Estado

Governo busca apoio do Ministério da Cidadania para ampliar unidades de Creas

Em Mato Grosso há apenas 44 unidades de Creas, distribuídos em 43 municípios, o que corresponde a apenas 30,4% de cidades com cobertura de serviços

Fonte: Pamela Muramatsu | Secom-MT
09 de Setembro de 2019 as 14h 51min

Primeira-dama de MT, Virginia Mendes, e secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, se reuniram com secretário do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, em Brasília - Foto por: Caroline De Vita

  A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, apresentaram ao secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Wellington Coimbra, o Lelo Coimbra, um projeto de expansão de unidades do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) para Mato Grosso.

  A audiência foi realizada no dia 4 de setembro, em Brasília, e além da pauta da expansão da rede socioassistencial, a primeira-dama e a secretária também levaram a proposta de instalar em Mato Grosso o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

  De acordo com o levantamento apresentado por Rosamaria Carvalho, no Estado há apenas 44 unidades de Creas, distribuídos em 43 municípios, o que corresponde a apenas 30,4% de cidades com cobertura em relação aos serviços que são ofertados nos centros de referência.

  “Nosso objetivo com a visita foi buscar apoio do Governo Federal para a expansão da rede, tendo em vista que a que temos está muito aquém. Apenas em 2018, estas 44 unidades de Creas registraram 4.319 casos de algum tipo de violação de direitos, como negligência familiar, violência física, psicológica, doméstica, abuso sexual de crianças e adolescentes, exploração sexual. Isso deixa claro a necessidade de ampliação de unidades de Creas em Mato Grosso”, registrou a titular da Setasc.

  A primeira-dama, sensível em relação ao tema, reforçou o pedido ao secretário e se comprometeu em articular junto à bancada federal mato-grossense apoio para viabilizar recursos de emendas destinadas para a construção de novos Creas.

  “Temos muitos municípios de pequeno porte com essa demanda e necessidade de urgente de uma unidade de Creas para a execução dos serviços da proteção especial, especialmente, para as nossas crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Esta iniciativa integra o fortalecimento de toda a rede de enfrentamento à violência que estamos propondo para o Estado de Mato Grosso e, por isso, vou me empenhar junto aos nossos parlamentares em busca de mais recursos”, pontuou Virginia Mendes.

  O secretário do Ministério de Cidadania se mostrou parceiro e disposto a colaborar com Mato Grosso em relação aos pleitos, mas evidenciou, que, no momento, os co-financiamentos do Governo Federal não preveem novas construções, apenas reformas.

  “Daí a necessidade de somar forças com a bancada federal para o reforço dos recursos por meio de emendas parlamentares”, reforçou.

Creas

  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

  No Creas, o foco são os atendimentos de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Consumo

Procon-MT alerta sobre flexibilização da publicidade infantil em nova proposta da Senacon

Proposta Governo Federal está disponível para consulta pública até o dia 27 de fevereiro

18 de Fevereiro de 2020 as 07h26

TDE

Sefaz suspende inscrição estadual de empresas que não aderiram ao Domicilio Tributário Eletrônico

O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é obrigatório para todas as empresas, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI)

18 de Fevereiro de 2020 as 07h24

Estrupo

Mulher acusa homem de estupro em casa no Recanto dos Macucos em Lucas do Rio Verde

Uma mulher compareceu no Batalhão da PM por volta das 20h30 da noite de ontem (16), relatando que teria saído para beber com sua irmã e sua filha de três anos, em uma residência localizada no Recanto dos Macucos, onde haviam três homens

17 de Fevereiro de 2020 as 15h07

Assassinato

Duas pessoas são assassinadas no fim de semana em Primavera do Leste (MT); uma delas apresentava sinais de tortura

Um dos crimes foi a poucos metros da sede do Comando Regional da Polícia Militar.

17 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Incêndio

Criminosos invadem prédio da OAB em Cuiabá, jogam gasolina e tentam queimar processos

Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17).

17 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Assassinato

Produtor rural é assassinado a tiros por motociclista na porta de casa na cidade em MT

A Polícia Civil de Carlinda investiga o caso. Até esta segunda-feira (17) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h53

Acidente

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em MT

Acidente ocorreu quando os policiais estavam atendendo uma ocorrência de assalto em andamento em um mercado.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h49

Novas Placas

Detran contrata empresa para evitar taxas abusivas a motoristas que precisem comprar placas do Mercosul em MT

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (17), 35 empresas estampadoras, situadas em diversos municípios do estado, já estejam credenciadas junto ao Detran para a prestação do serviço.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h32

ROUBO

Ladrão morre baleado por policiais ao roubar carro de servidor com arma de brinquedo em Cuiabá

Dois assaltantes, em uma motocicleta, renderam um servidor público no bairro Duque de Caxias. Na fuga, o ladrão jogou o automóvel contra os policiais, que reagiram e atiraram.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h24

Vaquinha

Família faz 'vaquinha' para tratamento de jovem vítima de acidente em rodovia de MT

Yara Pacheco, de 27 anos, está internada desde novembro e já passou por cinco cirurgias.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h22

Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

14 de Fevereiro de 2020 as 13h17

Disparos

Delegacia é alvo de ataque e disparos atingem porta de vidro em Nova Mutum (MT)

Nenhuma pessoa ficou ferida e ninguém foi preso.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h14

Drogas

Traficante é preso pela 2ª vez ao ser flagrado com 121 tabletes de cocaína em MT

Ação ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira (13) durante operação que investigava uma organização criminosa encarregada do transporte de entorpecentes da Bolívia para o Brasil

14 de Fevereiro de 2020 as 13h11

Prisão

Suspeitos de atirar em carro de agente penitenciaria em tentativa de roubo são presos em MT

No dia do crime, segundo a vítima, os suspeitos estavam encapuzados escondidos atrás do muro da casa dela.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h07

Furto

Ladrões invadem estação de ônibus pela 3ª vez e furtam televisores em Cuiabá

Por conta do furto, parte da estação ficou fechada no começo da manhã e os moradores tiveram que se adequar.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h31

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO