Fórum de Governadores do Brasil Central

Governadores defendem união entre Estados como caminho para o desenvolvimento

Os governadores destacaram como o bloco pode promover o desenvolvimento social e econômico da região, apontada como uma das mais promissoras do país.

Fonte:MT Agora - Assessoria
08 de Agosto de 2015 as 16h 51min

A reunião dos seis governadores do Brasil Central, realizada nesta sexta-feira (07.08), em Cuiabá, foi marcada pelo entusiasmo e otimismo em relação à parceria pioneira entre os estados. Os governadores destacaram como o bloco pode promover o desenvolvimento social e econômico da região, apontada como uma das mais promissoras do país. 
 
Para governador Pedro Taques, a reunião foi um grande passo para o fortalecimento do grupo. “Mais do que debates, iniciamos aqui a concretização desse sonho”, disse Taques, ressaltando a força política e a importância estratégica dos estados do Brasil Central. 
 
“Nós ajudamos muito o Brasil, agora o Brasil precisa ajudar mais os estados do Brasil Central. Imagina que nós temos um PIB [Produto Interno Bruto] que beira a R$ 800 bilhões, é muito dinheiro. Produzimos quase 50% da proteína vegetal do Brasil, temos o maior rebanho bovino, somos exportadores de energia. O investimento federal tem que ser pensado de forma estratégica. Não há um debate contra ninguém, mas é um debate de somas de forças, de união”, frisou o chefe do executivo de Mato Grosso. 
 
O modelo de parceria proposto pelos estados do Brasil Central é, para o governador de Goiás, Marconi Perillo, muito divergente de tudo o que está sendo feito no país. “Se nós formos – e seremos – capazes de definir esta agenda, com certeza vamos estar a passos acelerados no sentido de nos destacarmos como o bloco geoeconômico mais significativo, mais expressivo e mais resolutivo do nosso país”. 
 
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, definiu a iniciativa como um “sopro de novidade no cenário nacional”, por ser uma política arrojada de desenvolvimento. Ressaltou também que o bloco nasce em um momento significativo para país, em um quadro de crise política, econômica e social. Para a evolução e o desenvolvimento almejado pelos Estados, Rollemberg defendeu a educação como área central para as mudanças, mas também sugeriu como pauta para os próximos encontros inclusão do turismo. 
 
Na avaliação de Reinaldo Azambuja, chefe do executivo do Mato Grosso do Sul, o mercado é positivo para os estados do bloco, uma vez que o potencial da região é “imenso”. Segundo ele, gargalos como infraestrutura e logística ainda atrapalham o desenvolvimento, mas é justamente a união entre as federações, como acontece entre os Estados do Brasil Central, que irá acelerar o progresso. 
 
Para a próxima reunião, marcada para setembro em Tocantins, Azambuja pediu que os Estados apresentem um desenho dos eixos prioritários e propostas na área de infraestrutura. “Podemos sentar para discutir com o Governo Federal qual é a melhor lógica de competitividade logística para os nossos estados. Precisamos discutir com aquilo que nos dê soluções práticas, rápidas e exequíveis para não ficar só como vendedor de sonho, como vemos em alguns programas.” 
 
O mesmo tom foi mantido pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, o qual afirmou que o consórcio é uma “desobediência” ao modelo de política do país, que não vem dando certo. O consórcio, defendeu Moura, é uma oportunidade para a região se reinventar. Confúcio sugeriu, assim, a criação de fundos para a realização de investimentos e políticas para atrair investidores. “Não se saí da crise, de jeito nenhum, sem dinheiro na praça. Sem grana na mão do comerciante e do investidor. Tem que ter o mínimo de investimento. Este consórcio vai arrumar dinheiro.” 
 
Por fim, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, sintetizou os objetivos do Fórum de Governadores do Brasil Central afirmando que a união entre os estados é o único meio para a sobrevivência em meio à crise nacional e mundial. “Se nós não dermos as mãos e não nos unirmos, não vamos chegar a lugar algum”. 
 
Além dos governadores, os presidentes das Assembleias Legislativas do bloco também participaram da reunião. O grupo garantiu empenho máximo na aprovação de leis que viabilizem o consórcio. Segundo presidente da AL do Distrito Federal, Celina Leão, o bloco pode criar um novo momento no país. “Não adianta fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, precisamos mudar o modelo de gestão”, defendeu. 

COMENTARIOS

Mais de Estado

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO