Estado

Governo apresenta ao Legislativo estrutura e ações de combate aos incêndios em MT

Governo emprega 11 maquinários, 68 brigadistas atuando 24 horas, e quatro aeronaves contra fogo no Pantanal

Fonte:Secom Mato Grosso
03 de Setembro de 2021 as 08h 30min

Governo apresenta ações contra incêndios aos deputados estaduais - Foto por: Marcos Vergueiro/ Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresentaram aos deputados estaduais ações e investimentos de combate aos incêndios em todo o estado, em especial no Pantanal, durante visita à Estrada Parque Transpantaneira, localizada em Poconé (102 quilômetros distante de Cuiabá) nesta quinta-feira (02.09).

Os parlamentares conheceram os lagos artificiais feitos para os animais, abastecidos com água do poço artesiano perfurado na Transpanteneira, nos km 31 e 47 da Estrada Parque. A apresentação do panorama do incêndio que acomete o Pantanal pela Corporação ocorreu no km 60, na base da pista de pouso das aeronaves, local onde os aviões são abastecidos.

O deputado Alan Kardec destacou que o cenário está muito diferente do encontrado nos incêndios do ano passado. "Quero parabenizar a Secretaria de Segurança Pública, e o governador, que instalou unidades do Corpo de Bombeiros em Poconé, e outra em Santo Antônio, isso facilitou o combate aos incêndios, esse é um esforço que a gente reconhece. A Assembleia Legislativa é parceira destinando recursos para várias ações".

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Avallone, avaliou como positiva a preparação feita antes do período crítico de incêndios. O parlamentar acrescenta é um dos objetivos da Casa de Leis destinar recursos que serão devolvidos do duodécimo para combate ao fogo no Pantanal, e que esta é uma pauta prioritária.

"Não é por acaso que estamos com uma redução de 92% nos focos de incêndio. É porque houve uma união das entidades que estão aqui hoje, uma mobilização muito grande", conta.

Para o secretário Executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, por meio desta visita, o Governo realizou mais uma prestação de contas aos parlamentares e mostrou todo o efetivo que está sendo empregado para os incêndios. Ele destaca que nesta semana, mais 8 maquinários foram enviados para realização de aceiros no Pantanal, totalizando 11 implementos no local.

"Estamos vendo hoje que houve uma redução dos focos de calor de mais de 92% em relação ao ano passado. A gente percebe que o Corpo de Bombeiros, executando todas as ações, e recebendo os investimentos que foram planejados, estão trazendo esses resultados. Isso é bom para os produtores, para a fauna, e para o cidadão mato-grossense", afirma sobre o investimento do Governo de R $73 milhões de reais, dos quais R$43 milhões são de uso exclusivo para o combate ao fogo.

Conforme o diretor operacional do CBM, o coronel bombeiro militar Agnaldo Pereira de Souza, a situação dos incêndios no Pantanal está tranquila em relação ao ano passado. O fogo está sob controle mas ainda está ativo, conta o coronel.  

"Estamos há mais de cinco dias operando no combate a este foco de incêndio, com apoio de maquinários e aeronaves, e a medida que as necessidades forem surgindo, vamos ampliar a nossa capacidade operacional, para o enfrentamento consistente e eficaz do fogo", explica.  

Estrutura 

Fazem parte da estrutura empregada no combate ao fogo quatro aeronaves, destas, duas novas do modelo Air Tractor são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) que também atua junto com o CBMMT no combate. Outras duas aeronaves foram contratadas com recursos do Governo de Mato Grosso e estão em operação desde o dia 27 de agosto.

No local, o CBM conta com 68 bombeiros militares e civis trabalhando 24 horas por dia para apagar as chamas. Há 11 maquinários empregados nos aceiros enviados. No Pantanal, o CBM conta com apoio Sema-MT, de brigadistas do SOS Pantanal e caminhão-pipa enviados pela empresa Águas Cuiabá, além dos pantaneiros que somam esforços para apagar o fogo.

O uso do fogo em áreas rurais está proibido para qualquer finalidade em todo o território de Mato Grosso até 30 de outubro de 2021, conforme o decreto estadual  nº 938/2021.  O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Prefeitura

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Escola do Corpo de Bombeiros Militar divulga edital com nome dos inscritos e locais de realização das provas

Aplicação das provas está marcado para o dia 05 de dezembro na própria unidade escolar

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto "Amigos da Natureza"

Além do repovoamento da espécie amazônica, projeto realiza outras ações de preservação ambiental

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Documentário sobre misticismo na Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Com exibições presenciais, o documentário "O dedo de Deus" foi filmado com recursos do edital MT Nascentes, da Secel

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Terça-feira (30): Mato Grosso registra 552.833 casos e 14.001 óbitos por Covid-19

Há 46 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 6% para enfermaria

30 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

Estudantes com deficiência, de 12 a 17 anos, representaram o Estado na competição nacional

30 de Novembro de 2021 as 16h45

Estado

Jucemat implanta novo gerador de documentos online

A ferramenta possibilita a geração automática de documentos de constituição, alteração e extinção de empresário individual e LTDA

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

SES recebe 10 novos carros para composição de frota

Secretaria de Estado aderiu à ata de locação de 10 veículos Duster, que auxiliarão nas demandas da pasta

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Comandante-geral da PMMT é homenageado com medalha Mérito da Força Nacional

A medalha ‘Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes’ foi criada pela Presidência da República em novembro de 2018

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

Tereza Cristina abriu hoje o Fórum Planeta Campo

30 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

PF faz ação contra rádios clandestinas na zona oeste do Rio de Janeiro

A operação Sinal Obscuro foi deflagrada nesta terça-feira

30 de Novembro de 2021 as 13h15

Estado

Lacen completa 46 anos de serviços prestados a Mato Grosso

Laboratório Central superou desafios durante a pandemia pela Covid-19 e se prepara para mudança de sede

30 de Novembro de 2021 as 12h00

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 11 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h45

Estado

Transformação Digital no serviço público é tema de Webinar

Última roda de conversa do “1º Webinar de Transformação Digital & Inovação 2021 Mato Grosso” será transmitida ao vivo pelo canal da Seplag-MT no YouTube

30 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 18 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO