VLT

Governo de MT rompe negociações com consórcio para retomada das obras do VLT na Grande Cuiabá

Anúncio foi feito em nota divulgada na sexta-feira (25). Obras que estavam previstas para a Copa do Mundo estão paradas desde dezembro de 2014

MT Agora - G1 MT
28 de Agosto de 2017 as 19h 17min

Obra do VLT está parada desde dezembro de 2014 (Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)

O governo de Mato Grosso anunciou, em uma nota emitida na sexta-feira (25), que rompeu as negociações com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, para a retomada das obras do modal na Grande Cuiabá. Com R$ 1 bilhão já investido, a obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deveria ter ficado pronta para atender a demanda da Copa do Mundo, completou dois anos e três meses parada.

Por meio de assessoria, o consórcio afirmou que continua "firme no propósito de superar todo e qualquer obstáculo à implantação do VLT".

De acordo com o governo, a decisão de romper com as negociações foi oficialmente comunicada ao juiz Ciro José de Andrade Arapiraca, da Justiça Federal. Um documento com 12 páginas foi protocolado na sexta-feira.

Em julho, o magistrado havia concedido o prazo de 20 dias úteis para que as partes apresentassem um acordo para a retomada das obras. O prazo venceria neste sábado (26).

O fim das negociações ocorreu após a Operação Descarrilho, deflagrada no início deste mês pela Polícia Federal. A operação apura crimes de fraude em procedimentos licitatórios, associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de capitais que teriam ocorrido durante a escolha do modal do VLT e a execução da obra na capital mato-grossense.

Foram cumpridos 19 mandados, sendo um de condução coercitiva contra o ex-secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, e 18 de busca e apreensão em Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

De acordo com a nota, o rompimento não significa que o plano de retomada das obras foi deixado de lado. O governo ainda deve se manifestar sobre o futuro da implantação do VLT. Entre as opções estão uma nova licitação ou uma Parceria Público Privada (PPP).

A obra

Conforme o governo, o maior impasse é em relação ao custo para concluir o projeto. O estado diz já ter repassado R$ 1.066 bilhão às empresas e que o consórcio chegou a pedir mais R$ 1,2 bilhão para terminá-la. Inicialmente, esse projeto estava orçado em R$ 1,4 bilhão. Ou seja, a obra sairia pelo dobro do orçamento inicial.

Entre os pontos de discordância também está o valor para a retomada das obras. De acordo com um estudo de uma empresa contratada pelo governo, seriam necessários R$ 922,7 milhões para a retomada da implantação.

O acordo para a retomada das obras do VLT precisa do parecer favorável dos MPs e da homologação da Justiça para ser colocado em prática. As obras estão paradas desde dezembro de 2014, por força de decisão judicial.


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