Governador Assina Dois Acordos

Governador assina dois acordos durante convenção climática

Mato Grosso integra a lista de signatário de dois importantes acordos entre países e estados que compõem o GCF que preveem a redução em 80% nos desmatamentos até 2020.

MT Agora - Assessoria
17 de Junho de 2015 as 16h 50min

O governador Pedro Taques assinou nesta quarta-feira (17), em Barcelona, na Espanha, a Declaração de Rio Branco que consiste no acordo climático histórico entre 22 estados e províncias no Brasil, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos. Todos esses signatários integram a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF), que estão reunidos desde segunda-feira (15) durante a 8ª reunião anual do GCF. A proposta é enfrentar conjuntamente as mudanças climáticas, com baixas emissões de gases do efeito estufa, mediante a contenção de 80% do desmatamento até 2020 e a valorização da floresta em pé.

 Outro documento importante assinado pelo governador, além da Declaração de Rio Branco, é o Memorando de Entendimento (MOU) Under 2, que consiste em um acordo no qual todos os signatários concordam em adotar medidas para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2050. O objetivo é limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius até o final do século. Este acordo se originou de uma parceria entre a Califórnia e Baden-Württemberg, um dos estados da Alemanha, que já estão mobilizando ações para levar à COP 21 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada em Paris, entre final de novembro e dezembro deste ano e que estabelecerá um novo acordo climático mundial.

A reunião do GCF segue até sexta-feira (19) contemplando vários painéis de discussões e propostas de parcerias com setor privado e instituições financeiras mundiais. Sobre o documento, é uma declaração formal de compromisso em continuar reduzindo o desmatamento e a desenvolver parcerias com iniciativas do setor privado para alavancar oportunidades disponíveis, de forma rápida e efetiva, de fundos baseados em desempenho para a promoção do desenvolvimento econômico de base florestal. Além da preocupação com a floresta, o documento traz como fundamental o respeito com quem depende dela, como produtores, silvicultores, agricultores, pecuaristas, povos indígenas, comunidades locais, entre outros povos. “Para que possamos chegar a este objetivo, é fundamental que tenhamos maior acesso a apoio financeiro e técnico”, salientou o governador Pedro Taques.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, afirmou que os últimos dias de reunião em Barcelona têm sido de intenso trabalho, com reuniões com os membros do GCF para discutir estratégias para a manutenção do grupo. Além disso, ela e a secretária-adjunta de Mudanças Climáticas, Elaine Corsini, e o governador Pedro Taques têm participado de agendas paralelas com instituições que possam desenvolver parceiras com sistema de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) brasileiro. “O resultado tem sido positivo. Muitas instituições estão interessadas em investir no Brasil, especialmente em Mato Grosso, porque veem como um Estado com muitas riquezas e potencialidades. Além disso, reconhecem os esforços feitos pelo governo no controle desmatamento.”

Resultados impressionam

Mato Grosso é o estado brasileiro que mais reflete a diversidade econômica e ambiental da Amazônia, pois compreende três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal) e é o maior produtor brasileiro de soja e outras commodities agrícolas. Em contrapartida, conforme dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), do Inpe, o estado registrou redução do desmatamento de 5,2 milhões de hectares de florestas em seu território entre 2006 e 2014. A redução de desmatamento verificada evitou que 1,9 bilhão de toneladas de CO2 fossem lançados na atmosfera, volume maior que a redução de qualquer Estado da Amazônia para o período, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e inclusive maior que a maioria dos países que compõem o Anexo I do Protocolo de Kyoto (1997).

Nos últimos 10 anos, o Estado já conseguiu reduzir cerca de 80% o desmatamento, o que gerou uma redução de 2 bilhões de toneladas de emissões de carbono. Mas, conforme Ana Luiza, os esforços dos governos federal e estadual já chegaram ao seu limite, o que significa que apenas a partir de instrumentos de comando e controle não será possível avançar mais. Os investimentos externos por um lado retribuem o que já foi feito, como também colaboram em regime de parceria para que se possa garantir o desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a retribuir os pequenos produtores que vivem e dependem da floresta para sua subsistência.

Carta de Cuiabá

Cuiabá sediou, no dia 29 de maio deste ano, a 10ª edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que reuniu nove estados com o intuito de definir mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável. Foram discutidas ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e produção de conhecimento. Desse evento resultou a ‘Carta Cuiabá’, que foi assinada por todos os governadores e vice-governadores para ser entregue ao Governo Federal no mês agosto. Esses esforços em prol do desenvolvimento sustentável contam com a liderança do governador Pedro Taques, que está buscando a formação do bloco econômico desses estados que têm pautas comuns, com já fazem os estados do sudeste e nordeste do Brasil.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO