Transparência

Governo do Estado implanta pacote de medidas contra a corrupção

Programa terá quatro eixos de ação: Programa de Integridade, Código de Conduta, Canal de Denúncias e Comunicação.

MT Agora - Gcom-MT
11 de Maio de 2016 as 23h 17min

O governador Pedro Taques, ciente da necessidade de mecanismos de combate à corrupção mais eficazes na administração estadual, decidiu implantar um pacote de medidas de combate à corrupção, do qual fazem parte quatro eixos de ação: Programa de Integridade, Código de Conduta, Canal de Denúncias e Comunicação.

O pacote de ações foi elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) e é destinado às pessoas que ocupam cargos estratégicos do Governo, como os responsáveis pelas áreas sistêmica, de aquisições e de gestão de pessoas.

Em reunião com 120 servidores que ocupam estes cargos no executivo, Pedro Taques lembrou o principal compromisso com o qual foi eleito. “Andei todo o Estado durante a campanha com o seguinte compromisso: não roubar, não deixar roubar e ir pra cima daqueles que roubarem. Para isso, preciso de todos vocês agindo junto comigo”, ressaltou Taques.

Preocupado com o caso de formação de cartel e pagamento de propinas que houve em licitações da Secretaria de Estado de Educação, caso desarticulado pela Operação Rêmora, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Taques decidiu convocar os servidores para atuar contra a corrupção. “Nossa administração prima pela honestidade, decência e moralidade. Preciso de todos junto comigo para lutar pela transparência e tornar nosso Estado livre da corrupção”.

Para oficialmente se tornarem agentes de combate à corrupção, as pessoas que ocupam esses cargos estratégicos, especialmente os secretários de cada pasta do Governo, assinarão um Termo de Adesão. “Temos que resgatar o valor de sermos éticos, de sermos corretos. O objetivo é valorizar a comissão de ética e criar uma cultura de denuncismo, para que possamos chegar aos desvios de conduta o quanto antes”, explicou a secretária do GTCC, Adriana Vandoni.

Os servidores passarão por capacitações e terão reuniões periódicas, com o próprio governador, para trabalhar o combate à corrupção. “Vamos trabalhar várias ações que vão melhorar este controle: no próprio órgão, na parte de processos, tarefas e funções, e a parte do controle individual, de ética. Fomentar e fazer valer os princípios da administração pública”, afirmou Vandoni.

Iniciativa privada

Um outro programa, desta vez direcionado às empresas privadas que contratam com o Governo estadual, foi elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. Ele possui três medidas norteadoras para empresas da área privada. A primeira delas prevê a inserção de uma cláusula contratual anticorrupção em todos os contratos de bens, contratações de serviços e locações de bens no Executivo Estadual. Para isso será necessário alteração do decreto estadual 7.217/06, que rege sobre contratos e prestação de serviços com empresas privadas.

A segunda medida é fomentar a cultura da integridade, com a implementação do decreto estadual 522/2016. Esse ato administrativo regulamenta as medidas de responsabilização de pessoas jurídicas que forem pegas praticando atos lesivos contra a Administração Pública Estadual Direta e Indireta. Esse decreto estabelece multa, publicação de decisão condenatória, suspensão, impedimento para contratação pública e demais sanções para as empresas que realizarem atos lesivos contra o Estado.

Ainda na cultura da integridade, o ‘Pacote de Medidas de Combate a Corrupção’ defende a realização do programa de compliance, que é um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas, as políticas e as diretrizes estabelecidas pela empresa de forma a evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade na realização de serviços públicos para o Estado.

A terceira medida envolvendo empresas da área privada é a ‘Due Diligence’. Esse item trata de um conjunto de atos investigatórios que devem ser realizados antes de uma contratação a fim de conhecer o perfil dos contratados, como por exemplo saber se o endereço corresponde ao que foi apresentado no contrato social, quais os sócios, se os proprietários possuem algum grau de parentesco com integrantes da equipe governamental.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO