Políticas de Estimulo

Governadores pedem políticas que estimulem melhorias econômicas e sociais

Na chamada “Carta de Manaus”, que será encaminhada a presidente Dilma Rousseff, os chefes dos Executivos propuseram ações para serem implantadas nas áreas prioritárias da saúde, educação e segurança.

Fonte:MT Agora - Assessoria
25 de Julho de 2015 as 15h 43min

Os nove governadores que se reuniram em Manaus nesta sexta-feira (24.07), durante o 11º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, entre eles Pedro Taques, pediram mudanças em políticas públicas aplicadas em diversas áreas para estimular o crescimento econômico e propiciar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. Na chamada “Carta de Manaus”, que será encaminhada a presidente Dilma Rousseff, os chefes dos Executivos propuseram ações para serem implantadas nas áreas prioritárias da saúde, educação e segurança. 
 
Os governadores elaboraram uma agenda em prol da reconstrução federativa que objetive não apenas a construção do ajuste fiscal, mas sobretudo a retomada do crescimento econômico e superação das desigualdades em relação a outras regiões do país. Na educação, exigiram o aumento do valor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que, conforme pontuaram, traria melhorias no transporte e merenda escolar, na geração e aquisição de energia elétrica e construção de escolas em localidades isoladas. 
 
Já na saúde, a proposta foi a equalização à média nacional dos valores de recursos federais disponibilizados per capita para a média e alta complexidades ambulatorial e hospitalar, nos casos dos estados com valores abaixo da média nacional. Além disso, também defenderam o descontingenciamento dos recursos da saúde de forma a atender os serviços já habilitados junto ao Ministério da Saúde. 
 
Para a segurança pública, as lideranças das unidades federativas exigiram a definição de uma estratégia nacional que inclua a alocação de recursos e o compartilhamento de políticas de gestão do controle das áreas de fronteira. Isso porque, para eles, a falta de controle nessas regiões dá margem ao tráfico de drogas e consequente aumento da violência. 
 
No que diz respeito ao desenvolvimento econômico, os governadores pediram o fortalecimento da competitividade da economia nacional por meio das operações de crédito e desembolso e a revisão do cálculo dos royalties devidos por produtos e serviços desonerados de tributação ou destinados ao exterior, como energia e a exploração mineral. 
 
No segmento ambiental, foi reivindicada uma política nacional de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) que contemple uma justa repartição de benefícios entre Estados e União. A proposta é conseguir acesso a recursos internacionais para ações que vão além de comando e controle, para assegurar, deste modo, a redução do desmatamento e potencializar a conservação e o fomento às atividades produtivas sustentáveis. 
 
Durante seu pronunciamento, Pedro Taques afirmou que a união dos Estados da Amazônia é fundamental para conseguir o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável, com ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e produção de conhecimento. Com foco no desenvolvimento econômico e no meio ambiente, Taques enfatizou que Mato Grosso produz muito e possui 60% da área preservada. “Preservamos muito e queremos preservar mais. Precisamos debater a crise com os governadores da Amazônia e discutir temas importantes com a questão ambiental e a crise política. Queremos debater o Brasil”, afirmou. 
 
Além do governador, a comitiva de Mato Grosso foi integrada pelos secretários de Estado de Planejamento, Marcos Marrafon e de Gestão, Júlio Modesto, e secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini. Compõem a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima. 

COMENTARIOS

Mais de Estado

Prisão

Justiça mantém prisão de fazendeiro acusado de matar agrônomo em MT

Silas Henrique Palmieri Maia, de 33 anos, foi assassinado dentro de um restaurante em fevereiro de 2019. Fazendeiro contou que se sentiu incomodado com a presença do engenheiro na fazenda, mas que não queria matá-lo.

26 de Fevereiro de 2020 as 15h02

FUGA

Motorista bate carro em canteiro de avenida, abandona veículo e foge em Cuiabá

As placas do veículo são de Belo Horizonte e há um adesivo de locadora. A suspeita é que o carro seja alugado.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h57

Marido Suspeito

Marido suspeito de matar mulher ao encontrá-la com amante passa por audiência de custódia nesta quarta-feira em MT

Joana Paula Vieira Rodrigues, de 45 anos, foi esfaqueada nas mãos, ao tentar se defender, e no pescoço.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h50

AGRESSÃO

Mulher esfaqueia o namorado após ser agredida durante briga em MT

Vítima disse que foi agredida com socos e chutes. O casal namorava há três anos.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h43

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO