados e enviados à Justiça de forma digitalizada”, observa Ricardo Barcelar.
 
Desde o ano passado, o módulo vem sendo aperfeiçoando e novas versões criadas  para tornar o controle informatizado das delegacias mais operacional e de fácil uso dos policiais, principalmente os escrivães e delegados, que são os principais beneficiados.
 
“Temos 57 unidades controlando procedimentos no sistema e 38.447 procedimentos cadastrados, que são inquéritos, termos circunstanciados de ocorrência, atos infracionais e outros”, afirmou.
 
Conforme o analista, o módulo facilita o trabalho, principalmente do escrivão, uma vez adaptado ao sistema. Na funcionalidade "Procedimentos Flagranciais" é possível lavrar APF (Auto de Prisão em Flagrante), Auto de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional, TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e BOC (Boletim de Ocorrência Circunstanciado), o policial terá todas as peças geradas automaticamente pelo sistema depois de informado os dados básicos como indiciado, vítima, condutor e materiais vinculados, trazendo rapidez na elaboração de procedimentos no plantão. Além disso, tais procedimentos têm seus dados reaproveitados no momento da instauração de um eventual Inquérito Policial.
 
Os dados são segmentados. Uma unidade não tem acesso às informações da outra. “O uso do Cartorium proporciona ao gestor da unidade policial e aos cartórios a exata situação atual dos procedimentos. Já a equipe de investigação, pelo sistema, tem o controle das ordens de serviço e intimações, que estão sob sua responsabilidade, sendo inclusive, possível a confecção do relatório, com inserção de anexos”, explicou.
 
Unidades 
 
O sistema já foi implantado com sucesso na Corregedoria e em oito Delegacias de Cuiabá (Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia de Delitos de Transito (Deletran), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacias de Roubos e Furtos (Derf) Delegacia do Meio Ambiente (Dema), 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) e Delegacia de Entorpecentes (DRE), além da 1ª DP de Várzea Grande, e unidades do interior como Sinop, Delegacias de Aripuanã, União do Sul, Jaciara e outros municípios.
 
O escrivão, Paulo Alencar, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), disse que utiliza bastante o módulo, por ele facilitar o trabalho cartorário do escrivão de polícia. “A ajuda na produção de documentos, numeração de ofícios, intimações...etc. No flagrante, a partir do Boletim de ocorrência, tendo todos os dados do condutor, vítima, autor e testemunhas, o preenchimento dos demais documentos é automático. Agora, as pessoas precisam conhecer e querer usar. Eu acho ótimo”, disse.
 
O escrivão Bento Roseno, que está a 15 anos na Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), disse que os módulos do Geia foram um grande passo na modernização da Polícia Civil. Para quem, como ele, começou a carreira na máquina de datilografia e agora tem todos os procedimentos policiais armazenados em um sistema, que permite a consulta a qualquer momento, significa um grande avanço.
 
“Nossa delegacia está 100% no GEIA. Esse módulo Cartorium facilita muito o trabalho, por ter tudo que o escrivão precisa. Fazemos todo nosso trabalho usando o GEIA, interrogamos, colhemos depoimentos, declarações, intimamos e fazemos relatório de ordem de serviço pelo GEIA. É uma ferramenta que veio para nos ajudar. Hoje, todos os procedimentos da nossa delegacia estão gravado no GEIA”, disse.
 
O módulo Cartorium está disponível para todas as unidades. O acesso pode ser requisitado pelo telefone (65) 3901-5661. A regulamentação do sistema encontra-se publicada no Diário Oficial do Estado, de julho de 2015, através resolução nº 028/2015, do Conselho Superior de Polícia.
 
GEIA
 
O Geia é um conjunto de seis sistemas criado para otimizar a gestão da Polícia Judiciária Civil, proporcionando controle das rotinas administrativas e operacional das delegacias de polícia. O sistema, composto pelos módulos Argus, Vinculum, Precatória, Petardo, Cartorium e Libelus,  foi desenvolvido pela fábrica de Software da Academia da Polícia Civil e está em funcionamento desde o ano de 2011.
 
O Sistema Geia, de modernização da Polícia Civil, está entre os 14 melhores projetos classificados pelo 1º Prêmio Inovar para Transformar, realizado pela Secretaria de Estado de Gestão por meio da Superintendência da Escola de Governo. Das 41 iniciativas inscritas, 14 foram selecionadas e estão concorrendo a um notebook, uma câmera digital e um tablet.
 
Na terça-feira (18.10), o projeto recebeu a visita técnica da equipe, que irá selecionar os vencedores. O resultado da avaliação será divulgado em novembro.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus em Sorriso

Sorriso tem primeiro caso suspeito de coronavirus em homem que esteve na Europa

O paciente deu entrada com sintomas da doença na quarta-feira (26) em um hospital particular da cidade

28 de Fevereiro de 2020 as 21h17

Acidente

Caminhão atropela PMs em moto durante atendimento a ocorrência em MT

Eles estavam acompanhando uma ocorrência de um carro que teria sido roubado quando sofreram o acidente.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h57

Trânsito

Rios transbordam e interrompem o trânsito em duas BRs em MT

Trechos das BRs 174 e 242 estão intransitáveis. Com as chuvas intensas, o nível dos rios subiu e estradas alagaram.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h49

Matrículas da Rede Estadual

Matrículas web para novos alunos da rede estadual de ensino começam na 3ª em MT

Os pais precisam ficar atentos para o preenchimento do cadastro que é obrigatório, para assim efetuar a matrícula em escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h45

PROCESSO SELETIVO

Prefeitura de Barra do Garças (MT) abre processo seletivo com 139 vagas

Os profissionais que forem efetivados terão a remuneração de R$ 1,3 mil a R$ 2,6 mil, em regime de 24 a 40 horas semanais.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h42

Reforma

Moradores vão reformar escola que está desativada em comunidade rural de MT

A escola é utilizada para reuniões e cursos para moradores e local de votação para eleições em Poconé.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h40

Furto ou Assalto

Carro é abandonado após motorista bater em poste e é encontrado sem as rodas e bateria em avenida de Cuiabá

Não há informações se o carro havia sido furtado ou assaltado. A chave do automóvel foi deixada ao lado do veículo.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h37

Esfaqueamento

Jovem de 18 anos grita por socorro e é morta a facadas em MT; ex-marido é suspeito do crime

Testemunhas contaram à polícia que Laiany Lemos Almeida, de 18 anos, e o suspeito moravam juntos e tinham dois filhos. O casal havia se separado há pouco tempo.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h34

Acidente

Bancária bate em viatura da polícia em Cuiabá

A mulher dirigia um carro SUV, que teve a parte da frente destruída pela batida.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h29

Investigação

Operação investiga roubos de veículos e venda de peças na Grande Cuiabá

Grupo investigado tem a prática de manter as vítimas reféns nos crimes de roubo a caminhões e cargas.

28 de Fevereiro de 2020 as 13h26

Medidas Tomadas

Secretaria de Saúde acompanha ações locais sobre coronavírus

As condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva

28 de Fevereiro de 2020 as 07h58

Desenvolvimento

Cooperação entre Governo e prefeituras vai possibilitar pavimentação de 86 km de rodovias

As obras serão possíveis graças a parceria com as prefeituras de Porto dos Gaúchos e Ipiranga do Norte

28 de Fevereiro de 2020 as 07h56

Operação Carnaval

Mesmo com aumento de pontos festivos, índices criminais têm redução em MT

O número de homicídios registrou queda de 17%; nenhum dos casos ocorreu em locais de festividade

28 de Fevereiro de 2020 as 07h54

Prisão

Justiça mantém prisão de fazendeiro acusado de matar agrônomo em MT

Silas Henrique Palmieri Maia, de 33 anos, foi assassinado dentro de um restaurante em fevereiro de 2019. Fazendeiro contou que se sentiu incomodado com a presença do engenheiro na fazenda, mas que não queria matá-lo.

26 de Fevereiro de 2020 as 15h02

FUGA

Motorista bate carro em canteiro de avenida, abandona veículo e foge em Cuiabá

As placas do veículo são de Belo Horizonte e há um adesivo de locadora. A suspeita é que o carro seja alugado.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO